domingo, 20 de octubre de 2013

ADICÇÃO VOCÊ PODE SE CURAR-20/10/2103

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: ADICÇÃO VOCÊ PODE S...: ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: 20/10/2013.
ORAÇÕES,DEPENDÊNCIA QUÍMICA UM PROBLEMA NACIONAL,DEPOIMENTOS DE DEPENDENTES QUÍMICOS EM RECUPERAÇÃO,DEPOIMENTOS DE CODEPENDENTES, FAMILIARES NO NARANON, MEDITAÇÃO GUIADA POR KELI SOARES, PSICÓLOGA DE RENOME INTERNACIONAL, ERIKSONIANA,INDICAÇÃO DE CLÍNICAS DE RECUPERAÇÃO, REMOÇÃO E RESGATE PROFISSINALIZADO POR MARCIO SOARES,
GRUPOS DE AJUDA,AGRADECIMENTOS.



ORAÇÕES.

ORAÇÕES,PROGRAMA ANTITABAGISMO DO GOVERNO FEDERAL,OITO REMÉDIOS NATURAIS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA,CAPS AD E SUAS ATRIBUIÇÕES,INDICAÇÃO DE CLÍNICAS MÉDICAS VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS PARA DESINTOXICAÇÃO,REABILITAÇÃO,RECUPERAÇÃO,REINSERÇÃO SOCIAL E POSTERIOR CURA COMPLETA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL,MEDITAÇÃO GUIADA POR KELI SOARES,PSICÓLOGA,DEPOIMENTOS DE CODEPENDENTES,FAMILIARES DE USUÁRIOS DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS,GRUPOS DE AJUDA A FAMILIARES E USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS,





ORAÇÕES.
OVORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS, CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE 
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.



"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."



PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL ANTI-TABAGISMO
PROCURE AJUDA SUS(SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.)

 
A NICOTINA MATA MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO.



