sábado, 29 de diciembre de 2012

ADICÇÃO VOCE PODE SE CURAR.29/12/2012

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: ORAÇÕES,COMENTÁRIOS SOBRE RECUPERAÇÃO DE PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO "CONHEÇA TE A TI MESMO(a) POR MARCIO SOARES,COMENTÁRIOS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE SOBRE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS,COMENTÁRIOS DO CENTRO MINEIRO DE TOXICOMANIA SOBRE RECUPERAÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS,EXPECTATIVAS DE RECUPERAÇÃO E CURA.DEPOIMENTO DE PATRICIA ,COMOVENTE.INDICAÇÃO DE CLÍNICA ESPECIALIZADA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA E OUTROS TRANSTORNOS OBSESSIVOS COMPULSIVOS.RESGATE E REMOÇÃO PROFISSIONALIZADO,MEDITAÇÃO GUIADA POR KELI SOARES.PSICÓLOGA VOLUNTÁRIA AO COMBATE ÀS DROGAS.LEI DE INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA E COMO PROCEDE.GRUPOS DE AJUDA A USUÁRIOS,GRUPO DE AJUDA A FAMÍLIAS,PROGRAMA ANTI-TABAGISMO DO GOVERNO FEDERAL EM PARCERIA COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.AGRADECIMENTOS...

ORAÇÕES

ORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS,
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.


"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."






COMENTÁRIOS DE MARCIO SOARES.



PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO,REABILITAÇÃO E CURA COMPLETA 
"CONHEÇA TE A TI MESMO"

Este programa começou no início de junho deste ano e eu o formatei com base nos conhecimentos que adquiri em internações voluntárias e involuntárias a que fui submetido,aprendi e vivenciei o programa dos doze passos de Narcóticos Anônimos,Os dez passos para vencer,por Roberto Orlando Guarda, diretor da Comunidade Terapêutica Temperança e Saúde localizada em Igaratá-sp.Fui coordenador,monitor e ministrador de reunião de doze passos e reunião de sentimentos.Na verdade tudo o que sei foi aprendido com pessoas iguais a mim;adictos.Adicção é uma doença que afeta o comportamento dos indivíduos usuários de álcool e drogas.  
Adicto é todo homem ou mulher que é escravo de substâncias que alteram o nosso humor.
A adicção é uma doença progressiva e fatal se não for interrompida a seu tempo.
O programa que inseri no Grupo Dependência Química Compartilhando Sentimentos; no facebook,"Conheça te a ti mesmo(a) é um apanhado de todas as minhas experiências com a dependência química e foi este o método que usei para me livrar por completo das substâncias que alteravam meu humor,em suma,as drogas de minha preferência,que  eram quase todas que existem.
Meu intuito neste período foi observar as pessoas que compartilhavam comigo seus problemas e eu fazia um acompanhamento terapêutico para sentir o progresso que estas pessoas estavam fazendo pra si mesmas.Estatisticamente apenas uma companheira me relatou de sua cura da compulsão obsessiva que tinha por compras,isso mesmo,compras...ela era uma consumista sem controle...uma adicta.Como nosso Grupo compromete um anonimato total,não poderei fazer comentários que comprometam meu objetivo.
Em numero estatístico posso dizer que a única companheira que vivenciou o programa se auto-curou,sim ela teve fé,compromisso e responsabilidade para com ela e seu entes queridos,sua família.Posso então dizer que alcancei uma percentagem de 100%,pois é comprovada a sua cura e autenticidade de seus sentimentos.
Gostaria de agradecer a Deus por  intervir a meu favor...pois ajudando as pessoas eu me ajudo...
Vou postar aqui o Programa "conheça te a ti mesmo"em uma síntese
 pois este programa está engatinhando ainda...

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO,REABILITAÇÃO E POSTERIOR CURA COMPLETA DOS TRANSTORNOS OBSESSIVOS COMPULSIVOS,TAIS COMO:ALCOOLISMO,DROGAS,MEDOS,PESSOAS,COISAS,LUGARES,JOGOS DE AZAR,COMIDA,SEXO,ETC.



MUDANDO A DIDÁTICA PARA SER POSITIVO E AUTOCONSCIENTE.
PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO "CONHEÇA TE A TI MESMO(A)"
CINCO PASSOS PARA SER FELIZ...SÓBRIO E LÚCIDO.
Primeiro Passo:Programa "Conheça te a ti mesmo(a)"
Venho lembrar que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios fundamentais deste trabalho.Nós somos os agentes e comandamos a nossa própria realização da recuperação,reabilitação e posterior cura de nossos problemas, os males que assolam nossa vida no dia a dia.
Inventário pessoal e moral:Devemos ter um diário pessoal e escrever nele
todas as emoções,sentimentos,atitudes e ações que praticamos em nosso dia a dia.
Nosso propósito é nos conhecermos mais, irmos a fundo,entrar no quarto escuro de nossa mente e fazer uma limpeza,dos pensamentos negativos,emoções descontroladas,medos e tudo que nos trazem mal estar.Vamos aprender a lidar com as dificuldades,obstáculos e as frustrações que nos atormentam.
Como faço isso:Através de um compartilhamento de todos os seus reais sentimentos e emoções e as
atitudes e ações que acionamos por impulso ou por manipulação do pensamento.Escreva em seu Email, ou se desejar,entre no bate papo, marcando um horário para compartilhar seus sentimentos.O remédio começa a funcionar quando admitimos que precisamos de ajuda...Vamos jogar fora tudo que envelhece nosso palco da memória,através do reconhecimento de todos os nossos acertos e falhas de comportamento.Vamos, devagar,passo a passo, sermos melhores pessoas.
SEGUNDO PASSO."CONHEÇA TE A TI MESMO(a)
Não podemos nos esquecer que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios básicos.Ás vezes nós manipulamos a nós mesmos,temos que reconhecer,identificar(se é real ou manipulação de nossa mente) e visualizar.
Assim começamos a escrever como meta: o que nos traz ansiedade,medo,tristeza,angústia,emoções descontroladas e todos os sentimentos que nos consomem no dia a dia.
Então o segundo passo é estipular as metas semanais.
Vou dar um exemplo simples:Eu menti durante muitos anos em minha vida para um Deus conforme eu o compreendo,menti pra mim mesmo(a) e para as outras pessoas.
Estou compartilhando coisas que eu fiz durante um longo tempo em minha vida para conseguir meus objetivos e a mentira se tornou uma coisa normal para mim, mesmo que prejudicasse as pessoas e a mim mesmo, eu tinha que ter o controle de uma tal situação,uma mentira leva a um abismo, um abismo leva a outros abismos.
Com esta técnica de reconhecer,identificar e visualizar as atitudes e ações,consegui não mentir mais.A verdade não se explica.Uma mentira leva a outras mentiras...
O segundo passo é então escrever em seu diário ou no inventario moral as metas que temos que começar a cumprir, não vamos nos culpar,sem sentimento de culpa ou ressentimentos...estamos aqui para nos melhorarmos como pessoas.Evoluir...
EX: Minha meta desta semana será organizar meus
pensamentos,existe em mim sentimentos e emoções que estão fora de meu controle, é uma relação amorosa que terminou, mas os sentimentos e as emoções sugam minha energia positiva e desestrutura minha saúde emocional.Espero que tenham entendido de como funciona o segundo passo...duvidas. marcio.soares86@yahoo.com.br ou no bate papo confidencial.
ps:Eu compartilho neste grupo todos os meus barulhos,fantasmas e leões que tenho que enfrentar todos os dias...se alguém desejar, faça o mesmo.
Aqui queremos princípios acima de personalidade e o alicerce espiritual do grupo é o Anonimato.Este grupo é secreto, só membros do grupo podem ver,postar, etc.
TERCEIRO PASSO."Conheça te a ti mesmo".
Já estamos começando a engatinhar em nosso programa de "Conheça te a ti mesmo(a),
Começamos a reconhecer,identificar e visualizar nossos
pensamentos,ações,sentimentos,emoções...sentimos e vimos que tanto a alegria como a tristeza são sentimentos que nos ocorrem no dia a dia.A dor é inevitável,mas o sofrimento é opcional.Agora vamos admitir a nós mesmos,a outras pessoas e a um poder superior que somos falhos e que estamos no caminho evolutivo,nos conhecendo e melhorando como pessoas.Não é do dia pra noite que começamos a sentir que estamos realmente mudando...as nossas ações e atitudes nos demonstram quando no final da noite fazemos uma reflexão do nosso dia.
Esta admissão é fundamental, pois não podemos ficar no auto-engano e nem ter reservas, tipo,foi apenas uma mentirinha,amanhã faço minha reparação,temos que ter a certeza que estamos sendo fiéis conosco mesmo,pois fomos criados e vivenciamos uma inversão de valores e estamos nos capacitando para modificar esses comportamentos.
É muito importante a fé em um poder superior conforme cada um de nós compreende, recomendo que façam uma oração, conversem com Deus, ou façam a Oração da serenidade,eu particularmente
faço primeiro a oração da serenidade,após converso com meu Poder Superior.Eu sempre dizia a alguns companheiros de adicção ativa que nunca eu deixava minhas falhas e meus defeitos de caráter que ocorriam em um certo momento,chegar aos céus...eu fazia minha reparação relâmpago,reconhecia o erro e o admitia e me prontificava a reparar meus danos.Este é um determinante do terceiro passo.Não esquecendo que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios básicos.Trabalhamos nossa consciência com sobriedade e lucidez.
Frase do dia.Sobriedade."Aceitar a mim mesmo como eu sou,aceitar as pessoas como elas são e ao mundo como ele é..."
"Relacionamento Minuto"4 passo do programa "Conheça te a ti mesmo"
Esta etapa é dividida em 3 objetivos.
1-Objetivo minuto
2-Objetivo elogio
3-Objetivo repressão.

O objetivo minuto é simples é uma a continuidade do 3 passo, que é o de escrever em um inventário moral todas as ações,atitudes,sentimentos e emoções no dia a dia.Porém o objetivo minuto nós fazemos da seguinte forma: anotamos em uma folha em branco nossos objetivos para a semana toda, é uma maneira de nós nos lembrarmos a todo minuto dos nossos objetivos...convém olhar esta folha com os objetivos escritos a qualquer momento, é rápido. por isso o nome de objetivo minuto.Vou dar um exemplo:
Se um dos meus objetivos é estudar química, e eu não gosto de fazê-lo mas é necessário para realizar outros objetivos, como passar no vestibular.Me coloco inteiramente no propósito de em um determinado horário estudar química.
2-Objetivo elogio:Consegui o meu objetivo de estudar química e melhorei meus conhecimentos e minha nota no boletim escolar.Faça alguma coisa que te faça feliz, e
comemore com um elogio a você mesma(o).
3-Objetivo repressão:Eu não estudei Química porque não gosto e minhas notas foram abaixo do percentual exigido.Faça a você mesma(o) um repressão...coloque-se de castigo...uma punição que você próprio vai escolher.Ex.Estudar Química em horários fora do objetivo minuto,assim eu me puno e melhoro meus conhecimentos em química e minhas notas.
É muito simples este 4 passo.
Existem muitos objetivos que temos em relação a nós, para nos melhorarmos como pessoa, como ser humano...anotaremos nossos defeitos de caráter,nossas falhas e num dia determinado por nós mesmos,Ex (sábado)examinaremos onde merecemos ter um objetivo elogio, ou um objetivo repressão.
É fundamental os três princípios básicos: Honestidade,mente aberta e boa vontade.
Somos nós e nossa consciência a reconhecer,identificar e visualizar nossos comportamentos.Se estamos melhorando,ondetemos maior dificuldade,se preciso de ajuda de alguém, enfim, este quarto passo vai nos deixar atento e vigilante quanto ao nosso reconhecimento de nós mesmos...sem mentiras,manipulações,sem egoísmo,orgulho,etc.
Frase da noite:Ser líder de mim mesmo.

