domingo, 26 de agosto de 2012

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: DEPOIMENTOS,DROGAS E O SISTEMA NERVOSO,FEBRACT(FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNIDADES TERAPÊUTICAS)COMPARTILHANDO SENTIMENTOS POR MARCIO SOARES. EDITADO EM 26/08/2012

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!26/08/2012

ORAÇÕES:
ORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS,
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE 
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.

"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."



DEPOIMENTOS:






Meu nome é Patrícia, tenho 17 anos, e encontro-me no momento quase sem forças, mas pedi para a enfermeira Dane minha amiga, para escrever esta carta que será endereçada aos jovens de todo o Brasil, antes que seja tarde demais. Eu era uma jovem "sarada", criada em uma excelente família de classe média alta de Florianópolis. Meu pai é Engenheiro Eletrônico de uma grande estatal, e procurou sempre para mim e para meus dois irmãos dar tudo de bom e o que tem de melhor, inclusive liberdade que eu nunca soube aproveitar. Aos 13 anos participei e ganhei um concurso para modelo e manequim para a Agência Kasting e fui até o final do concurso que selecionou as novas Paquitas do programa da Xuxa. Fui também selecionada para fazer um Book na Agência Elite em São Paulo. Sempre me destaquei pela minha beleza física, chamava a atenção por onde passava. Estudava no melhor colégio de "Floripa", Coração de Jesus. Tinha todos os garotos do colégio aos meus pés. Nos finais de semana freqüentava shopping, praias, cinema, curtia com minhas amigas tudo o que a vida tinha de melhor a oferecer às pessoas saradas, física e mentalmente.Porém, como a vida nos prega algumas peças, o meu destino começou a mudar em outubro de 1994. Fui com uma turma de amigos para a OCTOBERFEST em Blumenau. Os meus pais confiavam em mim e me liberaram sem mais apego. Em Blumenau, achei tudo legal, fizemos um esquenta no "Bude", famoso barzinho da Rua XV. À noite fomos ao "PROEB" e no "Pavilhão Galego" tinha um show maneiro da Banda Cavalinho Branco. Aquela movimentação de gente era trimaneira". Eu já tinha experimentado algumas bebidas, tomava escondido da minha mãe o Licor Amarula, mas nunca tinha ficado bêbada. Na quinta feira, primeiro dia de OCTOBER, tomei o meu primeiro porre de CHOPP. Que sensação legal curti a noite inteira "doidona", beijei uns 10 carinhas, inclusive minhas amigas colocavam o CHOPP numa mamadeira misturado com guaraná para enganar os "meganha", porque menor não podia beber; mas a gente bebeu a noite inteira e os "otários" não percebiam. Lá pelas 4h da manhã, fui levada ao Posto Médico, quase em coma alcoólico, numa maca dos Bombeiros. Deram-me umas injeções de glicose para melhorar. Quando fui ao apartamento quase "vomitei as tripas", mas o meu grito de liberdade estava dado.No dia seguinte aquela dor de cabeça horrível, um mal estar daqueles como tensão pré- menstrual. No sábado conhecemos uma galera de S.Paulo, que alugaram um "ap" no mesmo prédio. Nem imaginava que naquele dia eu estava sendo apresentada ao meu futuro assassino.Bebi um pouco no sábado, a festa não estava legal, mas lá pelas 5:30h da manhã fomos ao "ap" dos garotos para curtir o restante da noite. Rolou de tudo e fui apresentada ao famoso baseado "Cigarro de Maconha", que me ofereceram. No começo resisti, mas chamaram a gente de "Catarina careta", mexeram com nossos brios e acabamos experimentando. Fiquei com uma sensação esquisita, de baixo astral, mas no dia seguinte antes de ir embora experimentei novamente. O garoto mais velho da turma o "Marcos", fazia carreirinho e cheirava um pó branco que descobri ser cocaína. Ofereceram-me, mas não tive coragem aquele dia.Retornamos a "Floripa" mas percebi que alguma coisa tinha mudado, eu sentia a necessidade de buscar novas experiências, e não demorou muito para eu novamente deparar-me com meu assassino "DRUGS". Aos poucos meus melhores amigos foram se afastando quando comecei a me envolver com uma galera da pesada, e sem perceber eu já era uma dependente química, a partir do momento que a droga começou a fazer parte do meu cotidiano. Fiz viagens alucinantes, fumei maconha misturada com esterco de cavalo, experimentei cocaína misturada com um monte de porcaria. Eu e a galera descobrimos que misturando cocaína com sangue o efeito dela ficava mais forte, e aos poucos não compartilhávamos a seringa e sim o sangue que cada um cedia para diluir o pó. No início a minha mesada cobria os meus custos com as malditas, porque a galera repartia e o preço era acessível. Comecei a comprar a "branca" a R$ 7,00 o grama, mas não demorou muito para conseguir somente a R$ 15,00 a boa, e eu precisava no mínimo 5 doses diárias. Saía na sexta-feira e retornava aos domingos com meus "novos amigos". Às vezes a gente conseguia o "extasy", dançávamos nos "Points" a noite inteira e depois farra.O meu comportamento tinha mudado em casa, meus pais perceberam, mas no início eu disfarçava e dizia que eles não tinham nada a ver com a minha vida. Comecei a roubar em casa pequenas coisas para vender ou trocar por drogas. Aos poucos o dinheiro foi faltando e para conseguir grana fazia programas com uns velhos que pagavam bem. Sentia nojo de vender o meu corpo, mas era necessário para conseguir dinheiro. Aos poucos toda a minha família foi se desestruturando. Fui internada diversas vezes em Clínicas de Recuperação. Meus pais sempre com muito amor gastavam fortunas para tentar reverter o quadro. Quando eu saía da Clínica agüentava alguns dias, mas logo estava me picando novamente. Abandonei tudo: escola, bons amigos e família.Em dezembro de 1997 a minha sentença de morte foi decretada; descobri que havia contraído o vírus da AIDS, não sei se me picando, ou através de relações sexuais muitas vezes sem camisinha. Devo ter passado o vírus a um montão de gente, porque os homens pagavam mais para transar sem camisinha. Aos poucos os meus valores, que só agora reconheço, foram acabando, família, amigos, pais, religião, Deus, até Deus, tudo me parecia ridículo. Meu pai e minha mãe fizeram tudo, por isso nunca vou deixar de amá-los.Eles me deram o bem mais precioso que é a vida e eu a joguei pelo ralo. Estou internada, com 24kg, horrível, não quero receber visitas porque não podem me ver assim, não sei até quando sobrevivo, mas do fundo do coração peço aos jovens que não entrem nessa viagem maluca... Você com certeza vai se arrepender assim como eu, mas percebo que é tarde demais pra mim.