-> TRATAMENTO/Dependência Química/Definição

Há  dois fatos importantes que precisam ser considerados na atualidade:
 1) Nas  últimas décadas houve um incontestável avanço   das ciências que estudam os fenômenos mentais, com  descobertas de importantes psicofármacos e comprovação   da eficácia de numerosas técnicas  terapêuticas  psico-sociais;
 2) A  ancestral relação do ser humano com substâncias psicoativas ganhou notoriedade por diversas razões, desde  o aumento e banalização do uso, até questões   econômicas estimando os custos diretos e indiretos relacionados   aos transtornos pelo uso em cerca de 300 bilhões de dólares  anuais, só nos Estados Unidos.
 Assim  sendo, quando se pensa no tratamento das dependências químicas  faz-se necessário e útil estabelecer seus princípios gerais para que se possa ao mesmo tempo, afastar preconceitos marginalizantes, proporcionar eficácia baseada  em  evidência científica e obter avanços na  assistência àqueles que sofrem com este problema.
 A  seguir delinearemos breves linhas a respeito destes princípios,  tomando como base duas importantes e reconhecidas instituições normatizadas do assunto: Instituto Nacional de Abuso de Drogas – NIDA (National Institute on Drug Abuse)/EUA e Associação  Psiquiátrica Americana – APA (American Psuchiatric  Association).
 Embora  proceda a crítica de que tais fontes de referência não  possam ser transponíveis integralmente à realidade de  uma outra cultura como a nossa, é inegável que sua  tradição em pesquisa e clínica baseada em  evidência tem muito a oferecer como caminho norteador da busca  de excelência. Estas normas já se encontram muito bem  estabelecidas na área de dependência química, mas  necessitam de adaptação ao contexto brasileiro.
 1.  PRINCÍPIOS DE  TRATAMENTO EFETIVO – UM GUIA BASEADO EM PESQUISA
(Tradução  e reprodução permitida pelo NIDA de parte de sua  Publicação Nº 00-4180)
Fonte: NIDA – National Institute on Drug Abuse, National Institute of  Health (NIH-USA). Disponível na internet:http://www.nida.nih.gov
1.1  Não  há  um tratamento único, que seja apropriado para todos
É muito  importante que haja uma combinação adequada entre tipo  de ambiente, intervenções e serviços para cada  problema e necessidade da pessoa, contribuindo para o sucesso do  tratamento e para o retorno a uma vida produtiva na família,  trabalho e sociedade.
1.2  O  tratamento deve  estar sempre disponível
Considerando que os  dependentes químicos possam ter dúvidas sobre se  iniciam ou não um tratamento, é muito importante  aproveitar a oportunidade quando eles sinalizam estar prontos para o  mesmo. Pode-se perder candidatos potenciais para o tratamento, caso  este não esteja disponível imediatamente ou não  seja acessível com facilidade.
1.3  O  tratamento  efetivo deve contemplar as várias necessidades da pessoa, não  somente o seu uso de drogas
Para ser efetivo, o  tratamento deve ser dirigido ao uso de drogas, mas também a  qualquer outro problema médico, psicológico, social, profissional e jurídico da pessoa.
1.4  O  plano de  tratamento deve ser continuamente avaliado e, se for o caso, modificado para assegurar que se mantenha atualizado com as mudanças  nas necessidades da pessoa
Um  paciente pode  necessitar de combinações de serviços que variam  durante o tratamento e recuperação. Além do  aconselhamento ou psicoterapia, o paciente pode necessitar também  de medicamentos, outros serviços médicos, terapia  familiar, orientação educacional (para os filhos), orientação vocacional e outros serviços sociais  e/ou legais. É fundamental que o tratamento esteja apropriado  a idade, sexo, grupo étnico e cultural do paciente.
1.5  É  importante  que o paciente permaneça durante um período adequado de  tempo no tratamento
A duração  apropriada do tratamento para uma pessoa depende de seus problemas e  necessidades. As investigações indicam que na maioria  das vezes, começa-se a se verificar uma melhoria significativa  depois de três meses de tratamento. Quando se chega a este  ponto, os tratamentos adicionais podem culminar em uma recuperação  acelerada. Considerando que muitas pessoas abandonam cedo  este processo, os programas devem incluir estratégias que  comprometam e mantenham os pacientes no tratamento.
1.6  O  aconselhamento (individual e/ou em grupo) e outros tipos de psicoterapias comportamentais são componentes indispensáveis do tratamento efetivo para a dependência
Durante  a  terapia, os  pacientes tratam de seus problemas de motivação,  desenvolvem habilidades para recusar o uso da droga. Substituem  atividades em que se utilizavam das substâncias por outras  úteis e construtivas em que não há o uso de drogas, e melhoram suas estratégias para a resolução  de problemas. A psicoterapia comportamental também melhora as  relações interpessoais e facilita a reinserção  do indivíduo em sua família e na própria  comunidade. 
1.7  Para  muitos  pacientes, os medicamentos formam um elemento importante do  tratamento, especialmente quando se combinam com os diferentes tipos  de terapia
A  metadona  e o L-a-acetilmetadol (LAAM) são muito efetivos para ajudar  aqueles indivíduos dependentes de heroína e outros  opióides, pois auxiliam na estabilização de suas  vidas e na redução do uso de drogas. O naltrexone  também é um medicamento eficaz para dependentes de  opióides que sofrem de dependência ai álcool ao  mesmo tempo. Para os fumantes, os produtos que substituem a nicotina  (adesivos e gomas de mascar) ou a medicação (bupropiona) podem ser componentes efetivos do tratamento. Para  pacientes com outros transtornos mentais associados à  dependência de drogas, a combinação de  tratamentos psicológicos e medicamentosos é crucial  para o sucesso.
IMPORTANTE:  No Brasil,  as seguintes medicações podem ser utilizadas na prática  clínica como adjuvantes no tratamento específico da  dependência de substâncias psicoativas:
  1. para álcool: dissulfiram, naltrexone e acamprosato
  2. para nicotina: bupropiona e reposição de nicotina
  3. para opióides: naltrexone e clinidina. A metadona (um opióide sintético, quem tem ser uso preconizado em nosso meio como analgésico), embora efetiva como fármaco de reposição em dependência à opióides, não tem seu uso liberado oficialmente para este fim no Brasil. 
1.8  No  caso de  indivíduos com problemas de dependência ou abuso de  drogas que ao mesmo tempo apresentam outros transtornos mentais,  deve-se tratar os dois problemas de uma maneira integrada
Freqüentemente  se  vêem transtornos de dependência e outros transtornos  mentais num mesmo indivíduo. Os pacientes que apresentam as  duas condições devem ser avaliados e tratados conforme  ambos os transtornos.
1.9  A  desintoxicação  médica é apenas a primeira etapa do tratamento para a  dependência e, por si só, pouco faz para modificar o uso  de drogas em longo prazo
A  desintoxicação  médica trata cuidadosamente de sintomas físicos agudos  da síndrome de abstinência, que ocorrem quando se deixa  de usar alguma droga. Ainda que a desintoxicação por si  só raramente seja suficiente para ajudar as pessoas  dependentes a conseguir abstinência em longo prazo, para alguns  indivíduos serve como um precursor fortemente indicado para o  tratamento efetivo da dependência de drogas. 
1.10  O  tratamento não  precisa ser voluntário para ser efetivo
O tratamento pode ser  facilitado pela forte motivação do paciente.  Entretanto, medidas compulsórias ou recompensas dentro da  família, do ambiente de trabalho ou do próprio sistema  judiciário podem incrementar significativamente a porcentagem de indivíduos que entram e que se mantém no processo,  bem como o sucesso do tratamento da dependência de drogas. 
1.11  O  uso de drogas  durante o tratamento deve ser supervisionado constantemente
Durante o período  de tratamento, há risco de recaídas ao uso de  substâncias psicoativas. A supervisão objetiva do uso de drogas e álcool durante o tratamento, incluindo análise de urina ou outros exames, pode ajudar o paciente a resistir a seus  impulsos de usar estas substâncias. Este tipo de supervisão  também pode proporcionar uma evidência precoce do uso de  drogas, para que o plano de tratamento do paciente possa ser  reajustado. Informar os resultados aos pacientes, cujo resultado  tenha sido positivo para o uso recente de substâncias, pode ser  um elemento importante no processo de tratamento. 
1.12  Os  programas de  tratamento devem incluir exames para HIV/AIDS, hepatite B e C,  tuberculose e outras enfermidades infecciosas, conjuntamente com a  terapia necessária para ajudar aos pacientes a modificar ou  substituir aqueles comportamentos que os colocam a si e aos outros em  risco de serem infectados
A  terapia pode ajudar  aos pacientes a evitar comportamentos de alto risco. Também  pode ajudar as pessoas que já estão infectadas a manejar sua doença. 
1.13  A  recuperação  da dependência de drogas pode ser um processo em longo prazo e  freqüentemente requer várias tentativas de tratamentos
Tal  como em outras  doenças crônicas, a recaída pode ocorrer durante  ou depois de tentativas exitosas de tratamento. Os pacientes podem  necessitar de tratamentos prolongados e várias tentativas de  tratamento para poder conseguir a abstinência em longo prazo e  um funcionamento completamente reestabelecido. Participação  em programas de auto-ajuda durante e depois do tratamento serve de  apoio para a manutenção da abstinência.
 