5 passo do programa "CONHEÇA TE A TI MESMO(a)
Este passo é o mais destemido...
Vamos fazer um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
Fazer este passo precisa-se de coragem de agir, não importando como nos sentimos.
Vamos contar nossa história pessoal desde o nascimento até os dias de hoje.
Vamos relatar nossos medos,timidez,sexualidade,amizades, abusos sexuais, relações homossexuais,trabalho,vícios como:Drogas,álcool,jogos de azar,compulsão por comida,fobias,compulsão por dinheiro,por
sexo,relacionamentos incestos, amorosos,relacionamentos com irmãos e irmãs,primos e primas,tios e tias,nossos sonhos,nossas frustrações...enfim vamos colocar no papel,escrever tudo que sabemos sobre nós mesmos,nossos valores,virtudes,talentos,alegrias e tristezas, defeitos de caráter,como gostaríamos de ser e de ter no dia de hoje e daqui a 5 anos.
Quando começarmos a escrever vamos nos lembrar dos princípios básicos de recuperação do nosso eu interior:honestidade,mente aberta e boa vontade.
Não vamos nos preocupar com o ressentimento,remorso,culpa ou qualquer coisa que nos coloque para baixo.
Desejo uma boa sorte a todos nós.
Eu já fiz três vezes este inventário moral...
Passei a me conhecer com minhas qualidades e defeitos e o mais importante...
modifiquei muitos comportamentos que me traziam medo,tristeza,angústia e fiz uma conversão total na área da saúde Espiritual...que é a base e o alicerce de
todos os aspectos de nossa saúde.

temos maior dificuldade,se preciso de ajuda de alguém, enfim, este quarto passo vai nos deixar atento e vigilante quanto ao nosso reconhecimento de nós mesmos...sem mentiras,manipulações,sem egoísmo,orgulho,etc.
Frase da noite:Ser líder de mim mesmo.



PROFUNDO E DESTEMIDO.
Muitos de nós se sentem desorientados diante destas palavras.Provavelmente entendemos o que a palavra "profundo"significa; e quanto a"destemido"?
Como podemos superar todo nosso medo?
É possível que leve anos,pensamos;mas precisamos trabalhar imediatamente o inventário moral.
Fazer um inventário destemido significa ir em frente apesar do nosso medo.Significa ter coragem de agir,não importando como nos sentimos.Significa ter coragem para sermos honestos;mesmo tremendo de medo e jurando levar para o túmulo o que estamos escrevendo.Significa ter a determinação de sermos minuciosos,mesmo que já pareça que relatamos o suficiente.Significa ter fé neste processo e confiar no nosso Poder Superior, que nos dará toda e qualquer
qualidade de que precisamos para atravessar este período.
Sejamos francos:este passo demanda muito trabalho.Mas podemos nos sentir encorajados com o fato de que praticamente não há prazo para concluí-lo.Podemos fazê-lo em pequenas etapas,um pouco de cada vez, até acabar.A única coisa importante é que trabalhemos consistentemente.
Há momentos em que nosso tempo limpo,de fato,pode estar contra nós, quando não reconhecemos nosso medo de fazer um inventário.Muitos de nós,que trabalhamos este passo sabemos que,afinal de contas,é uma das coisas mais amorosas que podemos fazer por nós mesmos,ainda assim,tentamos evitar esta tarefa.Podemos pensar que,sabendo que este processo é bom,não deveríamos temê-lo.Precisamos nos permitir ter medo,se é isto que sentimos.Sabemos que um inventário significa mudanças nas nossas vidas.Sabemos que,se nossos inventários revelam padrões destrutivos,não podemos continuar a praticar os mesmos comportamentos sem sentir dor.
Às vezes,isso significa ter de abrir mão de algo...toda mudança sugere um sacrifício.
Determinado comportamento que achamos imprescindível;uma relação,ou,talvez,um ressentimento que tenhamos alimentado com tanto cuidado que se tornou,na verdade,uma fonte de segurança e conforto doentios.O medo de abrir mão de algo que no tornamos dependentes,mesmo suspeitando que não seja bom para nós,é absolutamente real.Mas não podemos deixar que nos paralise.Temos de encarar os fatos e agir com coragem.Este é um programa de recuperação para verdadeiros Guerreiros e vencedores.Talvez tenhamos que superar a falta de boa vontade para revelar um pouco mais da nossa doença.Muitos de nós,com algum tempo limpo,partilhamos que os inventários que fizemos já com um certo tempo em recuperação revelaram que nossa adicção havia espalhado seus tentáculos tão completamente nas nossas vidas, que não havia nenhuma área em nossa vida que não tivesse sido atingida.Esta situação é geralmente recebida com sentimentos de
desapontamento e perplexidade.Ficamos imaginando como ainda podemos estar tão doentes.Será que todo este esforço em recuperação só resultou em uma cicatrização superficial?
Claro que gerou resultados positivos e profundos.Precisamos apenas nos lembrar deles.
Afinal de contas, um inventário inicia sempre um processo de mudança e de liberdade.Por que não deveria se assim desta vez?
Perguntas(é p/responder em seu questionário do inventário)
1-Estou com medo de trabalhar este passo?Qual é o meu receio?
2-O que significa,para mim,ser profundo e destemido?
3-Estou trabalhando com algum amigo ou amiga de confiança,algum familiar ou falando com pessoas iguais a mim?O que mais estou fazendo para ter certeza de que conseguirei lidar com tudo aquilo que for revelado neste inventário?
Vamos trabalhar este passo com muita concentração e honestidade,transparência...são as nossas qualidades que serão aprimoradas e nossos defeitos de caráter que serão removidos por um Deus conforme cada um de nós o compreende.
Frase do dia.Aprender...aprender..aprender..ensinar!
Hoje vou falar de meus sentimentos mais profundos:
De amor e gratidão.Amor pelos meus amigos e pelos meus inimigos,amor incondicional pelas pessoas que sofrem o que já senti na pele,os horrores da adicção.
Amor incondicional às famílias que nunca desistem de seus entes queridos quando eles mais precisam de apoio,amo a cada dependente químico,alcoólatra e oro todos os dias para que eles tenham a oportunidade que eu tive...um despertar espiritual.
A conquista da sobriedade e de uma vida plena e digna.
Sou grato a Deus por ter colocado as suas mãos mágicas sobre minha cabeça e retirado de mim todos os males e defeitos de caráter, que ainda hoje, trabalho para me tornar um ser humano, mais
humano e compreensivo.
Agradeço pela sabedoria e a coragem que me intui, nos relacionamentos com as pessoas que são difíceis de se lidar.Agradeço pela saúde e bem estar que me encontro,pois não tive nenhuma sequela ou comorbidade pelo uso abusivo de tantas drogas.
Desejo que as bençãos cheguem em todos os lares,hospitais,creches,asilos,manicômios,debaixo das pontes,presídios e por toda a humanidade.
Frase do dia.Conspiro em favor do Universo e flui em mim a serenidade e a paz...a luz se irradia sobre meus pés me indicando os caminhos a seguir.
Humildade...esta é a chave para abrir as portas da felicidade.
CULPA E VERGONHA.
Há,na verdade,duas formas de culpa e vergonha:uma real e outra imaginária.A primeira cresce diretamente na nossa consciência- Nos sentimos culpados porque fizemos algo que vai contra nossos princípios,ou prejudicamos alguém e ficamos envergonhados.A culpa imaginária resulta de algumas situações que
não foram causadas por nós,pelas quais não fomos responsáveis.Precisamos olhar para nossa culpa e vergonha para poder distinguir essas situações.Precisamos assumir o que é verdadeiramente nosso, e esquecer o que não é.
1-Em relação a quem ou por que me sinto culpado ou envergonhado?Explique as situações que desencadearam esses sentimentos?
2-Quais dessas situações me causaram vergonha,embora eu não fosse responsável por criá-las?
3-Nas situações causadas por mim, qual foi a motivação ou crença que me levou a agir assim?
4-Como meu comportamento contribuiu para minha culpa e vergonha?
MEDO.
Se pudéssemos olhar a doença da adicção sem seus sintomas primários- isto é,separado do uso de drogas ou de outros comportamentos compulsivos- e serem suas características mais óbvias,encontraríamos um pântano de medo egocêntrico.Temos medo de nos
ferir,ou talvez apenas de sentir intensamente.Por isso,vivemos uma espécie de meia existência,passando pela vida sem vivê-la plenamente.Temos medo de que as pessoas não gostem de nós,por isso,usamos drogas para nos sentir mais confortáveis conosco.Temos medo de ser pegos fazendo algo de errado e ter de pagar os preços,por isso mentimos,trapaceamos ou magoamos os outros,para evitar os sentimentos de solidão,rejeição ou abandono.Temos medo de não conseguir o suficiente-seja no que for,por isso, perseguimos o que queremos de forma egoísta,não nos preocupando com os danos que causamos ao longo do processo.Por vezes,quando obtemos coisas importantes para nós em recuperação,tememos perdê-las; e, por isso,começamos a comprometer nossos princípios para protegê-las.Precisamos cortar o medo egocêntrico e interesseiro pela raiz,para que ele não tenha mais o mesmo poder destrutivo.
5-De que ou de quem tenho medo?Por quê?
6-O que tenho feito para esconder meu medo?
7-O que mais receio olhar ou revelar sobre mim

mesmo?O que acho que irá acontecer se o fizer?
8-Como tenho reagido negativa ou destrutivamente ao medo?
9-Tenho enganado a mim mesmo devido ao meu medo?Como?