OBS.: Patrícia encontrava-se internada no Hospital Universitário de Florianópolis e descreve a enfermeira Danelise, que Patrícia veio a falecer 14 horas mais tarde que escreveram essa carta, de parada cardíaca respiratória em conseqüência da AIDS.Por favor, repassem esta carta. Este era o último desejo de Patrícia.



DEPOIMENTO DE UMA MÃE AGONIADA.




Hoje é um dia muito triste, mas uma vítima das drogas perdeu sua vida...assassinado por 3 usuários que após o homicídio foram para a praça para fazerem uso de substâncias que causam a dependência química (Andrelândia/MG)
É triste e desanimador perceber que muitos, mas muitos jovens vivem da utopia e da falsa fantasia de que maconha não vicia, e que as pessoas usuárias dessas substâncias.. digo de forma geral, pó, crack, êxtase, álcool....enfim são capazes de dosar e controlar o uso.
Até quando em nome de uma fuga as pessoas vão ser capazes de se enganarem dessa forma, fingindo e fugindo da realidade da vida.
O câncer do mundo são as drogas, que causam dor, desespero, transformam usuários em fantoches do crime organizado, destroem famílias inteiras, denigrem moralmente e socialmente, não somente a pessoa mas também todos os que estão próximos, pois o pai que não consegue evitar que seu filho se utilize de drogas é fatalmente julgado pelo sociedade como um pai e mãe que não tiveram competência e não proporcionaram a base familiar que tanto justifica o uso por certas pessoas. Será? ou as pessoas lançam mão desses artifícios por não serem capazes de assumir a vida e as pessoas que são?
Muitos questionamentos são feitos em volta dos motivos que levam alguém a usar drogas, mas e depois? Como será a vida desta mesma pessoa?
É comprovado por estudos sérios que uma pessoa quando passa a ser usuária de drogas, perde o senso de controle, começa a usar de estratégias para conseguir o que quer, se torna manipuladora e mentirosa, em alguns caso, rouba ou vende tudo o que tem em casa....até chegar ao fim do poço. E ainda há quem diga que isso não faz mal algum.
Quanta hipocrisia quando se diz:" ele compra com o dinheiro dele....é um direito dele usar o que quiser..." Tenham em mente algo, as pessoas tem o direito de escolha com certeza, mas o dinheiro deste mesmo individuo serve fatalmente para compra de armas, armas que matam pais de família, filhos, crianças, armas que destroem vidas......Pense nisso!