2.  TRANSTORNOS  RELACIONADOS AO USO DE SUBSTÂNCIAS – PRINCÍPIOS  E ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO EM GERAL
Baseado  na tradução  de parte da publicação da APA – (Guia prático  para o tratamento de pacientes com transtornos pelo uso de  substâncias como álcool, cocaína e opióides), recomendamos o seguinte: 
RESUMO  DAS  RECOMENDAÇÕES
Este  sumário tem  a intenção de prover uma visão panorâmica  da organização e escopo de recomendações  do guia prático completo ao qual faz parte. O tratamento de  indivíduos com transtornos relacionados ao uso de substâncias  psicoativas (que doravante abreviaremos neste texto como TUS) requer  a consideração de muitos fatores e não pode ser  adequadamente revisado em um breve resumo. O leitor é    encorajado a consultar o guia completo (disponível On line  no endereço: http://www.psych.org/psych_pract/treatg/pg/pg_substance.cfm) para obter recomendações específicas de  tratamento. 
Sistema  Codificador
Cada  recomendação  é identificada como pertencente a uma de três categorias  de endosso, indicado através de um numeral romano entre  parênteses seguinte à recomendação. 
As  três  categorias representam variáveis níveis de  confiabilidade clínica: 
  (I)     recomendado  com substancial confiabilidade clínica
  (II)     recomendado  com moderada confiabilidade clínica
(III)     pode ser recomendado com base em circunstâncias  individualizadas

Princípios Gerais



Indivíduos com TUS são heterogêneos em relação às características clinicamente importantes.
  1. número e tipo de substância utilizada
  1. severidade do transtorno e grau de prejuízo no funcionamento associado
  1. condições médicas gerais e psiquiátricas associadas
  1. forças (fatores protetores e de adaptabilidade) e vulnerabilidades próprias de cada paciente
  1. O contexto social e ambiental no qual o indivíduo vive e será tratado.

Tais pacientes serão afetados em várias áreas de seu funcionamento e requerem tratamento multiprofissional.  Este tratamento pode ser pensado como ocorrendo em fases.
  1. Fase de avaliação
  1. tratamento de quadros de intoxicação e abstinência, quando necessário.
  1. desenvolvimento e implementação de uma estratégia global de acompanhamento