RELACIONAMENTOS.
Precisamos escrever sobre relacionamentos neste passo-todos os nossos relacionamentos não só os românticos-para compreender onde nossas escolhas crenças e comportamentos resultaram em ligações destrutivas ou doentias.Precisamos olhar para nossas relações com familiares, cônjuges ou companheiros,amigos atuais ou antigos,colegas e antigos colegas,vizinhos,pessoas da escola,de clubes,organizações cívicas e de outro tipo,representações da autoridade,como a polícia,instituições e quaisquer outras pessoas ou coisas que possamos lembrar.Deveremos examinar também nossa relação com o Poder Superior-Podemos nos sentir tentados a omitir os
encontros que não tenham durado muito-um envolvimento sexual de uma só noite, por exemplo, ou talvez,uma discussão com um professor cuja aula abandonamos.Mas estas ligações também são importantes.Se for algo em que pensamos ou que sentimos é material para o inventário.
10-Que conflitos na minha personalidade dificultam manter amizades e/ou relações afetivas?
11-Como meu medo de ser ferido afetou minhas amizades e relações afetivas?
12-Como sacrifiquei amizades platônicas em favor de relações românticas?
13-De que forma procurei relações compulsivamente?
14-Nas minhas relações com familiares,sinto-me,as vezes,como se estivéssemos presos na repetição dos mesmos padrões,sem qualquer esperança de mudar?Que padrões são estes?Qual o meu papel em perpetuá-las?
15-Como tenho evitado a intimidade com amigos,companheiros ou cônjuges e
familiares?
16-Tenho tido problemas em assumir compromissos?Descreva.
17-Alguma vez já destruí relacionamentos por acreditar que ia ser ferido de alguma forma e, portanto,saí da situação antes que isso viesse a acontecer?Descreva.
18-Até que ponto levo em consideração os sentimentos dos outros nas minhas relações?
No mesmo plano que os meus?Considero-os mais importantes que os meus?Ou nem penso neles?
19-Já me senti vítima em alguma das minhas relações?(Observação:o foco desta pergunta é descobrir nossa responsabilidade quando armamos situações para sermos vítimas ou,ainda,evidenciar de que forma nossas expectativas muito altas contribuíram para ficarmos desapontados com as pessoas;não se trata de fazer uma lista de exemplos onde fomos realmente vítimas)Descreva...
20-Como tem sido minhas relações com vizinhos?Noto alguns padrões
permanentes,independente do lugar que morei?
21-Como me sinto em relação às pessoas com quem estudei(tanto na infância como no presente)Sentia-me pior ou melhor do que os outros alunos?Precisava competir pela atenção dos professores?Respeitava as autoridades ou me rebelava contra elas?
22-Como me sinto em relação às pessoas com quem e para quem trabalhei?Como meus pensamentos,crenças e comportamentos me causaram problemas no trabalho?
23-Alguma vez pertenci a clubes ou a sociedades organizadas?(dica:NA é uma sociedade organizada)Como me sentia em relação as outras pessoas no clube ou nessas sociedades?Fiz amigos?Entrei para clubes com grandes expectativas,mas desisti depois de algum tempo?Quais eram minhas expectativas,e por que não foram alcançadas?Qual foi meu papel nessas situações?
24-Alguma vez fui internado em um hospital
psiquiátrico,prisão,ou estive de alguma forma detido contra minha vontade?Como eram minhas interações com as autoridades?Eu seguia as normas?Alguma vez quebrei regras e depois me senti vítima,quando fui apanhado?
25-Antigas experiências envolvendo confiança e intimidade me magoaram e me levaram ao afastamento?Descreva.
26-Alguma vez terminei uma relação,mesmo quando existia potencial para resolver os conflitos e lidar com os problemas?Por quê?
27-Eu me modificava de acordo com quem estivesse á ,minha volta?Descreva.
28-Já descobri coisas sobre minha personalidade (talvez em inventários anteriores)das quais não gostava e, depois,agi para compensar exageradamente esse comportamento?(Por exemplo:podemos ter descoberto um padrão de dependência dos outros e depois o compensamos exageradamente,tornando-nos excessivamente auto-suficientes.)Descreva.
29-Quais defeitos estão mais em evidência nas minhas relações(Desonestidade,egoísmo,controle,manipulação,etc.)?
30- Como posso modificar meu comportamento,para começar a ter relações saudáveis)
31-Tenho desenvolvido algum tipo de relação com um Poder Superior?Como isso foi mudando minha vida?Que espécie de relacionamento tenho agora com o meu Poder Superior?
Vocês devem estar pensando o porquê de tantas perguntas;são para ajudar a orientar,reconhecer,identificar e visualizar nossos sentimentos,defeitos,qualidades etc.
Na próxima edição falaremos sobre SEXO.
Frase do dia.Boa vontade para trabalhar esse quinto passo,pois precisamos trabalhá-lo com uma constância, nos vigiando e policiando em cada argumento,pergunta e principalmente se estamos sendo honestos conosco mesmo.
Sexo.
Esta é uma área muito difícil para a maioria de nós.De fato,podemos nos sentir tentados a parar por aqui,pensando:"Chega,isto foi longe demais!De forma alguma irei catalogar meu comportamento sexual" Mas temos se superar rapidamente essa má vontade.Poderá ser útil pensar nas razões pelas quais precisamos tomar essa atitude como diz o livro It works:How and why.!"queremos estar em paz com nossa própria sexualidade".É por isso que precisamos incluir nossas crenças e comportamentos sexuais no inventário.É importante lembrar,a esta altura, que não estamos fazendo um inventário para nos compararmos com aquilo que julgamos ser"normal"para os outros,mas apenas identificar nossos próprios valores,princípios e regras morais.
1-Como meu comportamento sexual se baseava no egoísmo?
2-Tenho confundido sexo com amor?O que resultou dessa confusão?
3-Como tenho usado o sexo para tentar evitar a solidão ou preencher o vazio espiritual?
4-De que maneira procurei ou evitei o sexo,compulsivamente?
5-Houve alguma prática sexual que me deixou envergonhado ou com sentimentos de culpa?Qual?Por que me senti assim?
6-Alguma de minhas práticas sexuais machucou a mim mesmo ou aos outros?
7-Sinto-me à vontade com minha sexualidade?Caso contrário,por que não?
8-Sinto-me à vontade com a sexualidade dos outros?Caso contrário por que não?
9-O sexo constitui um pré-requisito em todas ou na maioria de minhas relações?
10-O que significa para mim,uma relação saudável?

ABUSO.
Precisamos ter o maior cuidado antes de iniciar esta seção.Na verdade,talvez seja necessário adiar este assunto para uma fase posterior da nossa recuperação;Devemos utilizar todos os recursos
disponíveis para tomar a decisão quanto a começar esta seção agora.É preciso:estabelecer nosso próprio critério quanto ao fato de estar ou não preparados para aguentar a dor que irá nos causar;Falar com nosso amigo ou amiga confidente(podemos chamá-los de Madrinha ou padrinho) e fazer uma oração.Se for necessário podemos procurar outra pessoa como padrinho ou madrinha para partilharmos esta seção.Se decidirmos ir adiante,devemos estar cientes de que o trabalho nesta área do nosso quinto passo será provavelmente o mais doloroso que iremos fazer em recuperação.Registrar os momentos em que fomos negligenciados ou feridos pelas pessoas que deveriam nos amar e proteger certamente nos causará alguns sentimentos mais dolorosos que vivenciaremos.Contudo,é importante fazer isso
quando estivermos preparados.Enquanto mantivermos a dor escondida dentro de nós,em segredo,ou poderá contribuir para uma auto-imagem negativa,ou outras crenças destrutivas.Deixar a verdade vir à tona inicia um processo que pode
conduzir ao alívio da nossa dor.Nós não tivemos culpa.(Não somos responsáveis por tudo que fizemos enquanto na adicção ativa,insanidade mental, e sim, responsáveis pela nossa recuperação)
11-Alguma vez sofri abuso?Por parte de quem?Que sentimentos tive ou tenho agora a esse respeito?
12-O fato de ter sofrido abuso afetou minhas relações com os outros?Como?
13-Se eu tenho me sentido vítima durante grande parte de minha vida,por ter sofrido abuso na infância,que passos posso dar para ser devolvida a plenitude espiritual?
Meu Poder Superior pode ajudar?Como?
É possível também que tenhamos abusado de outras pessoas,física,mental ou verbalmente.Falar sobre isso deverá certamente nos causar bastante vergonha.Não podemos deixar que essa vergonha se transforme em desespero.É importante encarar nosso comportamento,aceitar a responsabilidade por ele e nos esforçar para mudá-lo.Escrever sobre isso é a primeira atitude a tomar.Trabalhar o nosso eu interiorapós esta faze do programa irá ajudar a fazer reparações por aquilo que fizemos aos outros.
14-Alguma vez abusei de alguém?De quem e como?
15-O que estava sentindo e pensando,antes de prejudicar alguém?
16-Culpei minha vítima ou inventei desculpas para meu comportamento?Descreva.
17-Confio no meu Poder Superior para atuar na minha vida e me prover com o que preciso,para que eu não tenha mais que prejudicar seja quem for?Estou disposto a viver com os sentimentos dolorosos,até que sejam modificados pela prática do nosso programa?

QUALIDADES.
A maioria das perguntas anteriores se destinou a nos ajudar a identificar a natureza exata de nossas falhas,informando de que precisaremos trabalhar este passo com uma gama de temas para que nos livremos de nossa adicção e nosso comportamento obsessivo
compulsivo.Queremos fazer isto por duas razões. Primeiro para termos um quadro completo de nós mesmos através do trabalho deste passo não um quadro tendencioso.Segundo,para saber quais os aspectos do nosso caráter e comportamento queremos preservar nas nossas vidas.
18-Que qualidades tenho,das quais gosto?Do que os outros gostam?Quais qualidades me são úteis?
19-De que forma tenho demonstrado consideração por mim mesmo e pelos outros?
20-Que princípios espirituais estou praticando?Como isso tem modificado minha vida?
21-Como minha fé e confiança no Poder Superior têm crescido?
22-Em que se baseia minha relação com meu padrinho ou madrinha?Como vejo essa experiência positiva se refletir em outras relações?
23-Que objetivos alcancei?Tenho agido para atingir outras metas?Quais são e como estou agindo?
24-Quais são meus valores?Quais me comprometi a
seguir e como?
25-Como estou demonstrando minha gratidão pela recuperação?
Frase do dia: Só por hoje estou limpo e sóbrio...em busca de minha liberdade, estou grato à Deus conforme eu o compreendo.
Já faz um bom tempo que não compartilho meus sentimentos aqui neste Grupo- tenho publicado o Programa de Recuperação,reabilitação e posterior cura completa da doença adicção.A Organização Mundial de Saúde diz em sua literatura que adicção não tem cura, mas eu estou aqui para quebrar este paradigma.Sou o laboratório vivo e aproveitei minhas experiências empíricas para, como cientista e observador,vencer a adicção.
Comecei a usar drogas há 32 anos atrás.Cigarro,bebida,maconha,xaropes,gluconergan injetável,perventin,codeína, Remédios psicotrópicos,emagrecedores,lança perfume,benzina,cola de sapateiro,thinner,Cocaína aspirada e injetada na veia,Chá de cogumelos,chá de
lírio,chá de beladona e por fim a pior delas que é o Crack...Na verdade foram o Álcool e o Crack que me levaram a degradação moral,desleixo,isolamento...a um estado deplorável.Nestes 32 anos podem pensar que eu não teria sobrevivido ante a tantas drogas,porém tive internado várias vezes...recaída em cima de recaída.Muito estudo e entendimento de cada droga em particular...seus efeitos,causas e consequências.Eu era dominado pelas drogas e fazia por auto-engano,(coloquei na cabeça que iria experimentar todas as drogas que tivesse acesso para sentir seus efeitos.
Eu tinha um amigo Sergio,um psicólogo que conheci em Ubatuba-SP quando morei lá e este recebia uma verba do governo para estudar o comportamento dos adictos.Fui uma de suas cobaias...só que ele não acreditava na minha tolerância às drogas,em particular a cocaína,pois eu trabalhava,tinha um Bar em Ubatuba,não dormia,não me alimentava e ficava em um estado de postura intelectual admirável a seus olhos.Me chamava de Urso,a fortaleza.Nesta época eu não tinha apresentado nenhum sintoma da doença
adicção...me cuidava na aparência,na conduta moral e comportamentos sociais e amorosos com plenitude.Este foi o ano de 1990;minha primeira internação foi em 1996 e de lá até o final de 2011 vieram mais internações voluntárias e involuntárias,recaídas e volta ao uso,até que por fim,na cidade de Monte Santo de Minas,vencido pelo cansaço e pelos danos que causei a mim mesmo,a minha família,às pessoas e a sociedade,fui morar na rua...já tinha experimentado esta dura realidade,mas esta última,eu estava derrotado,vencido mas não desistido de mim mesmo.Não me esqueço...eu estava deitado em frente ao America Esporte Clube quando chegou um rapaz de nome Rafael,se identificou e me arrumou roupas, tênis e alguns pães e disse que era da Casa do Caminho que iria orar por mim,eu estava em um estado de embriagues mas sabia onde estava,quem era e o que estava vivenciando.Agradeci ao rapaz,a Deus e pedi forças para que eu pudesse me levantar...estava na lama,no inferno.Neste mesmo dia fui abordado por mais quatro pessoas,Helaine minha ex-cunhada que me levou comida também,meu primo Edson Soares da Silva e meu amigo Dr.Mario Antonio
zaghini e sua filha Anita Zaghini...ele pegou minha pinga e jogou fora...me disse:vamos mudar este quadro,estou aqui pra te ajudar;e foi assim que aconteceu no dia 30/12/2011.Foi meu primeiro despertar espiritual e eu sabia que ia vencer a adicção.Entrei em um programa do SUS,Programa Dependência Química...me internei durante 15 dias em um hospital psiquiátrico,já era a 6 internação psiquiátrica,foi o período de desintoxicação física,mental e espiritual.Tive todo o apoio de minha família,sabiam que eu iria conseguir,apesar de também estarem vencidos pelo cansaço e pelas minhas atitudes...mentiras,manipulações,lesões verbais e materiais,isolamento,desleixo e agressividade...enfim um estado de insanidade mental provocada pelo uso abusivo de álcool e Crack.Hoje faz 10 meses e 18 dias e algumas horas que estou limpo...sóbrio e lucido.Consciente de que tudo que passei,me trouxeram muitas perdas...mas Deus em sua Sabedoria,Bondade,Justiça e Misericórdia me deu a saúde restabelecida em todos os aspectos:Mental,física,emocional,social e espiritual.Desta forma estou apto a trabalhar e
auxiliar ás pessoas iguais a mim e este é meu propósito até o resto de minha existência.
Passar a mensagem a outros adictos que sofrem dos horrores da adicção.
Pela primeira vez que utilizo em minha linguagem pessoal o nome das drogas.
Sei que estou livre de memórias eufóricas e que trabalho meu eu interior,meus comportamentos,emoções,sentimentos,as drogas são apenas os efeitos da doença adicção.Compartilhar sentimentos me traz alívio imediato,o que fazia usando drogas quando na adicção ativa.Prazer imediato.
Hoje só preciso respirar...respirar...respirar.
Simples ato de Gratidão a um Deus bondoso,justo e cuidadoso, a Quem entreguei minha vida e minhas vontades.
Uma boa noite a todos e um prazeroso final de Domingo.
Que Deus esteja abençoando cada um de nós,nossos
familiares,entes queridos e toda a humanidade.
Frase do dia.Desapego...Vamos viver na simplicidade,sem possessividade,sem acúmulo de emoções descontroladas,de apego às pessoas,lugares,coisas...enfim, vamos viver e deixar que os outros também vivam...
Parei de trabalhar agora as 23:00h...I'm tired...
Vou falar um pouco de minhas emoções,meus sentimentos.
É com muito pesar que aceito o que ocorreu comigo em um relacionamento com muito amor...Não podemos ser amigos sequer...é uma pena.
Eu era muito volúvel em meus relacionamentos,não me acertava muito bem com as mulheres,digo elas não se acertavam comigo...minha adicção me impediu de firmar relacionamentos sérios,mas hoje, sóbrio e em plena lucidez vejo o valor que uma mulher tem na vida de um homem...não várias mulheres,como eu me relacionava na adicção ativa...Tamanha desonestidade e infidelidade cometidas por mim ao longo de muitos anos.Agora sou uma pessoa
diferente,com valores mais profundos,princípios espirituais que me permitem ficar em paz de consciência.
Só agora isso aconteceu comigo,pois estava em um relacionamento de risco...porém o amor desta mulher me encantou, sei que vai ser uma difícil caminhada sem minha melhor amiga e amada.Já venci o obstáculo mais obscuro e temível que é a adicção.Eu era escravo de alguma substancia que me dava prazer imediato...comparo com o amor de uma mulher...eu tinha que ao menos falar pelo telefone,ou no face,para que meu dia se tornasse mais feliz...é uma forma de prazer imediato...
Tenho certeza que o amor pode nunca acabar...mas posso vivenciar as lembranças de um romance que fez meu coração sorrir...
Frase do dia:Aceitação...aceitar as pessoas como elas são,aceitar como eu sou e ao mundo como ele é...definição que aprendi com toda sua verdade e abnegação.
Desejo uma boa noite a todos do Grupo e que o
espírito natalino inspire em nós as virtudes que Jesus deixou para o mundo.
Retomando o programa de recuperação, reabilitação e cura completa de nossos males"Conheça te a ti mesmo(a).
ENCARANDO O MEDO.
Podemos ter alguns dos medos que mencionamos aqui,ou ser atormentados por outros.É essencial que saibamos quais são nossos medos e que avancemos a despeito deles,para sermos capazes de continuar em recuperação.
1-Que reservas tenho para trabalhar o programa de recuperação?
2-Tenho alguns medos neste momento?Quais são?
Independentemente da origem dos nossos medos,a grande maioria de nós fez basicamente as mesmas coisas para lidar com eles,rezamos por coragem e boa vontade.
3-O que estou fazendo para superar meus medos de fazer a admissão de meus defeitos de caráter,falhas eapós esta faze do programa irá ajudar a fazer reparações por aquilo que fizemos aos outros.
14-Alguma vez abusei de alguém?De quem e como?
15-O que estava sentindo e pensando,antes de prejudicar alguém?
16-Culpei minha vítima ou inventei desculpas para meu comportamento?Descreva.
17-Confio no meu Poder Superior para atuar na minha vida e me prover com o que preciso,para que eu não tenha mais que prejudicar seja quem for?Estou disposto a viver com os sentimentos dolorosos,até que sejam modificados pela prática do nosso programa?