AS DROGAS E O SISTEMA NERVOSO. NEURO-HORMÔNIOS.

Todos prontos para mais um fascinante passeio pelo Sistema Nervoso? Hoje, como prometido, explicaremos o assunto tendo em vista os erros e dificuldades observados na pesquisa que fizemos com nossos colegas de turma de Bioquímica e Biofísica da faculdade. Fizemos a seguinte pergunta para 40 pessoas da turma: “O que você entende por neurotransmisseores e qual a sua importância?”.

Foi muito legal ver que cerca de 80% das pessoas questionadas tinham a perfeita noção do que são os neurotransmissores e suas principais funções. Em contrapartida, os demais que representam os 20% restantes, não tinham uma noção tão definida do que são os neurotransmissores ou suas funções. Imagino que agora, alguém poderia pensar que esse não é um número alto de erros, mas gostaria de ressaltar que fizemos essa pesquisa em um local de educação superior.
Para desvendar esse mistério, convoco vocês a se juntarem a mim a fim de sermos, hoje, verdadeiros “Sherlock Holmes”. Qual o crime a ser desvendado? Descobrir se os neurotransmissores são culpados por serem muito difíceis para se entender. Bom, no espírito de detetive, depois de identificar o “crime”, faremos um breve histórico dos suspeitos, entenderemos melhor sobre eles, descobriremos seu “modus operandi” (a forma como eles funcionam) para então dar o veredicto final: CULPADO OU INOCENTE?
Para dar início à investigação, vamos primeiro falar sobre o “descobrimento dos neurotransmissores”. O primeiro cientista a sugerir a existência dos neurotransmissores foi o austríaco Otto Loewi que em 1921 realizou um experimento com corações de sapo. Seu experimento, muito simples e brilhante, consistia de duas espécies de câmaras interligadas. A primeira possuía um coração de sapo ainda conectado ao nervo conhecido como nervo vago, a outra continha apenas o coração. Ambos os corações estavam colocados nas câmaras juntamente com um líquido com sais que impedia que o coração deixasse de ser estimulado. O primeiro coração foi estimulado pelo nervo vago a desacelerar os batimentos e, surpreendentemente, após um espaço de tempo, o segundo coração, ligado ao outro apenas pelo líquido das câmaras, começou a desacelerar também. Como explicar isso? Bom, Otto Loewi fez então uma suposição imaginando que, o nervo vago, ao comandar a desaceleração dos batimentos, secretava alguma substância químicano líquido das câmaras. Deu-se início então, ao estudo sobre os neurotransmissores.

Bom, mas o que são então esses neurotransmissores? Qualquer substância química como um hormônio qualquer, por exemplo? NÃO! Nossos suspeitos não podem ser qualquer substância química apenas porque ela é capaz de comandar uma ação no organismo. Como diminuir então o número de suspeitos? Quais os critérios para se qualificar uma substância como sendo um neurotransmissor? Há cinco pré-requisitos para a classificação de uma substância como neurotransmissora:

a) A síntese deve ser feita no neurônio pré-sináptico (lembrar da primeira postagem e entender oneurônio pré-sinápticcomo aquele que está passando a informação ou estímulo ao próximo);

b) A substância é armazenada em vesículas (bolsas) dentro do neurônio até que seja liberada;

c) A liberação é feita na fenda sináptica (relembrar: espaço encontrado entre dois neurônios)

d) A substância deve interagir com os receptores, áreas especiais da membrana de uma célula que reconhecem a especificidade de cada molécula para que seja então transmitido o impulso

e) as substâncias devem ser capturadas novamente pelo neurônio depois de gerarem o estímulo e são degradadas para que sejam produzidas novamente

Apesar dessa classificação apresentada, existem muitas outras formas de classificação de neurotransmissores. Há, por exemplo, substâncias conhecidas como neuromoduladores e neurohormônios. Os neuromoduladores são substâncias que agem junto com os neurotransmissores de forma a aumentar ou diminuir sua atuação. Neurohormônios são, por sua vez, substâncias também secretadas pelo neurônio, mas secretadas diretamente na corrente sanguínea. Para entender melhor o assunto, vamos compreender melhor como eles são sintetizados dentro dos neurônios.