2.1  Elementos da  Avaliação
Uma  avaliação  psiquiátrica completa é essencial para guiar o  tratamento de indivíduos com TUS. Esta avaliação  pode incluir:
  1. história atual e pregressa detalhada do uso de substâncias e seus efeitos sobre o funcionamento cognitivo, psicológico, comportamental e fisiológico do paciente; 
  2. exame e história médica geral e psiquiátrica; 
  3. história dos tratamentos psiquiátricos prévios e seus resultados; 
  4. história familiar e social; 
  5. testagem toxicológica de drogas de abuso; e 
  6. outros exames laboratoriais para ajudar a confirmar a presença ou ausência de comorbidades freqüentemente associadas com TUS. 
2.2  Gerenciamento  Psiquiátrico
Gerenciamento  psiquiátrico é a base do tratamento de TUS. O manejo  psiquiátrico tem os seguintes objetivos:
  1. estabelecer e manter uma aliança terapêutica 
  2. monitorar o estado clinico do paciente 
  3. tratar os estados de intoxicação e abstinência 
  4. desenvolver e facilitar aderência ao plano terapêutico 
  5. prevenir a recaída 
  6. providenciar psico-educação sobre TUS 
  7. reduzir a morbidade e seqüelas associadas 
Geralmente,  o manejo  psiquiátrico é combinado com tratamentos específicos  levados em colaboração e co-participação de profissionais de várias disciplinas e atuantes em vários  tipos e locais de tratamento, incluindo comunidades terapêuticas, clínicas, hospitais, programas de desintoxicação,  tratamentos ambulatoriais e de internação. 
2.3  Tratamentos  Específicos
Abordagens  farmacológicas e psico-sociais não serão  revisadas especificamente neste resumo, embora sejam geralmente  estudadas e aplicadas no contexto de programas de tratamento que  combinam diferentes modalidades de tratamento. Vale salientar aqui  que é incomum que uma única abordagem seja efetiva  quando utilizadas isoladamente. 
2.4  Tratamentos Farmacológicos
Abordagem  farmacológica  é benéfica para determinados pacientes com TUS. As  categorias de tratamento farmacológico são: 
  1. medicações para tratar os estados de intoxicação e abstinência 
  2. medicações usadas para reduzir os efeitos reforçadores (que promovem ou facilitam a auto-administração) das substâncias de abuso 
  3. medicações que desencorajam o uso de substâncias por induzir conseqüências desagradáveis através da interação do fármaco com a droga de abuso ou através do acoplamento do uso da droga com um desprazer (condicionamento induzido pela droga) 
  4. terapia de substituição por agonista 
  5. medicações para tratar comorbidades psiquiátricas 
2.5  Tratamentos Psico-sociais
Abordagens  psico-sociais  são componentes essenciais de um programa completo de  tratamento dos TUS. Embora haja poucos estudos controlados e muitos  deles tenham limitações metodológicas, as  informações disponíveis, somados à  experiência clínica, indicam que as seguintes formas de  tratamento são eficazes:
  1. psicoterapia cognitivo-comportamental 
  2. psicoterapia comportamental 
  3. psicoterapia psicodinêmica/interpessoal 
  4. psicoterapia de grupo e familiar 
  5. participação em grupos de auto-ajuda (AA – Alcoólicos Anônimos, NA – Narcóticos Anônimos, outros) 
2.6  Formulação  e Implementação de um Plano de Tratamento
Os objetivos/metas de  tratamento e a escolha de modalidades específicas necessárias  para atingir estas metas podem variar entre diferentes pacientes e  para um mesmo paciente em diferentes fases do transtorno. Já  que muitos desses transtornos são condições  crônicas, os pacientes usualmente requerem tratamento de  longo-tempo, embora a intensidade e os componentes específicos  possam variar no tempo. Um plano de tratamento é desenvolvido  incluindo os seguintes elementos:
  1. gerenciamento psiquiátrico 
  2. uma estratégia para promover abstinência ou reduzir os efeitos do uso de substâncias psicoativas 
  3. esforços para aumentar a adesão continuada ao programa de tratamento, à prevenção da recaída e à melhora do funcionamento global do sujeito 
  4. tratamentos adicionais necessários para pacientes com comorbidades clínicas ou psiquiátricas 
2.7  Regime de  Tratamento
O regime de tratamento  varia em função da disponibilidade de modalidades  específicas de tratamento, do grau de restrição ao acesso às substâncias que são provavelmente  abusadas, da disponibilidade de cuidados médicos gerais e  psiquiátricos e do meio geral e filosofia de tratamento a ser  indicado.
Pacientes devem ser  tratados no regime menos restritivo possível e que  provavelmente seja seguro e eficaz. Decisões acerca do regime  devem ser baseadas:
  1. na habilidade do paciente em cooperar com o tratamento oferecido e se beneficiar dele 
  2. na estrutura e suporte necessários 
  3. na habilidade do paciente em conter seu uso de substâncias psicoativas 
  4. na habilidade de evitar comportamentos de risco 
  5. na necessidade de tratamentos específicos somente disponíveis em certos regimes  
Pacientes  movem-se de  um nível de cuidado a outro baseado nos fatores acima e  deve-se avaliar a sua habilidade de beneficiar-se seguramente através  dos diferentes níveis de cuidados. 
Os  regimes comumente  disponíveis para tratamento incluem:
  1. regimes hospitalares 
  2. regimes de tratamento “residencial”, conhecidos em nosso meio comumente por Comunidades Terapêuticas 
  3. hospitalização parcial, comumente chamados de Centro-dia ou Hospital-dia 
  4. regimes ambulatoriais
A  duração  do tratamento deve ser determinada de acordo com as necessidades de  um dado individuo e podem variar de poucos meses a vários  anos. A monitoração para o uso de substância deve  ser intensificada nos períodos de alto risco para recaída,  incluindo os estágios de tratamento, períodos de  transição para níveis menos intensivos de  cuidado e no primeiro ano seguinte ao término do tratamento. 
2.8  Características  clínicas que influenciam o tratamento
O  planejamento e  implementação do tratamento devem considerar:
  1. as condições médicas gerais e existência de comorbidades psiquiátricas 
  2. fatores relacionados ao gênero (incluindo a possibilidade de gravidez) 
  3. idade (por exemplo, crianças, adolescentes e idosos) 
  4. ambiente social e de moradia 
  5. fatores culturais 
  6. características familiares
A  alta  prevalência  de transtornos psiquiátricos concomitantes e a distinção  diagnóstica entre os sintomas do uso da substância e  outros transtornos devem receber particular atenção e  tratamento especifico para comorbidades deve ser providenciado.



domingo, 13 de octubre de 2013

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: ADICÇÃO VOCÊ PODE SE CURAR-07/10/2013

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: 13/10/2013
ORAÇÕES,PROGRAMA ANTITABAGISMO DO GOVERNO FEDERAL,OITO REMÉDIOS NATURAIS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA,CAPS AD E SUAS ATRIBUIÇÕES,INDICAÇÃO DE CLÍNICAS MÉDICAS VOLUNTÁRIAS E INVOLUNTÁRIAS PARA DESINTOXICAÇÃO,REABILITAÇÃO,RECUPERAÇÃO,REINSERÇÃO SOCIAL E POSTERIOR CURA COMPLETA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA E DEPENDÊNCIA DO ÁLCOOL,MEDITAÇÃO GUIADA POR KELI SOARES,PSICÓLOGA,DEPOIMENTOS DE CODEPENDENTES,FAMILIARES DE USUÁRIOS DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS,GRUPOS DE AJUDA A FAMILIARES E USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS,





ORAÇÕES.
OVORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS, CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE 
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.



"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."



PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL ANTI-TABAGISMO
PROCURE AJUDA SUS(SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.)

 
A NICOTINA MATA MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO.