QUALIDADES.
A maioria das perguntas anteriores se destinou a nos ajudar a identificar a natureza exata de nossas falhas,informando de que precisaremos trabalhar este passo com uma gama de temas para que nos livremos de nossa adicção e nosso comportamento obsessivo
compulsivo.Queremos fazer isto por duas razões. Primeiro para termos um quadro completo de nós mesmos através do trabalho deste passo não um quadro tendencioso.Segundo,para saber quais os aspectos do nosso caráter e comportamento queremos preservar nas nossas vidas.
18-Que qualidades tenho,das quais gosto?Do que os outros gostam?Quais qualidades me são úteis?
19-De que forma tenho demonstrado consideração por mim mesmo e pelos outros?
20-Que princípios espirituais estou praticando?Como isso tem modificado minha vida?
21-Como minha fé e confiança no Poder Superior têm crescido?
22-Em que se baseia minha relação com meu padrinho ou madrinha?Como vejo essa experiência positiva se refletir em outras relações?
23-Que objetivos alcancei?Tenho agido para atingir outras metas?Quais são e como estou agindo?
24-Quais são meus valores?Quais me comprometi a
seguir e como?
25-Como estou demonstrando minha gratidão pela recuperação?
Frase do dia: Só por hoje estou limpo e sóbrio...em busca de minha liberdade, estou grato à Deus conforme eu o compreendo.
Já faz um bom tempo que não compartilho meus sentimentos aqui neste Grupo- tenho publicado o Programa de Recuperação,reabilitação e posterior cura completa da doença adicção.A Organização Mundial de Saúde diz em sua literatura que adicção não tem cura, mas eu estou aqui para quebrar este paradigma.Sou o laboratório vivo e aproveitei minhas experiências empíricas para, como cientista e observador,vencer a adicção.
Comecei a usar drogas há 32 anos atrás.Cigarro,bebida,maconha,xaropes,gluconergan injetável,perventin,codeína, Remédios psicotrópicos,emagrecedores,lança perfume,benzina,cola de sapateiro,thinner,Cocaína aspirada e injetada na veia,Chá de cogumelos,chá de
lírio,chá de beladona e por fim a pior delas que é o Crack...Na verdade foram o Álcool e o Crack que me levaram a degradação moral,desleixo,isolamento...a um estado deplorável.Nestes 32 anos podem pensar que eu não teria sobrevivido ante a tantas drogas,porém tive internado várias vezes...recaída em cima de recaída.Muito estudo e entendimento de cada droga em particular...seus efeitos,causas e consequências.Eu era dominado pelas drogas e fazia por auto-engano,(coloquei na cabeça que iria experimentar todas as drogas que tivesse acesso para sentir seus efeitos.
Eu tinha um amigo Sergio,um psicólogo que conheci em Ubatuba-SP quando morei lá e este recebia uma verba do governo para estudar o comportamento dos adictos.Fui uma de suas cobaias...só que ele não acreditava na minha tolerância às drogas,em particular a cocaína,pois eu trabalhava,tinha um Bar em Ubatuba,não dormia,não me alimentava e ficava em um estado de postura intelectual admirável a seus olhos.Me chamava de Urso,a fortaleza.Nesta época eu não tinha apresentado nenhum sintoma da doença
adicção...me cuidava na aparência,na conduta moral e comportamentos sociais e amorosos com plenitude.Este foi o ano de 1990;minha primeira internação foi em 1996 e de lá até o final de 2011 vieram mais internações voluntárias e involuntárias,recaídas e volta ao uso,até que por fim,na cidade de Monte Santo de Minas,vencido pelo cansaço e pelos danos que causei a mim mesmo,a minha família,às pessoas e a sociedade,fui morar na rua...já tinha experimentado esta dura realidade,mas esta última,eu estava derrotado,vencido mas não desistido de mim mesmo.Não me esqueço...eu estava deitado em frente ao America Esporte Clube quando chegou um rapaz de nome Rafael,se identificou e me arrumou roupas, tênis e alguns pães e disse que era da Casa do Caminho que iria orar por mim,eu estava em um estado de embriagues mas sabia onde estava,quem era e o que estava vivenciando.Agradeci ao rapaz,a Deus e pedi forças para que eu pudesse me levantar...estava na lama,no inferno.Neste mesmo dia fui abordado por mais quatro pessoas,Helaine minha ex-cunhada que me levou comida também,meu primo Edson Soares da Silva e meu amigo Dr.Mario Antonio
zaghini e sua filha Anita Zaghini...ele pegou minha pinga e jogou fora...me disse:vamos mudar este quadro,estou aqui pra te ajudar;e foi assim que aconteceu no dia 30/12/2011.Foi meu primeiro despertar espiritual e eu sabia que ia vencer a adicção.Entrei em um programa do SUS,Programa Dependência Química...me internei durante 15 dias em um hospital psiquiátrico,já era a 6 internação psiquiátrica,foi o período de desintoxicação física,mental e espiritual.Tive todo o apoio de minha família,sabiam que eu iria conseguir,apesar de também estarem vencidos pelo cansaço e pelas minhas atitudes...mentiras,manipulações,lesões verbais e materiais,isolamento,desleixo e agressividade...enfim um estado de insanidade mental provocada pelo uso abusivo de álcool e Crack.Hoje faz 10 meses e 18 dias e algumas horas que estou limpo...sóbrio e lucido.Consciente de que tudo que passei,me trouxeram muitas perdas...mas Deus em sua Sabedoria,Bondade,Justiça e Misericórdia me deu a saúde restabelecida em todos os aspectos:Mental,física,emocional,social e espiritual.Desta forma estou apto a trabalhar e
auxiliar ás pessoas iguais a mim e este é meu propósito até o resto de minha existência.
Passar a mensagem a outros adictos que sofrem dos horrores da adicção.
Pela primeira vez que utilizo em minha linguagem pessoal o nome das drogas.
Sei que estou livre de memórias eufóricas e que trabalho meu eu interior,meus comportamentos,emoções,sentimentos,as drogas são apenas os efeitos da doença adicção.Compartilhar sentimentos me traz alívio imediato,o que fazia usando drogas quando na adicção ativa.Prazer imediato.
Hoje só preciso respirar...respirar...respirar.
Simples ato de Gratidão a um Deus bondoso,justo e cuidadoso, a Quem entreguei minha vida e minhas vontades.
Uma boa noite a todos e um prazeroso final de Domingo.
Que Deus esteja abençoando cada um de nós,nossos
familiares,entes queridos e toda a humanidade.
Frase do dia.Desapego...Vamos viver na simplicidade,sem possessividade,sem acúmulo de emoções descontroladas,de apego às pessoas,lugares,coisas...enfim, vamos viver e deixar que os outros também vivam...
Parei de trabalhar agora as 23:00h...I'm tired...
Vou falar um pouco de minhas emoções,meus sentimentos.
É com muito pesar que aceito o que ocorreu comigo em um relacionamento com muito amor...Não podemos ser amigos sequer...é uma pena.
Eu era muito volúvel em meus relacionamentos,não me acertava muito bem com as mulheres,digo elas não se acertavam comigo...minha adicção me impediu de firmar relacionamentos sérios,mas hoje, sóbrio e em plena lucidez vejo o valor que uma mulher tem na vida de um homem...não várias mulheres,como eu me relacionava na adicção ativa...Tamanha desonestidade e infidelidade cometidas por mim ao longo de muitos anos.Agora sou uma pessoa
diferente,com valores mais profundos,princípios espirituais que me permitem ficar em paz de consciência.
Só agora isso aconteceu comigo,pois estava em um relacionamento de risco...porém o amor desta mulher me encantou, sei que vai ser uma difícil caminhada sem minha melhor amiga e amada.Já venci o obstáculo mais obscuro e temível que é a adicção.Eu era escravo de alguma substancia que me dava prazer imediato...comparo com o amor de uma mulher...eu tinha que ao menos falar pelo telefone,ou no face,para que meu dia se tornasse mais feliz...é uma forma de prazer imediato...
Tenho certeza que o amor pode nunca acabar...mas posso vivenciar as lembranças de um romance que fez meu coração sorrir...
Frase do dia:Aceitação...aceitar as pessoas como elas são,aceitar como eu sou e ao mundo como ele é...definição que aprendi com toda sua verdade e abnegação.
Desejo uma boa noite a todos do Grupo e que o
espírito natalino inspire em nós as virtudes que Jesus deixou para o mundo.
Retomando o programa de recuperação, reabilitação e cura completa de nossos males"Conheça te a ti mesmo(a).
ENCARANDO O MEDO.
Podemos ter alguns dos medos que mencionamos aqui,ou ser atormentados por outros.É essencial que saibamos quais são nossos medos e que avancemos a despeito deles,para sermos capazes de continuar em recuperação.
1-Que reservas tenho para trabalhar o programa de recuperação?
2-Tenho alguns medos neste momento?Quais são?
Independentemente da origem dos nossos medos,a grande maioria de nós fez basicamente as mesmas coisas para lidar com eles,rezamos por coragem e boa vontade.
3-O que estou fazendo para superar meus medos de fazer a admissão de meus defeitos de caráter,falhas ecomo está fazendo isso?
4-De que maneira o trabalho dos 5 passos está me preparando para me auto-conhecer,gostar mais de mim mesmo e modificar meus comportamentos que me levavam ao abismo,ao terror,a depressão?
ADMITIMOS A DEUS.
No livro It Works:How and Why responde porque temos que admitir a natureza exata de nossas falhas a Deus,além de admiti-la a nós mesmos e a outro ser humano.Em NA,experimentamos uma maneira de viver onde o espiritual encontra o cotidiano,o comum encontra o extraordinário.Quando reconhecemos a natureza exata de nossas falhas a Deus,da maneira como nós o compreendemos,nossa admissão torna-se mais significativa.A maneira como fazemos nossa admissão ao Deus da nossa compreensão depende do caráter da nossa compreensão.Alguns fazem a admissão formal a Deus,além da que fazemos a nós mesmos e a outro ser humano.Outros agradecem ou pedem a presença de um Poder Superior de alguma forma,antes de prosseguir com o inventário junto à pessoa de confiança(Padrinho ou Madrinha)Aqueles
de nós,cujo Poder Superior é o poder da Irmandade de NA ou dos princípios espirituais de recuperação,podem explorar métodos diferentes de trabalhar os passos do programa.Qualquer coisa que fizermos será boa,enquanto estivermos conscientes de que estamos fazendo nossa admissão também ao Poder Superior.
5-De que maneira vou incluir o Deus da minha compreensão nos meus passos?
6-De que maneira minha decisão:Decidimos entregar nossa vida e nossas vontades aos cuidados de Deus,conforme o compreendemos é confirmada neste programa de recuperação,reabilitação e cura completa?
Veremos na próxima etapa:"A NÓS MESMOS."
Frase do dia.Fé e confiança...Decidi entregar minha vida e minhas vontades aos cuidados de um Deus amoroso,justo,cuidadoso e bondoso.
Dando continuidade ao programa de recuperação e reabilitação e posterior cura completa."Conheça te a ti mesmo.(a)"
Estávamos falando de nossa admissão de nossas falhas e defeitos de caráter.
O quanto é importante nossa admissão a nós mesmos,a outro ser humano e a um Poder Superior conforme o compreendemos.Falamos de nossos medos,reservas e como devemos fazer para seguir em frente...sóbrios e lúcidos para que possamos se assertivos,irmos direto ao nosso alvo:mudanças de comportamento,conversão de valores,total honestidade e muita boa vontade.
A NÓS MESMOS.
Provavelmente quando estávamos usando,ou cometendo a insanidade de continuar em nossas compulsões obsessivas a maioria de nós conhecia pessoas que diziam que tínhamos um problema com drogas e transtornos compulsivos obsessivos e deveríamos procurar ajuda.Seus comentários não nos importavam.Pelo menos,não eram suficientes para nos fazer parar de usar e continuar com os mesmos comportamentos.Na admissão que fazemos neste programa de passos acontece a mesma coisa.Pode ser que todos,do nosso cônjuge ao empregador ou uma
pessoa de confiança,nos apontem o que estamos fazendo contra nós mesmos.Porém,só quando admitimos ,para o nosso eu mais profundo,a natureza exata de nossas falhas ,é que teremos,provavelmente,a boa vontade ou capacidade de escolher outro caminho.
1-Posso reconhecer e aceitar a natureza exata das minhas falhas?
2-Como esta admissão mudará a direção da minha vida?