Vamos dividir os neurotransmissores em algumas categorias:

· os neurotransmissores aminas e aminoácidos apresentam nitrogênio e são produzidos nos terminais do axônio a partir de substâncias conhecidas como “precursores metabólicos” que estão presentes no interior do neurônio (http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso2.asp#neurotransmissores). Existem enzimas responsáveis pela “montagem” dos neurotransmissores a partir desses precursores.

· os neurotransmissores peptídeos,moléculas maiores (macromoléculas), são sintetizados no Retículo endoplasmático rugoso (organela membranosa das células capaz de produzir proteínas a partir de pequenasmoléculas chamadas de aminoácidos) do corpo celular do neurônio, são então transformados no Complexo de Golgi (out raorganela membranosa celular que é capaz de modificar e preparar as moléculas para serem encaminhadas a outras células do organismo através de bolsas conhecidas como vesículas) ativando-os.

· Um importante modulador encontrado no organismo é o óxido nítrico (NO), um gás solúvel

Depois de produzidos, os neurotransmissores são englobados e colocados em vesículas para serem secretados pelo neurônio quando o impulso chega ao final do axônio. A membrana sofre despolarização e, ao atingir os terminais axonais, o telodendro, um sinal é entendido pelo neurônio levando-o a migrar as vesículas até a membrana celular onde se incorporam à membrana, sofrendo exocitose, ou seja, a vesícula é incorporada à membrana e as substâncias contidas nela são liberadas na fenda sináptica. Após a liberação, as substâncias (neurotransmissores) são reconhecidas pelos terminais especiais do outro neurônio conhecidos como receptores, específicos para cada tipo de neurotransmissor. O impulso é, dessa forma, continuado mesmo nos espaços sinápticos. É importante relembrar que os neurotransmissores não podem ser liberados e ficar ativando os receptores por tempo maior do que o necessário para excitar a outra célula, caso não ocorra a degradação dessas substâncias, o impulso é continuamente passado podendo gerar muitos problemas ao organismo.
Agora que já nos familiarizamos com nossos “suspeitos”, vamos conhecer um pouco mais dos principais neurotransmissores que passam por nosso corpo.

· Serotonina: é responsável pela liberação de diversos hormônios, humor, regulação do sono, atividade motora, temperatura corporal e também regula a saciedade alimentar.É o neurotransmissor do “chocolate”. Brincadeiras à parte, estudos já demonstraram a capacidade de doces como o chocolate para aumentar os níveis de serotonina no hipotálamo (parte do cérebro que coordena a ligação do sistema nervoso com o sistema endócrino). Como veremos depois, a baixa quantidade de serotonina pode ser uma das causas para o estado de depressão sendo este neurotransmissor amplamente utilizado na produção de fármacos para tal patologia.

(Como a figura mostra, a segunda situação apresenta menor número de neurotransmissores sendo passados para o segundo neurônio, quando o neurotransmissor em menor quantidade é a serotonina, por exemplo, a pessoa pode apresentar um quadro de depressão pela falta da regulação do humor, responsabilidade da serotonina).

· Dopamina:é um neurotransmissor inibitório responsável pelas sensações de satisfação e prazer. Um dos precursores da dopamina é a tirosina que por sua vez tem a L-fenilalanina (aminoácido) como precursora, a L-fenilalanina é adquirida através da alimentação. Os neurotransmissores dopaminérgicos são divididos em três grupos: o primeiro tem relação com os movimentos e sua falta pode caracterizar o mal de Parkinson; o segundo atua no equilíbrio comportamental em relação às emoções e, o terceiro grupo relaciona-se à área de atuação no encéfalo resultando no controle da memória e do pensamento abstrato. O stress também é considerado neste terceiro grupo de dopaminérgicos.