OITO REMÉDIOS NATURAIS PARA UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

Exibindo estudos em: Os 8 Remédios Naturais



  
Alimentação

Alimentação

Estudo em: . Por , enviado em 10.07.2012
O sangue é formado pelos alimentos e bebidas que ingerimos. Portanto, uma alimentação saudável é essencial, considerando que esta tem sido responsável pelas doenças que mais matam a humanidade.
Luz Solar

Luz Solar

Estudo em: . Por , enviado em 24.05.2012
Em Deus “… está o manancial da vida” (Salmos 36:9). Parte deste manancial é a luz solar, que é essencial para a manutenção da vida e da saúde, contribuindo grandemente para o bem-estar das pessoas.
Ar Puro

Ar Puro

Estudo em: . Por , enviado em 24.05.2012
Existem na natureza oito remédios que Deus nos deixou para a cura e especialmente para a prevenção das doenças. Neste artigo iremos falar sobre um destes remédios, que é o ar puro.











Perdoar: um ato de amor


Costumava acreditar que perdão era algo que eu fazia por outra pessoa. Na verdade, preciso perdoar por minha causa mesmo. Minha antiga percepção do que é perdoar, era que esqueceria uma ofensa dolorosa feita pelo adicto. Isto me deixava exposta a ser magoada novamente. Então, o que significa dizer “Eu te perdoo”? Estarei liberando essa pessoa de alguma dívida? Estarei apenas facilitando as coisas em troca de autossatisfação?

Quando tenho a vontade de dizer “Você não me deve nada”, posso perdoar e esquecer os resentimentos que fazer doente. Posso abandonar a montanha russa que me leva para cima e para baixo. Sem perdão, ficam a versão, o ressentimento, a culpa e a vergonha. Posso perdoar o adicto e a mim mesma.

Se ficar agarrada aos meus ressentimentos, eles me manterão prisioneira. Podemos comparar isso a uma armadilha para macacos. O macaco vê um doce dentro de um buraco estreito, então, enfia a mão e agarra o doce. Se não soltá-lo, não consegue tirar a mão. Ele está preso, como estou quando não há o verdadeiro perdão.





Tolerância


Dentre as minhas poucas virtudes, a tolerância passava bem distante. Eu era um intolerante. Não somente defendia, de forma intransigente, as minhas ideias, mas também tentava lhes conferir supremacia.

O programa Nar-Anon me ajudou a mudar o meu caráter. Aos poucos fui deixando de suprimir as ideias dos outros, mesmo que as rejeitasse. Descobri a diferença que existe entre os meus pensamentos e as concepções dos outros. O reconhecimento dessa diferença e o apoio que a ela passei a dar vieram a constituir a minha tolerância.

Hoje sei que sou uma pessoa tolerante porque ampliei meus interesses próprios, de modo a me tornar capaz de reconhecer os interesses dos outros.

Passei a observar, ouvir e comparar outras ideias com as minhas próprias. Agora posso reconhecer o direito de outra pessoa manifestar sua opinião, mesmo que eu não concorde com ela.





Desligamento


Quando cheguei ao Nar-Anon, eu não percebia que era um codependente. Isso tornou o desligamento, que me foi sugerido, mais trágico do que poderia ser.

Como toda pessoa adoecida, eu não sabia como ajudar a mim mesmo. Considerava o desligamento, enquanto mudança necessária para resolver tantas crises, fosse algo traumático, mutilador da minha família. Para mim, desligamento significava romper, esquecer e jogar tudo pela janela.

Levei algum tempo para entender que colocar fim a laços emocionais não é necessariamente cortá-los. As ligações com o adicto podem prosseguir e tornarem-se menos densas, prolongando-se e se aprofundando ao mesmo tempo.

Agora tenho consciência de que qualquer conexão pode ser rompida quando a minha sobrevivência está ameaçada. O programa de recuperação que a irmandade me sugere, capacitou-me a fazer mudanças nesse sentido, aprofundando a minha satisfação emocional e espiritual. Comprometi-me novamente com a corrente da vida, tomando distância, mudando conexões, sem a necessidade de apagar alguém que amo.

CLIQUE NO MOUSE NO ESPAÇO EM BRANCO
PARA VER OS DEPOIMENTOS.

esa e uma doença tragica e cruel na minha familia essa praga esta presente um irmao muito especial e um adcto isso causa muita dor e sofrimento eu quero deixar um alerta aos jovens por favor fiquem loge desa praga que nao destroi só as familias destroi tamben sonhos esperanças e vidas Jesus é o único que pode libertar os dependentes quimicos por isso rezem o terço da libertação por todos os que precisan obrigado. Luciana

Ass: lu
sou esposa de um dependente quimico em recuperaçao apos ter passado por varios tratamentos so obtivemos sucesso , quando conhecemos a clinica casa de davi em colombo-pr. Meu marido njá havia tratado em diferentes hospitais mas em 2008 conheci o pastor Cristiano que junto com Jesus tem feito um trabalho maravilhoso com seus alunos, e conscientizado qque é preciso parar com o uso abusivo de substancias quimicas que as mesmas trazem consequencias sérias para a vida do dependente e de sua familia. Graças ao bom Deus meu amado marido tem se mantido longe das drogas. QUE JESUS ABRACE A VOCE E SUA FAMILIA NEST TARDE.