E A OUTRO SER HUMANO.
Como adictos e com problemas de TOC(transtornos obsessivos compulsivos,um dos maiores problemas que temos é perceber a diferença entre nossa responsabilidade e a dos outros.Culpamo-nos por catástrofes sobre as quais não tínhamos nenhum controle e,inversamente,com frequência,negamos a maneira como nos machucamos e ferimos outras pessoas. Supervalorizamos problemas menores e desdenhamos outros que,realmente deveríamos estar
observando.Se não temos certeza de qual é a natureza exata de nossas falhas, quando começamos essa admissão,saberemos quando tivermos terminado.-por feito nossas admissões a outro se humano.O que não podemos ver,nosso ouvinte poderá,e ele, ou ela, nos ajudará a distinguir o que precisamos aceitar como nossa responsabilidade e oque não precisamos.A maioria de nós pediu a alguém para ser se padrinho ou madrinha,antes de começar formalmente a trabalhar os passos e, desde então,desenvolveu um relacionamento com esta pessoa Para esta maioria, o padrinho ou madrinha será o "outro ser humano"que escolhemos para ouvir nossas admissões de nossas falhas.Ele ou ela nos ajudará a separar as coisas que eram,das que não eram,das que não eram da nossa responsabilidade .O relacionamento que estamos construindo com nosso padrinho ou madrinha reforçará a confiança que precisamos depositar neles.O valor terapêutico da ajuda de um adicto a outro é, com frequência poderosamente demonstrado quando nosso padrinho ou madrinha expões detalhes do seu próprio inventário mora,enquanto partilhamos o nosso.Isto
contribui muito para assegurar que não somos os únicos.
A confiança que precisamos ter na pessoa que ir-a ouvir nossa admissão de falhas e defeitos de caráter,vai além da simples segurança de que ele ou ela guardará nossas confidências.Precisamos confiar que nosso ouvinte responda adequadamente ao que estamos partilhando...a qualidade e a qualificação que esta pessoa possa nos transmitir para nos sentirmos seguros,em resumo alguém que tenha compaixão,integridade e percepção.
3-Que qualidades meu ouvinte tem,que são atraentes para mim?
4-De que maneira o fato desta pessoa possuir estas me ajudará a fazer minhas admissões mais efetivamente.Para a maioria de nós,desenvolver um relacionamento honesto é algo novo,somos muitos bons em fugir na primeira ocasião em que alguém nos diz uma verdade dolorosa.Também somos bons em ter relações distantes e polidas ,sem nenhuma profundidade real.Neste programa a admissão nos ajuda a desenvolver atitudes honestas -dizemos a
verdade de quem nós somos-e,então,vem a parte difícil:ouvimos a resposta.A maioria de nós tem se sentido aterrorizada de assumir um relacionamento assim.Este passo nos dá a oportunidade única de tentar ,dentro de um contexto seguro.Podemos ter certeza de que não seremos julgados
5-Estarei pronto para confiar na pessoa que ouvirá minhas admissões?
6-O que espero dessa pessoa?7-De que maneira o trabalho desse passo,dessa admissão de meus defeitos de caráter e minhas falhas me ajudará a desenvolver novas formas de me relacionar?
Por hoje temos muito material para digerir e interiorizar em nós...amanhã falamos sobre:
A NATUREZA EXATA DAS NOSSAS FALHAS.
Frase do dia:Confiar em um ser humano vem em contradição com a Bíblia...!Maldito o homem que confia no homem", porém estamos trabalhando com seres humanos que são espiritualistas e tem a compaixão e ternura por ajudar... simplesmente...
Um boa noite ao Grupo.
A NATUREZA EXATA DE NOSSAS FALHAS.
É de nosso compromisso com o programa de recuperação,reabilitação e posterior cura completa de nossos males,admitir a natureza exata de nossas falhas.Existe uma diversidade de experiências,sobre o que é precisamente ,"a natureza exata de nossas falhas"
Devemos focalizar a atenção no que esta por trás dos padrões da nossa adicção ou nossa compulsão obsessiva, e nas razões pelas quais agimos de determinada maneira.Identificar a natureza exata de nossas falhas é algo que,frequentemente,acontece quando estamos partilhando nosso inventário.Às vezes,a repetição(é educar) de um mesmo tipo de situações revelará a natureza exata.Por que nós ,por exemplo,continuamos nos envolvendo com pessoas pelas quais,no fundo,não temos um verdadeiro interesse?Por que mantemos um mesmo padrão nos nossos relacionamentos,como se as nossas vidas dependessem de termos o controle da situação?Por que nos sentimos ameaçados por novas experiências e, então,tentamos evitá-las?Encontrar o elo de
ligação dos nossos padrões nos levará direto à natureza exata de nossas falhas.
Em algum ponto desse processo,provavelmente,começaremos a chamar certos padrões de comportamento de defeitos de caráter.Ainda que,não tenhamos começado um exame detalhado e mais profundo dos nossos defeitos de caráter, e do papel que cada um desempenha em nos manter doentes,certamente não fará mal permitir que esse conhecimento comece a se formar em nós,a partir de agora.
1-De que maneira a natureza exata de minhas falhas,difere das minhas ações?
2-Por que eu preciso admitir a natureza exata das minhas falhas,e não apenas as falhas?
Os princípios espirituais:confiança,coragem,honestidade consigo mesmo e comprometimento são essenciais.
veremos estes Princípios Espirituais na proxima etapa.
Frase do dia:Continuo me comprometendo,reconhecendo,identificando e
visualizando meus comportamentos...sou assertivo e prudente...estou sempre atento e em vigília.
Boa noite ao Grupo.
Deus esteja com seus anjos sempre acampados ao nosso redor!
A Importância da Neurociência na Aprendizagem e Educação.

Sandra Regina da Luz Inácio

sandra@empresafamiliar.com.br www.empresafamiliar.com.br

O aprender e o lembrar do estudante ocorre no seu cérebro. Conhecer como o cérebro funciona não é a mesma coisa do que saber qual é a melhor maneira de ajudar os alunos a aprender. A aprendizagem e a educação estão intimamente ligadas ao desenvolvimento do cérebro, o qual é moldável aos estímulos do ambiente. Os estímulos do ambientelevam os neurônios a formar novas sinapses. Assim, a aprendizagem é o processo pelo qual o cérebro reage aos estímulos do ambiente, ativando sinapses, tornado-as mais “intensas”. Como conseqüência, estas se constituem em circuitos que processam as informações, com capacidade de armazenamento molecular.

O estudo da aprendizagem une a educação com a neurociência.

A neurociência investiga o processo de como o cérebro aprende e lembra, desde o nível molecular e celular até as áreas corticais. A formação de padrões de atividade neural considera-se que correspondam a determinados “estados e representações mentais”

O ensino bem sucedido provocando alteração na taxa de conexão sináptica, afeta a função cerebral. Por certo, isto também depende da natureza do currículo, da capacidade do professor, do método de ensino, do
contexto da sala de aula e da família e comunidade.

Todos estes fatores interagem com as características do cérebro dos indivíduos.

A alimentação afeta o cérebro da criança em idade escolar. Se a dieta é de baixa qualidade, o aluno não responde adequadamente a excelência do ensino fornecido.

Neurociência cognitiva e Educação.

A neurociência cognitiva utiliza vários métodos de investigação (por ex. tempo de reação,

eletroencefalograma, lesões em estruturas neurais em animais de laboratório, neuroimageamento) a fim de estabelecer relações cérebro e cognição em áreas relevantes para a educação. Está abordagem
permitirá o diagnóstico precoce de transtornos de aprendizagem. Este fato exigirá métodos de educação especial, ao mesmo tempo a identificação de estilos individuais de aprendizagem e a descoberta da melhor maneira de introduzir informação nova no contexto escolar.

Investigações focalizadas no cérebro averiguando aspectos de atenção, memória, linguagem, leitura, matemática, sono e emoção e cognição, estão trazendo valiosas contribuições para a educação.