· Endorfina: nossos anestésicos naturais, agem no sistema corporal suprimindo a dor. Por ser conhecido como nossa morfina “natural”(endógena), a endorfina atua na cura alternativa de diversos pacientes com dor crônica. O riso é conhecido por diminuir o estresse e a dor promovendo a liberação de endorfina pelo nosso cérebro ao envolver o sistema límbico. Tal prática é realizada por muitos voluntários nos hospitais entre crianças e pacientes crônicos de forma a auxiliar o tratamento convencional promovendo uma celeridade do processo de cura.

· Ácido glutâmico ou glutamato: sua atividade é importante, pois aumenta a sensibilidade do corpo a outros neurotransmissores. Síntese é feita por desidrogenase ou transaminação.

Desidrogenase:

(α-cetoglutarato + NH4+ + NADPH → glutamato + NADP+ + H2O)

Transaminação:

(α-aminoácido + α-cetoglutarato ↔ glutamato + α-cetoácido)

· GABA (ácido gama-aminobutírico): este é o principal neurotransmissor inibitório encontrado no Sistema Nervoso Central (SNC), é encontrado em muitas partes do cérebro e está associado ao processo de ansiedade. Caso ocorra uma grande excitação (ativação), pode ser responsável pelo desencadear de convulsões generalizadas.

· Acetilcolina: ao contrário do GABA, não é encontrada na mesma proporção no SNC, é importante em “junções neuromusculares” (http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=6&materia_id=256&materiaver=1 ), ou seja, transmite o impulso do neurônio diretamente para o músculo efetor e também está envolvida na memória e no aprendizado sendo também considerado um neuromodulador. Síntese:

Acetil Coenzima A + Colina + (enzima colina acetil transferse)àacetilcolina + coenzima A + (enzima colina acetil trasnferase)

(A colina encontrada nessa reação é uma das precursoras da acetilcolina e é encontrada na alimentação sendo um constituinte da gordura).

Poderíamos considerar ainda outros neurotransmissores, mas enfatizamos aqui os principais. Caso seja necessário para fazer alguma explanação no decorrer do blog, falaremos mais especificamente sobre os neurotransmissores abordados ou até mesmo consideraremos outros, como o óxido nitroso importante neuromodulador a ser comentado em outra postagem.

Depois de entender o processo no qual é sintetizado o neurotransmissor, como é liberado e quais são os principais e suas funções, resta-nos resolver o crime de uma vez por todas: CULPADO OU INOCENTE? Na minha opinião, contudo, com essa pequena explicação, somos capazes de observar que o assunto não é por si só difícil , entendê-lo portanto requer apenas fontes confiáveis e que abordem o assunto de forma didática e simples. Decido então, não condenar os neurotransmissores e não sentenciá-los apenas porque parecem ser de difícil compreensão. VEREDICTO: INOCENTE!

Espero que esse pequeno apanhado de informações que eu condensei nessa postagem seja suficiente para elucidar as dificuldades e dúvidas que o assunto possa gerar, caso contrário, por favor, sintam-se à vontade para questionar aqui mesmo no blog ou enviar a pergunta para nosso twitter.

Como sempre: sorria e deixe a endorfina fluir!

Susane Muniz.

Referências Bibliográficas:

Ballone GJ, Moura EC - Serotonina - in. PsiqWeb, Internet, disponível emwww.psiqweb.med.br, revisto em 2008.

Ballone GJ - Neurônios e Neurotransmissores - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br , 2008

Imagem: CÉSAR & CEZAR. Biologia 2. São Paulo, Ed Saraiva, 2002

http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso2.asp#neurotransmissores

http://faculty.washington.edu/chudler/chnt1.html

http://www.sistemanervoso.com/pagina.php?secao=6&materia_id=78&materiaver=1

http://neurogenesis.com/neuro-transmitters/what-are-neurotransmitters/

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioy004ysHikWuqKePluTL1E4eVRwJoVa3N49593e9YM9VHwG9ahufpntTe2V5uvubwLVCAtWk9f_G54zDJy3wSV9xu3Zh-51xlCDhuljk0DS74r8sxj0fS4YHU_Esofn5soyMLwKRvMhg/s1600/holmes_2.jpg (