Ass: solange alves da silva
sou esposa de um dependente quimico em recuperaçao apos ter passado por varios tratamentos so obtivemos sucesso , quando conhecemos a clinica casa de davi em colombo-pr. Meu marido njá havia tratado em diferentes hospitais mas em 2008 conheci o pastor Cristiano que junto com Jesus tem feito um trabalho maravilhoso com seus alunos, e conscientizado qque é preciso parar com o uso abusivo de substancias quimicas que as mesmas trazem consequencias sérias para a vida do dependente e de sua familia. Graças ao bom Deus meu amado marido tem se mantido longe das drogas. QUE JESUS ABRACE A VOCE E SUA FAMILIA NEST TARDE.

Ass: solange alves da silva
ao eu me ergue a deus,com palavras que fluem de meu interior,eu vivia desacreditado,e sem rumo de vida acreditava em tudo e em todos não tinha uma forma de compartilhar meu sonho e deveres e hoje eu aplico em mim mesmo.venci o vicio,o alcolismo as drogas e o crak.a prostituição, por muitas veses tentei me matar.colocar minha vidas perantes outros deuses,fui girante.no espiritismo,por descrença não consegui compartilha!fui preso e dentro de uma prisão deus falou comigo.leandro o que está acontecendo eu respondi com a alma só quero muda senhor,mudar??ali deus me supriu!retirou de minha vida todo ódio ,rancor,desiluzão,e me deu amor.hoje eu amo a mim e o proximo.tudo a esperança..deus é do impossivel.e mudou minha vida e pode faser com vc..só basta se entregar para ele,abri seu coração converssa com ele.e aceitalo,,e ele te mudará,,,ass...pator leandro..

Ass: leandro castro
Não sou depende química, mas tenho muitos amigos que são, há algumas semanas, em uma festa, onde a policia chegou, e eu que estava indo embora, levei o resto das coisa de uns conhecidos... Como sempre sou distraída, deixei tudo na bolsa, que logo foi encontrado pela minha família, que hoje acredita que eu sou a usuária de tais drogas. Por mais que eu diga o contrario, eles não acreditam. Então aceitei participar de grupos de apoio a dependes químicos, e ouvir algumas historias. Eu particularmente, perdi alguns amigos com o uso de drogas e sei como isso dói. Cada vez mais vejo o que elas causam aos jovens ao meu redor, mas ouvir cara a cara o depoimento de um dependente, fez mudar o meu ponto de vista, algo que ao meu ver, já era ruim, hoje é horrível. Como algo tão simples, e barato, pode acabar com a vida de varias pessoas? Eu que nunca usei drogas, apenas bebia com os amigos e fumava, hoje nem isso faço. O valor que damos a vida, é tão palpável não é? NUNCA pensamos que tudo o que nos fizemos hoje, a vida de um jeito ou de outro ira nos cobrar no amanha...Ver meus pais chorando e sofrendo, me fez saber o pior... As pessoas não estam apenas se matando, mas matando as pessoas que se importam também, pouco a pouco.

Ass: CB
Conheci um rapaz de 25 (vinte e cinco) aos, é dependente quimico, por este motivo ja foi preso no artigo 33, cumpriu a pena e saiu, diz que não ia mais fazer uso de químicas. Porem voltou com tudo, destruído família, amigos e eu que sou umas das poucas pessoas que tento ajudar, fica vários dias desaparecido quando volta todo machucado, implora para ser internado, depois de dois ou tres dia desaparece novamente.Não sei mais como ajuda-lo. Penso eu que a sociedade como um todo tem que começar a olhar, para dependência química como uma doença e não como um marginal, pois é assim que percebo nas pessoas que sabem que tenho amizade com um dependente químico veem. (SÃO MARGINALIZADOS)Penso eu que esse assunto deveria ser mais divulgado, para que a sociedade em si possa a vim a ver um dependente químico como uma doença, e o estado deveria sim ter mais recursos para investir em tratamento para quem realmente tem o desejo de se recuperar. Pois um tratamento em clinica particular não sai menos que 9.000,00, (nove mil reais) por seis meses. Não tenho condição de custear, uma clinica pro meu amigo por esse preço. Atenciosamente. ANA.

Ass: Ana maria da Silva
Hoje sou uma mãe desesperada com a dependência química de um filho maravilhoso, que diz que experimentou por curiosidade e para desafiar essa coisa tão poderosa chamada droga.
Meu lindo irmão se matou por causa da droga,estamos em pedaços, mas tenho consciência de que o mundo não para para que possamos juntar os nossos pedaços, é preciso agir, juntar as forças, segurar na mão de Deus e de todos os anjos e santos do céu e mostrar pra essa coisa demoníaca de que não existe podes maior do que uma família interagida, o amor de Deus... Por favor, todas as pessoas que tiver a oportunidade de ler esse depoimento, façam oração por nós...Meu filho se chama Yuri, ele é muito especial e merece viver...Obrigada.

Ass: Welimara
ola , adictos em potecial ,que agraça de deus estejas com vos ,sempre creia na sua vitoria sua fe se restaura na sua fraquesa ,vcs dependentis quimicos ou não sam pessoas ,filhos de deus ,penssem bem suas vidas e muinto importante ,suas vidas para deus tem sempre um sabor de mel ,deus e fiel ,sempre ezalte o nome do senhor deus e com vc , sempre sera fiel , hoje sua vida tem um sabor amargo, mas apromessa de deus tem sabor de mel . deus vai restaurar vc ,a benção do senhor e para vc adicto em potencial creia na sua recuperação como eu creio na minha não desistam nunca . sua realidade e todos os dias todos , um dicada vez , horem e tambem vigiem sem cessar ,o senhor olha e esta com nosco .estamos juntos , so por hoje. ADICTO NATO .