Pesquisadores em educação têm uma postura otimista de que as descobertas em neurociências contribuam para a teoria e práticas educacionais. Destarte, uma avalanche de artigos leigos em jornais diários e revistas de divulgação e mesmo periódicos científicos, têm exagerando os benefícios desta contribuição, variando daqueles totalmente especulativos àqueles incompreensíveis e esotéricos. Exemplos incluem empreendimentos para
desenvolver currículo sob medida, para atender fraqueza/excelência daqueles alunos que usam preferencialmente um dos hemisférios. Este “neuromito” é uma informação infundada do que a neurociência pode oferecer à educação

Bruer (2002) o qual argumenta que a neurociência possivelmente nunca contribuirá para a educação devido a desarticulação de conhecimentos entre as duas áreas, contrapõe-se a postura de Connell (2004). O pesquisador da Universidade Harvard argumenta que, introduzindo o “nível de análise” com agregação da neurociência computacional, elimina as fronteiras específicas. Assim, a neurociência, psicologia e ciências cognitivas somadas à educação, trazem novo enquadramento e integração destas áreas do conhecimento.

Neurociência e prática educativa.

A pesquisa em neurociência por si só não introduz
novas estratégias educacionais.

Contudo fornece razões importantes e concretas, não especulativas, porque certas abordagens e estratégias educativas são mais eficientes que outras. A tabela 1 sugere como o cérebro aprende em determinado ambiente de sala de aula.

Princípios da neurociência com potencial aplicação no ambiente de sala de aula.

1. Aprendizagem e memória e emoções ficam interligadas quando ativadas pelo processo de Aprendizagem. A Aprendizagem sendo atividade social, alunos precisam de oportunidades para discutir tópicos. Ambiente tranqüilo encoraja o estudante a expor seus sentimentos e idéias.

2. O cérebro se modifica aos poucos fisiológica e estruturalmente como resultado da experiência. Aulas
práticas/exercícios físicos com envolvimento ativo dos participantes fazem associações entre experiências prévias com o entendimento atual.

3. o cérebro mostra períodos ótimos (períodos sensíveis) para certos tipos de aprendizagem, que não se esgotam mesmo na idade adulta. Ajuste de expectativas e padrões de desempenho às características etárias específicas dos alunos, uso de unidades temáticas integradoras.

4. O cérebro mostra plasticidade neuronal (sinaptogênese), mas maior densidade sináptica não prevê maior capacidade generalizada de aprender. Os Estudantes precisam sentir-se “detentores” das atividades e temas que são relevantes para suas vidas. Atividades pré-selecionadas com possibilidade de escolha das tarefas aumenta a responsabilidade do aluno no seu aprendizado.

5. Inúmeras áreas do córtex cerebral são
simultaneamente ativadas no transcurso de nova experiência de aprendizagem. Situações que reflitam o contexto da vida real, de forma que a informação nova se “ancore” na compreensão anterior.

6. O cérebro foi evolutivamente concebido para perceber e gerar padrões quando testa hipóteses. Promover situações em que se aceite tentativas e aproximações ao gerar hipóteses e apresentação de evidências. Uso de resolução de “casos” e simulações.

7. O cérebro responde, devido a herança primitiva, às gravuras, imagens e símbolos. Propiciar ocasiões para alunos expressarem conhecimento através das artes visuais, música e dramatizações.

A neurociência oferece um grande potencial para nortear a pesquisa educacional e futura aplicação em sala de aula. Pouco se publicou para análise retrospectiva. Contudo, faz-se necessário construir pontes entre a neurociência e a prática educacional.
Há forte indicação de que a neurociência cognitiva está bem colocada para fazer esta ligação de saberes.
Continuando o processo de aprendizado sobre o programa de recuperação "Conheça te a ti mesmo" estou inserindo agora uma parte do programa de Doze passos de Narcóticos Anônimos onde trabalharemos do Sexto passo até o Décimo segundo passo,conforme eu o compreendo e administro em reuniões para dependentes químicos e alcoólatras.
Sexto passo de Narcóticos Anônimos.
PRONTIFICAMO-NOS INTEIRAMENTE A DEIXAR QUE DEUS REMOVESSE TODOS
ESSES DEFEITOS DE CARÁTER.
Vamos procurar estudar,compreender e vivenciar cada passo, esta é a hora de sentirmos que já estamos diferentes em nossos comportamentos e o mais importante,estamos pensando diferente,sentindo nos diferente,aliás,antes não tínhamos sentimentos...era só euforia e depressão.
Começamos a trabalhar o sexto passo cheios de esperança que desenvolvemos nos primeiros cinco
passos.Se tivermos sido minuciosos,também desenvolvemos alguma humildade.No passo seis a Humildade significa que somos capazes de ver a nós mesmos mais claramente.Vimos a exata natureza de nossas falhas.Vimos como prejudicamos a nós mesmos e aos outros,agindo movidos por nossos defeitos de caráter.Vimos nossos padrões de comportamento e compreendemos como é provável que não atuemos os mesmos defeitos repentinamente.Agora,precisamos nos prontificar inteiramente para que sejam removidos.
Não nos prontificamos inteiramente,de uma hora para a outra.É um longo processo,que frequentemente dura a vida toda.Logo depois do inventário podemos nos sentir realmente prontos para que nossos defeitos de caráter sejam removidos.A consciência nunca será suficiente para nos assegurar que estamos prontos,mas é o primeiro passo necessário necessário nesta direção.O processo de inventário,por si mesmo,ampliou a percepção dos nossos defeitos de caráter.Trabalhar o sexto passo a aprofundará ainda mais.Estar completamente pronto
é atingir um estado espiritual onde nós estamos não só conscientes de nossos defeitos,mas cansados deles, e confiantes de que Deus da nossa compreensão removerá o que for preciso
Para ficarmos completamente prontos,precisamos encarar nosso medo do Sexto passo.Também necessitamos ter uma noção de como nossos defeitos serão removidos.
O sexto passo diz que só um Poder Superior pode fazê-lo,mas o que isto significa na prática?Qual é a nossa responsabilidade neste passo?
Devemos compartilhar com nosso padrinho ou madrinha,aquela pessoa de confiança, o seu eu interior, que agora...consegue reconhecer,identificar e visualizar todos as atitudes,sentimentos e novos comportamentos.Sabemos que melhoramos internamente...de dentro para fora...o exterior já é um espaço físico com novas perspectivas de vida e objetivos concretos.Antes, na nossa adicção ativa nunca terminávamos o que tínhamos começado a fazer,nenhum plano e estratégia eram desenvolvidos...somos a nossa empresa agora e administramos as nossas vidas em parceria com um Deus,bondoso,justo,cuidadoso e misericordioso.
Frase do dia:Desenvolvendo habilidades...reconhecendo nossos limites e nossa capacidade.

É um texto de meses de trabalho...espero ser de muita introspecção sobre o assunto.

Agora vamos ver a opinião da OMS Organização Mundial de Saúde sobre a adicção.dependência química.
O Processo Saúde-Doença e a Dependência Química:
Interfaces e Evolução
Elisângela Maria Machado Pratta
1
Universidade Camilo Castelo Branco
Manoel Antonio dos Santos
Universidade de São Paulo
RESUMO - O uso de drogas atualmente é considerado um grave e complexo problema de saúde pública. Falar sobre drogadição
é discutir o processo saúde/doença, considerando-se os modelos que contribuem para a compreensão do fenômeno no momento
atual e das estratégias de intervenção estabelecidas. Discutir a dependência química hoje exige uma reflexão sobre como a
droga foi encarada ao longo da história, tendo em vista as questões de saúde/doença e os paradigmas hegemônicos em cada
momento. Este estudo visa: a) mostrar as bases teórico-conceituais de três eixos (saúde, doença e dependência química) e
suas interseções; b) propiciar uma reflexão crítica sobre a questão da promoção da saúde frente à dependência de drogas,
de acordo com o modelo biopsicossocial presente na atualidade. Esse modelo considera o ser humano integral, dotado de
subjetividade, de saberes e fazeres próprios, ativo no processo saúde/doença, ressaltando a necessidade de rompimento com
o modelo cartesiano ainda predominante na saúde.
Palavras-chave: saúde pública; doença; drogadição; substâncias psicoativas; dependência química.