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-52732004000200008&script=sci_arttext

http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0708/g19_beladona/pfq1.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHSZ6xTjYBgfN4CvfgHKQ-sCLvan2Sn3iAjRGx0cMwx1M42CWB9TJLsX9wtQ0c_yKNwdrwfKslXlJBqNnTAw5kqRI-Cd7xt_wonxDWjvWf5SpXUXv_gV7lXUlSrxeyAKIg100QGv-LZ1o/s200/glutamate.png

http://users.med.up.pt/ruifonte/PDFs/PDFs_arquivados_anos_anteriores/2005-2006/G17_processos_gerais_e_biosintese_de_AA.pdf

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/neuroquimica.html

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-70942006000500012&script=sci_arttext

http://trupeperambula.blogspot.com/
www.afh.bio.br
A maioria dos neurotransmissores situa-se em três categorias: aminoácidos, aminas e peptídeos. Os neurotransmissores aminoácidos e aminas são pequenas moléculas orgânicas com pelo menos um átomo de nitrogênio, armazenadas e liberadas em vesículas sinápticas. Sua síntese ocorre no termina...
Parte superior do formulário



Documento da FEBRACT para as CTs 

À todos(as) companheiros(as) de caminhada e luta, por favor, leiam o documento abaixo e encaminhem para nossos parceiros e outras CTs que têm como objetivo efetivar e qualificar nosso modelo de tratamento.

FEBRACT

Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas

Prezado(a) Presidente

O aumento preocupante do uso do crack despertou o Poder Público de sua letargia.

Depois de tantas décadas de omissão, abrangendo diversos governos, com raríssimas exceções, parece estar havendo um despertar e um desejo de enfrentar com decisão o flagelo das drogas.

Agora, podemos assinalar duas reações bastante promissoras: pela 1ª vez em nossa história candidatos à Presidência da República apontam com veemência o perigo representado pela dependência química e apresentam propostas para combater o problema.

Outro sinal, muito significativo para nós é a recente constituição de um Grupo de Trabalho, do qual participam representantes de Comunidades Terapêuticas.

O Ministério da Saúde, através de órgãos subordinados, deseja que as Comunidades Terapêuticas se articulem com o SUS e com as Políticas Públicas voltadas para a questão do uso do álcool e de outras drogas.

Os candidatos estão assumindo muitos compromissos em relação a problemas de vital importância para o país. Serão atendidos apenas aqueles que, ao lado de sua importância, tenham poderosos grupos de pressão, que cobrem a realização das promessas feitas. Como não temos nenhum desses grupos precisamos de um mínimo de organização para que nossa voz seja ouvida.

Algumas medidas devem ser tomadas desde já:

1. Entrar em contato com a Frente Parlamentar Antidrogas, que reúne Senadores e Deputados sensíveis aos problemas gerados pela dependência química.

Assegurar que os Parlamentares que forem reeleitos apóiem com decisão a luta contra as drogas e se comprometam a conseguir verbas para as Federações e para as Comunidades Terapêuticas que cumpram exemplarmente sua missão.

2. Cada Comunidade Terapêutica em sua área de atuação deverá entrar em contato com os candidatos a cargos executivos ou legislativos, solicitando deles compromissos concretos no combate à dependência química.

3. Publicar na mídia de cada região assuntos que ressaltam os males terríveis que as drogas causam à Sociedade.

4. Iniciar o estabelecimento de redes de prevenção e tratamento envolvendo as famílias, a rede escolar, os grupos religiosos e todas as outras forças vivas da Comunidade, lembrando que o combate às drogas é dever de todos.

5. Responder com a possível urgência o questionário anexo e mandar sugestões a respeito.

As Comunidades Terapêuticas, por suas Federações e unidades representativas sempre defenderam a realização de um trabalho dedicado, competente e apoiado em valores éticos.

Isto pode ser constatado no documento elaborado em 1996, no 1º Encontro Latino-Americano de Comunidade Terapêuticas, realizado em Brasília.

Com esse respaldo moral é que devemos nos reunir nesta Cruzada de Salvação Nacional.

Maurício Landre

Diretor Executivo da FEBRACT

DOCUMENTO_FEBRACT_PARA_AS_CTs.pdf 

Maurício Landre 

Coordenador Administrativo 

Postado por Débora Christina Ribas D'Ávila 

MARCIO SOARES 
Sou instrutor de cursos e treinamentos para profissionais que lidam com transtornos obsessivos
compulsivos e aplico reuniões de 12 Passos de Narcóticos Anônimos junto á comunidades terapêuticas,Clinicas de reabilitação, prevenção nas escolas e nas familias,etc. Email marcio.soares86@yahoo.com.br
Parte superior do formulário


ORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS,
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE 
NÃO PODEMOS MODIFICAR
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE PODEMOS,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.
obs: Fazer todos os dias a oração, ou escrever.