Ass: Rafael
Bom, como todos sou um adicto em busca de uma recuperacao uma nova maneira de pensar falar e agir.Usei drogas de diferentes descricoes ha cinco anos de minha vida passei por uma instituicao e conheci um programa q me ensinou uma nova maneira de viver, hj 04-04-2011 estou com 3 anos e 8 meses limpo e como estava dizendo esse programa me sugeriu uma mudanca radical onde eu tinha q admitir q eu tenho uma doenca progressiva incurável e fatal e q essa doenca assim como a diabetes tem um tratamento. Só q esse tratamento só funciona se eu deixar e se eu tiver a vontade de mudar.Acreditei, pois assim como todos eu tinha uma vontade de viver melhor, a vida da adcção ativa já tinha me feito sofrer demais, pois ja havia sido expulso de casa, minha mãe recordo muito bem e agradeço por cada palavra q ela me disse q eu tinha me tornado um monstro e q eu naquela hora não era o filho q ela outrora tinha cuidado com tanto amor e carinho então à partir daquele momento eu me dei conta de tanta coisa errada que tinha feito por causa de um simples momento de loucura pois a droga é isso, pura loucura, mas isso não vem ao caso, então o programa passou a funcionar à partir do momento em q eu admiti, e joguei a toalha, as drogas me venceram mas tinha o caminho da recuperação onde não recuperei o q perdi mas sim descobri q a vida é muito bela para ser jogada fora ainda mais por um pózinho de nada, um tapa.Hoje sou um rapaz responsável com a gratidão imensa por esse programa de recuperação. Só para reflexão vou contar uma história q um dia me contaram: -Um dia um rapaz se apaixonou por uma garota(droga),esse rapaz fazia td por essa menina dava todo seu tempo para ela e jurou fazer td por ela e para estar com ela pois dizia ele: só ela se importava com ele. Um certo dia essa garota(droga) perguntou ao rapaz "Vc faria tudo por mim ?" O rapaz prontamente respondeu:"Claro q sim, eu te amo mais q minha familia pois vc me satisfaz, não reclama de nada q eu faço, por isso faria td,vc se importa comigo mas q minha mãe". Então a garota(droga) falou:"Quero q vc mate sua mãe e traga o seu coração pra mim, já q ela não se importa com vc." O rapaz pensou e disse: vou sim.O rapaz então foi até sua casa, matou sua própria mãe e arrancou seu coração, como a "garota"(droga)havia pedido.
Quando o rapaz estava caminhando em direção à garota, tropeçou em uma pedra e derrubou o coração de sua mãe no chão e caiu. O rapaz se levantou, quando ele pegou o coração em suas mãos o coração lhe disse: - se machucou meu filho.....

PARA REFLETIR!

OBRIGADO E ESTAMOS JUNTOS, MISTURADOS E EMBOLADOS.

Ass: Fábio
Sou carlos mais um adcto em busca de recuperação estou limpo apenas dois dia ,estou passando um processo dificil com o crak ,tenho 20 anos e tenho 6 anos de adcção ,tenho tres internação nesse momento o meu desejo é voltar ficar bem voltar ser util ter esperança em dia s melhores com a rendição fica mais facil,gostaria de conquistar objetivos na vida ,crecer voltar a me amar e amar a quem me ama gostaria de que alguem que te experiencia pudesse me dar conselhos pois preciso de ajuda pois so assim poderemos criar raizes e crecer não mais isolado como na morte mais vivo pra mim e para os outros 24h de paz sobriedade perseverança e serenidade SPH

Ass: carlos roberto
Meu nome é Ana Carolina sou dependente do crak ha 12 anos estou em uma luta comigo mesma para me libertar desse maldito vício. Ha 34 dias estou limpa dele e espero ficar pelo resto de minha vida preciso dar um bom exemplo para meus filhos. Mais falo para todos que tem o mesmo problema que o meu, a solução é JESUS CRISTO.

Ass: Ana Carolina
Comecei muito cedo nas drogas, lembro que era pequeno e já tinha uma forte atração por pessoas que fumavam e sempre que eu tinha uma oportunidade pegava guimbas de cigarros na rua e restos de bebidas em garrafas nas festinhas na casa dos meus pais, parecia que eu tinha um destino já traçado se tornar um dependente químico.Passei longo período girando em torno das drogas, foi quando entrou o crack que me fez ir a falência total. Tive algumas internações e na última decidi entrar em recuperação, no decorrer do tratamento na clínica tive um despertar espiritual, junto a prática de um programa e atendimento médico e psicológico. Ao final do tratamento pedí a Deus que me ajudasse a arrumar um emprego e nessa clínica eu fiquei sete anos trabalhando. Hoje sou terapêuta holístico, dono de uma clínica e atendo cinquenta dependentes químicos em internação com respeito e dignidade.
Um grande abraço a todos e nunca desista de viver sóbrio.
Beto.