Promoção e Prevenção na Dependência Química:
Uma Realidade de acordo com o
Novo Paradigma de Saúde
A dependência química, como um grave problema de
saúde pública, necessita de atenção especial. Portanto, a área
de saúde tem muito a realizar no que diz respeito ao uso de
drogas e à promoção de saúde (Gelbcke & Padilha, 2004).
Assim, trabalhar essa questão na nossa realidade exige um
conjunto de ações específicas que envolvam melhorias tanto
no tratamento em si, no caso da dependência já instalada,
quanto em termos de promoção e prevenção ao uso de drogas,
de acordo com o modelo biopsicossocial de saúde, o qual
apresenta uma concepção holística do ser humano.
Dentro desses parâmetros, considerando-se as características e os fatores relacionados ao uso de drogas na atualidade,
a condução de um programa terapêutico para o indivíduo
dependente exige uma avaliação individual, uma vez que
não existe um modelo que seja adequado para todos os pacientes. Atualmente, diversos tipos de tratamento estão sendo
implantados para o trabalho com a dependência química,
como por exemplo, o tratamento médico, o comportamental,
o psicoterápico, o psiquiátrico ou o da ajuda mútua. Esses
tipos de tratamentos implicam em intervenções terapêuticas
específicas, a saber: desintoxicação (considerado apenas o
primeiro passo), farmacoterapia, psicoterapias (individual,
em grupo e com os familiares), terapias (ocupacional e
cognitivo-comportamental), além dos grupos de ajuda mútua
(Macieira, 2000).
É necessário pontuar que o atendimento a dependentes
químicos envolve dois aspectos centrais: primeiro, a desintoxicação com a finalidade de retirada da droga e seus efeitos,
e segundo, a manutenção, ou seja, a reorganização da vida
do indivíduo sem o uso da droga (Macieira, 2000). Estudos
apontam que, ainda hoje, observam-se baixos índices de
sucesso no tratamento da drogadição, pois diversos fatores
podem contribuir para a não adesão ao tratamento, o abandono ou, até mesmo, para o uso de substâncias psicoativas
durante o mesmo (Aguilar & Pillon, 2005).
Entretanto, segundo Ferreira e Luis (2004), é de suma
importância destacar que a realidade brasileira nunca teve
uma política específica de saúde, em nível nacional, a respeito
da questão das drogas, o que começou a mudar a partir de
1988 quando foram definidos os requisitos para a criação dos
Centros Regionais de Referência em Prevenção e Tratamento
ao uso abusivo de drogas, sejam estas lícitas ou ilícitas.
Com a Declaração de Caracas, em 1990, vinculou-se a
atenção psiquiátrica à atenção primária em saúde. Com a
reforma psiquiátrica, foram estabelecidas novas diretrizes
para a assistência em saúde mental, definindo as normas a
serem seguidas para a implantação dos chamados Núcleos/
Centros de Atenção Psicossocial (NAPS/CAPS). Assim,
segundo Ferreira e Luis (2004), em um primeiro momento,
os casos de intoxicação/abstinência em relação ao uso de
drogas eram encaminhados para os mesmos, porém estes
não atendiam todas as necessidades dos usuários.
A partir de 2002, em função dessa realidade e do aumento
significativo do uso de substâncias psicoativas e de suas
consequências associadas, o Ministério da Saúde instituiu
o Programa Nacional de Atenção Integrada ao usuário de
Álcool e outras Drogas, demonstrando uma vontade política
direcionada à criação de serviços específicos para usuários e
dependentes químicos, considerando-se as particularidades
dessa problemática, o que não foi e ainda não está sendo fácil
para implantar e sustentar (Ferreira & Luis 2004).
Pode-se dizer, então, que a forma de encarar a dependência química, e trabalhar com a mesma, sofreu alterações,
principalmente no final do século XX, buscando-se uma
abordagem mais ampla e coerente do usuário ou do dependente químico, uma vez que, até então, a dependência estava
diretamente relacionada à assistência psiquiátrica.
A necessidade de encarar a questão da dependência
química como uma realidade diferenciada e que necessita
de acompanhamento - não sendo, portanto, uma questão
apenas de moral ou de caráter do indivíduo -, traz à tona a
importância de se discutir ações de promoção e de prevenção
ao uso de drogas, com a finalidade de reduzir esse fenômeno
em nossa realidade.
Atualmente, em função da expansão do consumo de
substâncias psicoativas e dos problemas a ele associados,
muito se tem falado a respeito da prevenção, estratégia considerada de suma importância para se trabalhar o fenômeno
da drogadição. Alguns autores (e.g., Marinho, 2005), entretanto, pontuam que muitas vezes, a questão do consumo fica
envolvida em significações marginais que acabam gerando e
reforçando preconceitos e segregação em relação ao usuário,ao invés de propiciar uma sensibilização para a mudança de
comportamento.
Assim, a realidade vivenciada mostra a necessidade de
se trabalhar em um nível anterior, ou seja, na promoção
da saúde visando, segundo Gelbcker e Padilha (2004),
a questão de estilos de vida e de educação para a saúde,
a qual pode ser encarada como uma estratégia política e
educacional adotada por muitos governos com o propósito
de garantir a equidade. Segundo esses autores, a promoção
da saúde envolve aspectos como capacitar, educar, buscar a
paz, respeitar os direitos humanos, justiça social, equidade
no atendimento. Dessa maneira, promovendo a saúde podese reduzir o fenômeno das drogas na nossa realidade, uma
vez que promover a saúde é uma postura que está de acordo
com o novo modelo de saúde, o qual considera o indivíduo
na sua totalidade.
Refletindo sobre as características da promoção da
saúde, pode-se dizer que as estratégias utilizadas devem
visar a transformação das situações de desigualdade,
além de instrumentalizar o indivíduo com informações,
levando-o a se sentir parte importante do contexto em que
vive, dando condições e capacitando-o para que ele tenha
uma vida saudável. Esses elementos são fundamentais
para que o mesmo tenha melhores condições de avaliar
e discernir aspectos relacionados à questão da droga,
podendo evitar o seu uso.
Para que isso aconteça efetivamente, é necessário o envolvimento de diversos grupos na sociedade, principalmente
a família, uma vez que esta apresenta um papel crucial no
processo de desenvolvimento de seus membros, constituindose como o primeiro agente educativo/preventivo. Por meio
da família a criança vai aprender condutas, hábitos, valores,
observando as atitudes dos pais frente à vida e aos problemas
inerentes ao cotidiano (Carranza & Pedrão, 2005).
Além disso, a família necessita ter condições básicas de
sobrevivência para garantir o desenvolvimento integral de
seus membros. Isso tornaria possível maximizar os fatores de
proteção ao uso de drogas presentes na família e minimizar a
influência dos fatores de risco desse ambiente, permitindo ao
indivíduo desenvolver um rol de habilidades para lidar com
situações de pressão, de medo e de perda no seu cotidiano. É
claro que o desenvolvimento dessas habilidades não depende
única e exclusivamente da família, porém a mesma tem um
papel preventivo relevante, bem como um papel significativo
na adesão ao tratamento quando existe uma dependência já
diagnosticada.
Entretanto, vale ressaltar que muitas estratégias adotadas,
em termos de promoção e de prevenção em relação ao uso de
drogas, apresentam uma influência do método cartesiano. A
proposta da promoção da saúde é ampla e visa a integridade
do indivíduo. Porém, muitos projetos educacionais na área de
saúde partem do pressuposto que se pode educar para a saúde,
fato que levou a veiculação do ideal de que a assimilação do
saber instituído leva à aquisição de novos comportamentos,
tornando a educação normativa. Ou seja, alguém, além do
próprio indivíduo, conhece o que é melhor para ele e para
todos que estão ao seu redor. Isso corresponde a uma herança
clara do método cartesiano que ainda prevalece nas áreas de
saúde e de educação desde o surgimento da modernidade
(Gazzinelli, Gazzinelli, Reis & Penna, 2005).
Para que essa visão se altere, e realmente ocorra a
promoção da saúde, há a necessidade de se romper com o
padrão cientificista, buscando pensar a educação para saúde
em termos mais abrangentes, que considerem o indivíduo
em sua totalidade, o qual possui uma subjetividade, bem
como valores e saberes diferentes daqueles com os quais os
profissionais de saúde e educação lidam. Há, portanto, uma
necessidade de aprendizagem dos dois lados (Gazzinelli,
Gazzinelli, Reis & Penna, 2005).
Assim, no caso da dependência química, é necessário
considerar e buscar entender qual o significado na mesma
na vida de cada indivíduo, uma vez que as histórias de
vida são diferenciadas. Além disso, cada um possui formas
específicas de representar o processo de saúde e doença, o
que implica em olhar para a subjetividade inerente nessa
situação, vislumbrando, também, os sentimentos, desejos, as
necessidades desse indivíduo, o qual necessita ser encarado
como um ser ativo no processo saúde/doença, exigência do
novo paradigma de saúde na atualidade.
Considerações Finais
A partir da reflexão acima apresentada, é possível concluir
que discutir a dependência química na atualidade é discutir
a questão do processo saúde/doença, tanto em termos conceituais, de formação e de atuação dos profissionais na área
de saúde, quanto no que se refere à questão do tratamento e
da promoção da saúde.
Os conceitos de saúde e doença, bem como a questão
do uso de substâncias psicoativas, sofrem uma influência
direta do contexto histórico, cultural e social, o que pode ser
verificado analisando-se os principais aspectos da evolução
do homem, desde a Antiguidade até hoje, uma vez que essas
questões sempre permearam a vida humana.
Entretanto, a partir do século XX, são constatadas
transformações no que diz respeito ao processo saúde/doença, sendo que o uso de substâncias psicoativas assumiu
proporções alarmantes, tornando-se um complexo problema
em termos de saúde pública, o qual exige a definição de
intervenções particulares. Porém, falar do uso de drogas
não é falar apenas de uma questão biológica, é falar de
um indivíduo integral, para o qual as drogas possuem uma
representação específica.
Portanto, o tratamento da dependência química na atualidade, bem como as intervenções visando a promoção da
saúde e a prevenção do uso de drogas, devem romper com
o modelo cartesiano, apesar das dificuldades ainda vivenciadas, e assumir que reduzir o fenômeno da drogadição em
nossa realidade é algo que depende da interação entre vários
grupos, exigindo mudanças substanciais na organização
social, diminuindo drasticamente as desigualdades presentes nesse contexto. Também são necessárias mudanças na
formação dos profissionais que lidam com essa questão,
além de alterações na forma de encarar o paciente ou o
indivíduo que apresenta maior vulnerabilidade em relação
à droga, encarando os mesmos como seres ativos, que possuem saberes e fazeres próprios, diretamente implicados no
processo saúde/doença.

Saúde-Doença e a Dependência Química
Referências
Associação Psiquiátrica Americana (2000). Manual diagnóstico
e estatístico de transtornos mentais — DSM-IV (4ª ed.) (D. Batista,
Trad.). Porto Alegre: Artes Médicas.
Aguilar, L. R., & Pillon, S. C. (2005). Percepción de tentaciones
de uso de drogas en personas que reciben tratamiento. Revista
Latino-Americana de Enfermagem, 13, 790-797.
Ayres, J. R. C. M. (2001). Sujeito, intersubjetividade e práticas
de saúde. Ciência e Saúde Coletiva, 6, 63-72.
Backes, D., Lunardi, V., & Lunardi Filho, W. D. (2006). A
humanização hospitalar como expressão da ética. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, 14, 132-135.
Bucher, R (1992). Drogas e drogadição no Brasil. Porto Alegre:
Artes Médicas.
Cairus, H. F., & Ribeiro Jr, W. A. (2005). Textos hipocráticos: o
doente, o médico e a doença. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
Canoletti, B., & Soares, C. B. (2005). Programas de prevenção
ao consumo de drogas no Brasil: uma análise da produção científica
de 1991 a 2001. Interface – Comunicação, Saúde e Educação, 9,
115-129.
Capra, F. (1982). O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix.
Caprara, A. (2003). Uma abordagem hermenêutica da relação
saúde-doença. Cadernos de Saúde Pública, 19, 923-931.
Carranza, D. V. V., & Pedrão, L. J. (2005). Satisfacción personal
del adolescente adicto a drogas em el ambiente familiar durante
la fase de tratamiento em um instituto de salud mental. Revista
Latino-Americana de Enfermagem, 13, 836-844.
Cartana, M., Santos, S. M. A., Fenili, R. M., & Spricigo, J.
S. (2004). Prevenção do uso de substâncias psicoativas. Texto e
Contexto de Enfermagem, 13, 286-289.
Ferreira, P. S., & Luis, M. A. V. (2004). Percebendo as
facilidades e dificuldades na implantação de serviços abertos em
álcool e drogas. Texto e Contexto de Enfermagem, 13, 209-216.
Gazzinelli, M. F., Gazzinelli, A., Reis, D. C., & Penna, C. M.
M. (2005). Educação em saúde: conhecimentos, representações
sociais e experiências da doença. Cadernos de Saúde Pública, 21,
200-206.
Gelbcke, F. L., & Padilha, M. I. C. S. (2004). O fenômeno das
drogas no contexto da promoção da saúde. Texto e Contexto de
Enfermagem, 13, 272-279.
Kalina, E., Kovadloff, S., Roig, P. M., Serran, J. C., & Cesarman,
F. (1999). Drogadição hoje: indivíduo, família e sociedade. Porto
Alegre: Artes Médicas.
Leite, M. C. (2000).  Aspectos básicos do tratamento da
síndrome de dependência de substâncias psicoativas. Brasília:
Presidência da República, Gabinete de Segurança Intitucional,
Secretaria Nacional Antidrogas.
Macieira, M (2000). Tratamento da dependência química:
experiência do PAA-HUCAM-UFES. Em M. A. Luis & M.
A. Santos (Orgs.), Uso e abuso de álcool e drogas: trabalhos
apresentados no VI Encontro de Pesquisadores em Saúde Mental
e V Encontro de Especialistas em Enfermagem Psiquiátrica (pp.
47-51). Ribeirão Preto: FIERP-EERP-USP/FAPESP.
Macrae, E. (2001). Antropologia: aspectos sociais, culturais e
ritualísticos. Em S. Seibel & A. Toscano Jr. (Eds.), Dependência
de drogas (pp. 25-34). São Paulo: Editora Atheneu.
Marinho, M. B. (2005). O demônio nos “paraísos artificiais”:
considerações sobre as políticas de comunicação para a saúde
relacionadas ao consumo de drogas. Interface: Comunicação, Saúde
e Educação, 9, 345-354.
Martins, E. R., & Corrêa, A. K. (2004). Lidar com substâncias
psicoativas: o significado para o trabalhador de enfermagem. Revista
Latino-Americana de Enfermagem, 12, 398-405.
Mendes, E. V. (1996). Um novo paradigma sanitário: a produção
social da saúde. Em E. V. Mendes (Org.), Uma agenda para a saúde
(pp. 233-297). São Paulo: Hucitec.
Occhini, M., & Teixeira, M. (2006). Atendimento a pacientes
dependentes de drogas: atuação conjunta do psicólogo e do
psiquiatra. Estudos de Psicologia (Natal), 11, 229-236.
Organização Mundial da Saúde (2001). Transtornos devido ao
uso de substâncias. Em Organização Pan-Americana da Saúde &
Organização Mundial da Saúde (Orgs.). Relatório sobre a saúde
no mundo. Saúde Mental: nova concepção, nova esperança (pp.
58-61). Brasília: Gráfica Brasil.
Ornellas, C. (1999). As doenças e os doentes: a apreensão das
práticas médicas no modo de produção capitalista. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, 7, 19-26.
Queiroz, M. S. (2003).  Saúde e doença: um enfoque
antropológico. Bauru: EDUSC.
Queiroz, M. S. (1986). O paradigma mecanicista da medicina
ocidental moderna: uma perspectiva antropológica. Revista de Saúde
Pública, 20, 309-317.
Rezende, A. L. M. (1986). O processo saúde-doença. Em A.
L. M. Rezende (Org.), Saúde e dialética do pensar e do fazer (pp.
85-98) (2ª ed). São Paulo: Cortez.
Ribeiro, M. (2004). Organização de serviços para o tratamento
da dependência do álcool. Revista Brasileira de Psiquiatria, 26,
50-62.
Rosa, A. S., Cavicchioli, M. G. S., & Bretãs, A. C. P. (2005). O
processo saúde-doença-cuidado e a população em situação de rua.
Revista Latino-Americana de Enfermagem, 13, 576-582.
Scivoletto, S., & Morihisa, R. (2001). Conceitos básicos em
dependência química de álcool e outras drogas na adolescência.
Jornal Brasileiro de Dependência Química, 2, 30-33.
Sevalho, G. (1993). Uma abordagem histórica das representações
sociais de saúde e doença. Cadernos de Saúde Pública, 9, 349-
363.
Silveira Filho, D. (1995).  Drogas: uma compreensão
psicodinâmica das farmacodependências.  São Paulo: Casa do
Psicólogo.
Toscano Jr., A. (2001). Um breve histórico sobre o uso de
drogas. Em S. Seibel & A. Toscano Jr. (Eds.). Dependência de
drogas (pp. 7-23). São Paulo: Atheneu.
Recebido em 12.02.08
Primeira decisão editorial em 19.11.08
Versão final em 19.12.08
Aceito em 17.04.09    

CENTRO MINEIRO DE TOXICOMANÍACO,MG.
Considerações gerais.