Compartilhando sentimentos.- Por Marcio Soares.
Gostaria de explicar que este programa de recuperação contém na sua maior importância, o inventário moral ou pessoal, que todos nós adictos, devemos fazer diariamente. Compartilhar sentimentos, a dor. Dor compartilhada é dor 
diminuída e nos faz conscientizar a começarmos a alterar nossas condutas e corrigir nossos defeitos de caráter.Todas as noites, exatamente às 21:00h escrevemos o que se passou em nosso dia ,nossos sentimentos,emoções,dificuldades,defeitos de caráter(Manipulação,mentiras,negação,racionalização,desleixo,dificuldade em aceitar o não,justificação,egocentrismo,desonestidade, etc.)Este inventário tem que ter total transparência e honestidade, assim começamos a reconhecer nossas falhas e fazemos a reparação destas imediatamente, chamo a isto  de reparação relâmpago, fazemos estas reparações desde que elas não nos prejudiquem ou a outros.Se não estamos aptos a fazer tal reparação, colocamos nas mãos mágicas de um Poder Superior conforme nós o compreendemos.Devemos estar atentos, vigilantes e caminhar em uma linha vertical, assim temos uma visão panorâmica de todos os nossos atos e de tudo que acontece ao nosso redor, caminhamos para frente e para cima(Deus).
Começamos por falar sobre os aspectos de nossa saúde:
Mental,Física,Emocional,Social e Espiritual.
Saúde mental:Hoje fiquei desatento e não cumpri com a minha meta que era ler dez páginas do livro de Augusto Cury.(Superando o Cárcere das emoções.)Fiz algumas pesquisas na internet sobre alguns temas de abordagem a um dependente químico e sobre a doença adicção, nunca posso esquecer que sou um adicto.
Adicto:Homem ou mulher que é escravo das drogas,álcool,sexo,jogos de azar,trabalho,enfim tudo que nos escraviza.
Saúde Física:
Hoje fiz exercícios de relaxamento e alongamento na manhã e caminhei alguns Quilometros uns 3km.
Tomo todos os dias 2,5  litros de água por dia, faço alimentação saudável, para nós é nocivo comermos carne vermelha, esta nos predispõe ao animalismo, e é inútil quanto à saúde física, contém muitas toxinas e demora de 3 a 4 dias para a sua digestão, apodrecendo em nosso intestino e nos predispõe à doenças variadas.Devemos nos alimentar de Ar puro,luz solar(até as 9:00h e a tarde das 16:00h as 17:00h)
água potável,descanso,lazer,Muitas frutas,castanhas,cereais integrais, evitar frituras e condimentos fortes.
Saúde Emocional.
Hoje foi um domingo de alegria e realizações, amo uma pessoa muito especial, disse a ela que nunca amei nenhuma mulher em minha vida como a amo.Me fez muito bem,pois demonstrar e colocar pra fora este sentimento beneficia a nós dois.Sempre estou preparado pra as dificuldades e frustrações, fazem parte de nossa vida, de nosso dia a dia, nós adictos temos uma certa dificuldade de lidar com os obstáculos,nossa emoções, fico sempre vigilante e atento,"sou um adicto".
Saúde Social.
Acordo bem cedo e quando saio de casa procuro cumprimentar  meus vizinhos,pessoas que estão caminhando, enfim, procuro estar de bom humor e de bem com a vida,esteja em um dia bom ou ruim.
Almocei hoje com a família de meu irmão, gosto muito deste meu irmão,admiro sua conduta como homem de bem e fraternidade.
Saúde Espiritual.
Acordo todos os dias agradecendo a DEUS, conforme eu o compreendo, saúdo o sol, e faço minhas orações pedindo a proteção e luz para os meus caminhos.
Estou sempre com boa vontade para ajudar  as pessoas que necessitam, nem que de um sorriso,me faz bem e gosto das pessoas, um amor incondicional.


No hay comentarios:

Publicar un comentario