Ass: João Alberto Maia
Aparentemente tive o que se pode chamar de uma vida normal, isso olhando pelo quesito da "criação". Família de classe média, irmão, irmãs e tudo mais. Nada que justificasse uma mudança de conduta como a que aconteceu comigo.
Em algum momento de minha historia as coisas que realmente importam começaram a ficar em segundo plano.
No começo beber eram apenas algumas horas de descontração nos dias especiais como festas de final de ano ou algumas poucas datas comemorativas. Sempre alegres e descontraídas, mas conservando o medo ou vergonha de ser flagrado por amigos ou parentes que naturalmente me vigiavam a conduta.
Depois os convites para "festinhas" foram se multiplicando, e com eles fui me identificando cada vez mais com toda a alegria que a bebida me dava.
Finais de semana, feriados, e antes que me desse conta eu já estava bebendo na véspera, durante e depois para aliviar a ressaca.
Em pouco tempo já havia se tornado difícil começar um dia sóbrio.
O que resultou em dois casamentos, vários empregos, alguns familiares e respeito próprio, dissolvidos pelo álcool.
Depois vieram solidão, sofrimento, tentativas de suicídio, hospital psiquiátrico e internação.
A minha história "triste" não é diferente de tantas por aí, mas, o que realmente gostaria de partilhar, por ser mais interessante para mim, é sobre a minha outra história. HOJE estou em recuperação a mais de sete anos, muita coisa aconteceu desde então. O caminho nunca foi fácil, e ainda não é, mas HOJE com minha família, resgatada e ampliada, com meus novos amigos e companheiros, que partilham comigo alegrias e festas diferentes das antigas, posso dizer com certeza que para tudo a um propósito maior e só por isso vale a pena qualquer tipo de sofrimento para conseguir uma simples meta, a de poder fazer minhas próprias escolhas.
Ainda há muito a ser feito, porém agora sei que não estou mais sozinho.

Um sonho...Que todos que ainda estejam sofrendo, possam vir a encontra este caminho.

CAJÚ.

Ass: CAJU
Parece que foi ontem, que eu fumava meu baseado e ficava pintando belos desenhos em camisetas e no papel. Curtinho um Bob Marley e Pink Floyd. Era uma viagem legal, mas durou muito pouco. Parei de ganhar a droga e comecei a comprar. Primeiro com minha mesada, depois com pequenos furtos.
A coisa foi piorando aos poucos, e com o tempo a maconha não fazia tanto efeito. Precisa beber pra caramba para completar as ondas. Um dia quebrei a perna e tive que ficar de cama por alguns dias, e não dava pra fumar em casa. Deu um "estalo" e lembrei do colega que tinha me oferecido o pó e eu não tinha aceitado de início. Tava aí a "saída" pro meu problema e a "entrada" pro problemão.
Daí em diante fui entrando aos poucos no inferno, e pra sair, custou 2 carros, um grande emprego, minha moral, minha saúde, meu "Deus", e quase cherei minha família de ouro. Grande foi meu sofrimento tentanto deixar o uso das drogas, mas por outro lado maior foi a felicidade de conhecer pessoas maravilhosas que enviadas pelo Cristo estenderam suas mãos para mim, e insistiram mesmo qdo eu não mostrava forças. Recuperação é esforço e pode ser demorada, mas não desita nunca, pois quando ela chega nos premia com a verdadeira VIDA.
Estou a 10 anos limpo das drogas. Com dificuldades e realizações, com dores e alegrias, mas principalmente com Paz. Também estou ciente que não devo me esquecer dos 23 anos de uso, não para me punir, mas para ficar atento aos comportamentos que me levavam a procurar a droga. Ah! Estou a 5 anos sem o tabaco. Isto pra mim tb é uma vitória.
Viver limpo é viver de verdade.

Ass: r
A dependência química sendo uma doença o melhor que temos a fazer é saber como tratá-la.


GRUPOS DE AJUDA A FAMILIARES CO DEPENDENTES E USUÁRIOS DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS.
GRUPO DEPENDÊNCIA QUÍMICA COMPARTILHANDO SENTIMENTOS.FACEBOOK.
JUNTE SE A NÓS.
GRUPO DE AJUDA ON LINE 24 HORAS.
CONSELHO TUTELAR
NARCÓTICOS ANÔNIMOS.
CAPS A/D 
 CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE ÁLCOOL E DROGAS.


UM PODER MAIOR DO QUE NÓS... UM DEUS CONFORME CADA UM DE NÓS
 O COMPREENDE.
AGRADECIMENTOS.
A DEUS EM PRIMEIRO LUGAR,AOS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS E TODOS OS SEUS FUNCIONÁRIOS,COMUNIDADES TERAPÊUTICAS, ENTIDADES ECLESIÁSTICAS,E AO GOVERNO FEDERAL DO BRASIL/SENAD/SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS E A TODAS AS COMUNIDADES,CONSELHOS MUNICIPAIS, LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS E A TODOS QUE VESTEM ESTA CAMISA QUE É O COMBATE,PREVENÇÃO,TRATAMENTO E REINSERÇÃO SOCIAL DESTES INDIVÍDUOS QUE TEM O MESMO DIREITO HUMANO DE SER FELIZ.
DEIXE SEU COMENTÁRIO, POIS ELE É MUITO IMPORTANTE PARA NÓS TODOS.
OBRIGADO.
CONHEÇA TE A TI MESMO
VOCÊ É A PESSOA MAIS IMPORTANTE PARA MIM.
DEIXE NOS TE AJUDAR.