Centro Mineiro de Toxicomania traça perfil do dependente químico atendido pela unidade

ImprimirE-mail
cmt
Foto: Comunicação Fhemig
 

Reconhecido pela Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) como Centro de Excelência para tratamento de dependentes químicos, o Centro Mineiro de Toxicomania (CMT), da rede FHEMIG, vem trabalhando para difundir junto à sociedade que o problema da dependência tem cura e que os pacientes podem ser inseridos novamente no convívio social.
A diretora do CMT, Raquel Martins Pinheiro, explica que os projetos terapêuticos são sempre construídos a partir das questões singulares trazidas por cada usuário, e que o tempo de tratamento varia de acordo com a resposta do paciente. Ela informa que a unidade é cadastrada no Ministério da Saúde como um Centro de Atenção Psicossocial, voltado para o atendimento, no Sistema Único de Saúde, aos pacientes que apresentam uso abusivo/dependência de álcool e outras drogas.
O Centro Mineiro de Toxicomania tem capacidade para receber em tratamento 225 pacientes, sendo dotado de leitos de desintoxicação e repouso, espaço de permanência-dia, atendimentos individuais nas áreas de enfermagem, clínica médica, psicologia e psiquiatria, além das oficinas terapêuticas. Realiza reuniões com grupos de orientação a familiares de usuários de álcool e outras drogas. Segundo Raquel Martins Pinheiro, o CMT possui um banco de dados em constante atualização e, entre as muitas análises dos perfis dos pacientes atendidos, destaca-se um estudo comparativo entre os usuários de drogas e álcool.
Estatísticas
Em 2010, do total de 921 pessoas que procuraram tratamento no CMT, o percentual dos usuários de álcool foi menor (39,63%) em comparação com os seis primeiros meses deste ano (40,41%). Historicamente, desde 1997, os usuários de álcool mantiveram um percentual em torno de 40% e os usuários de crack, em torno de 30%. Contudo, este perfil vem se alterando gradativamente. Até 20 de junho deste ano, os usuários de crack (41,03%) ultrapassaram os usuários de álcool ( 40,41%). Os homens representam mais de 80% dos pacientes tratados pelo CMT, tanto em relação ao uso de álcool, quanto ao uso de crack. Em relação à escolaridade, o maior índice de usuários tanto de álcool quanto de crack se concentra entre os com 1º grau incompleto. No tocante à faixa etária, os usuários de álcool ficaram significativamente, em 2010, entre 18 e acima de 50 anos. Em 2011, entre 25 e acima de 50 anos.
Já os usuários de crack ficaram, em 2010, entre 13 e 49 anos e, em 2011, entre 25 e 50 anos. Quanto ao estado civil, em 2010, os usuários de álcool eram, em sua maioria, sozinhos, 61,64% (solteiro, divorciado, viúvo, separado). Este ano, só nos primeiros seis meses, esse número subiu para 69,38%. Entre os usuários de crack atendidos pelo CMT, em 2010, 71,53% eram sozinhos e este índice subiu para 76,30%, nos seis primeiros meses deste ano. De acordo com os dados, o perfil dos usuários de álcool atendidos pelo CMT é composto por homens, na faixa etária entre 25 e mais de 50 anos e sozinhos, que abandonaram os estudos no primeiro grau. Já os usuários de crack abandonaram a escola no primeiro e segundo graus, estão na faixa etária entre 25 a 50 anos e também são sozinhos.
DEPOIMENTOS DE PATRICIA .

PATRICIA




Meu nome é Patrícia, tenho 17 anos, e encontro-me no momento quase sem forças, mas pedi para a enfermeira Dane minha amiga, para escrever esta carta que será endereçada aos jovens de todo o Brasil, antes que seja tarde demais. Eu era uma jovem "sarada", criada em uma excelente família de classe média alta de Florianópolis. Meu pai é Engenheiro Eletrônico de uma grande estatal, e procurou sempre para mim e para meus dois irmãos dar tudo de bom e o que tem de melhor, inclusive liberdade que eu nunca soube aproveitar. Aos 13 anos participei e ganhei um concurso para modelo e manequim para a Agência Kasting e fui até o final do concurso que selecionou as novas Paquitas do programa da Xuxa. Fui também selecionada para fazer um Book na Agência Elite em São Paulo. Sempre me destaquei pela minha beleza física, chamava a atenção por onde passava. Estudava no melhor colégio de "Floripa", Coração de Jesus. Tinha todos os garotos do colégio aos meus pés. Nos finais de semana freqüentava shopping, praias, cinema, curtia com minhas amigas tudo o que a vida tinha de melhor a oferecer às pessoas saradas, física e mentalmente.Porém, como a vida nos prega algumas peças, o meu destino começou a mudar em outubro de 1994. Fui com uma turma de amigos para a OCTOBERFEST em Blumenau. Os meus pais confiavam em mim e me liberaram sem mais apego. Em Blumenau, achei tudo legal, fizemos um esquenta no "Bude", famoso barzinho da Rua XV. À noite fomos ao "PROEB" e no "Pavilhão Galego" tinha um show maneiro da Banda Cavalinho Branco. Aquela movimentação de gente era trimaneira". Eu já tinha experimentado algumas bebidas, tomava escondido da minha mãe o Licor Amarula, mas nunca tinha ficado bêbada. Na quinta feira, primeiro dia de OCTOBER, tomei o meu primeiro porre de CHOPP. Que sensação legal curti a noite inteira "doidona", beijei uns 10 carinhas, inclusive minhas amigas colocavam o CHOPP numa mamadeira misturado com guaraná para enganar os "meganha", porque menor não podia beber; mas a gente bebeu a noite inteira e os "otários" não percebiam. Lá pelas 4h da manhã, fui levada ao Posto Médico, quase em coma alcoólico, numa maca dos Bombeiros. Deram-me umas injeções de glicose para melhorar. Quando fui ao apartamento quase "vomitei as tripas", mas o meu grito de liberdade estava dado.No dia seguinte aquela dor de cabeça horrível, um mal estar daqueles como tensão pré- menstrual. No sábado conhecemos uma galera de S.Paulo, que alugaram um "ap" no mesmo prédio. Nem imaginava que naquele dia eu estava sendo apresentada ao meu futuro assassino.Bebi um pouco no sábado, a festa não estava legal, mas lá pelas 5:30h da manhã fomos ao "ap" dos garotos para curtir o restante da noite. Rolou de tudo e fui apresentada ao famoso baseado "Cigarro de Maconha", que me ofereceram. No começo resisti, mas chamaram a gente de "Catarina careta", mexeram com nossos brios e acabamos experimentando. Fiquei com uma sensação esquisita, de baixo astral, mas no dia seguinte antes de ir embora experimentei novamente. O garoto mais velho da turma o "Marcos", fazia carreirinho e cheirava um pó branco que descobri ser cocaína. Ofereceram-me, mas não tive coragem aquele dia.Retornamos a "Floripa" mas percebi que alguma coisa tinha mudado, eu sentia a necessidade de buscar novas experiências, e não demorou muito para eu novamente deparar-me com meu assassino "DRUGS". Aos poucos meus melhores amigos foram se afastando quando comecei a me envolver com uma galera da pesada, e sem perceber eu já era uma dependente química, a partir do momento que a droga começou a fazer parte do meu cotidiano. Fiz viagens alucinantes, fumei maconha misturada com esterco de cavalo, experimentei cocaína misturada com um monte de porcaria. Eu e a galera descobrimos que misturando cocaína com sangue o efeito dela ficava mais forte, e aos poucos não compartilhávamos a seringa e sim o sangue que cada um cedia para diluir o pó. No início a minha mesada cobria os meus custos com as malditas, porque a galera repartia e o preço era acessível. Comecei a comprar a "branca" a R$ 7,00 o grama, mas não demorou muito para conseguir somente a R$ 15,00 a boa, e eu precisava no mínimo 5 doses diárias. Saía na sexta-feira e retornava aos domingos com meus "novos amigos". Às vezes a gente conseguia o "extasy", dançávamos nos "Points" a noite inteira e depois farra.O meu comportamento tinha mudado em casa, meus pais perceberam, mas no início eu disfarçava e dizia que eles não tinham nada a ver com a minha vida. Comecei a roubar em casa pequenas coisas para vender ou trocar por drogas. Aos poucos o dinheiro foi faltando e para conseguir grana fazia programas com uns velhos que pagavam bem. Sentia nojo de vender o meu corpo, mas era necessário para conseguir dinheiro. Aos poucos toda a minha família foi se desestruturando. Fui internada diversas vezes em Clínicas de Recuperação. Meus pais sempre com muito amor gastavam fortunas para tentar reverter o quadro. Quando eu saía da Clínica agüentava alguns dias, mas logo estava me picando novamente. Abandonei tudo: escola, bons amigos e família.Em dezembro de 1997 a minha sentença de morte foi decretada; descobri que havia contraído o vírus da AIDS, não sei se me picando, ou através de relações sexuais muitas vezes sem camisinha. Devo ter passado o vírus a um montão de gente, porque os homens pagavam mais para transar sem camisinha. Aos poucos os meus valores, que só agora reconheço, foram acabando, família, amigos, pais, religião, Deus, até Deus, tudo me parecia ridículo. Meu pai e minha mãe fizeram tudo, por isso nunca vou deixar de amá-los.Eles me deram o bem mais precioso que é a vida e eu a joguei pelo ralo. Estou internada, com 24kg, horrível, não quero receber visitas porque não podem me ver assim, não sei até quando sobrevivo, mas do fundo do coração peço aos jovens que não entrem nessa viagem maluca... Você com certeza vai se arrepender assim como eu, mas percebo que é tarde demais pra mim. OBS.: Patrícia encontrava-se internada no Hospital Universitário de Florianópolis e descreve a enfermeira Danelise, que Patrícia veio a falecer 14 horas mais tarde que escreveram essa carta, de parada cardíaca respiratória em conseqüência da AIDS.Por favor, repassem esta carta. Este era o último desejo de Patrícia.

INDICAÇÃO DE CLÍNICA ESPECIALIZADA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA.
PROFISSIONAIS E UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR 
PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS E UMA IMENSA BOA VONTADE.
CONTATE-NOS.
RESGATE E REMOÇÃO PROFISSIONAL.
marcio.soares86@yahoo.com.br Cel.35 98552622 e Cel 35 88538200
MEDITAÇÃO GUIADA AUTO ACEITAÇÃO
Meditação guiada por Keli Soares.Psicóloga.
GRUPOS DE AJUDA.
NARCÓTICOS ANÔNIMOS.
AMOR EXIGENTE.APOIO A FAMILIARES.
PALESTRA PARA OS FAMILIARES.
MUSICA OFICIAL DE NARCÓTICOS ANÔNIMOS.
BANDA CALYPSO.
AGRADECIMENTOS.
A todos os órgãos, municipais,estaduais,federais,organizações não governamentais,entidades religiosas,policia militar,Proerd,comunidades terapêuticas,clinicas particulares,hospitais psiquiátricos e a DEUS...Força maior que movimenta todas as coisas.
GRATIDÃO POR UM 2012 REPLETO DE REALIZAÇÕES E CURAS.
A TODOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA QUE ESTE BLOG CHEGASSE ÁS MÃOS NECESSITADAS DE UMA ESPERANÇA.
FELIZ 2013.
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario