sábado, 1 de diciembre de 2012

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!:01/12/2012.

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!:ORAÇÕES,PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO "CONHEÇA TE A  TI MESMO(a)"INVENTÁRIO MORAL.HOMENAGEM IN MEMORIAM AO DR. CEZAR RODRIGUES CAMPOS.(PSIQUIATRA)EX-SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELO HORIZONTE-MG.AÇÃO CONTRA A LEGALIZAÇÃO E DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA.MACONHA E SEUS EFEITOS NO CÉREBRO,PETIÇÃO PÚBLICA CONTRA A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA,INDICAÇÃO DE CLÍNICA VOLUNTÁRIA E INVOLUNTÁRIA,REMOÇÃO E RESGATE ESPECIALIZADO,MEDITAÇÃO GUIADA POR KELI SOARES.(PSICOLOGA)PROGRAMA ANTI-TABAGISMO DO GOVERNO FEDERAL-SUS.(SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.)NARCÓTICOS ANÔNIMOS.AGRADECIMENTOS POR MARCIO SOARES.

ORAÇÕES.
ORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS,
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE 
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.


"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."





MUDANDO A DIDÁTICA PARA SER POSITIVO E AUTOCONSCIENTE.
Curso realizado em Ribeirão Preto para o Projeto Alcance.Centro de atenção provisória para crianças e adolescentes dependentes químicos.

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO "CONHEÇA TE A TI MESMO(A)"
CINCO PASSOS PARA SER FELIZ...SÓBRIO E LÚCIDO.

• Primeiro Passo:Programa "Conheça te a ti mesmo(a)"
Venho lembrar que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios fundamentais deste trabalho.Nós somos os agentes e comandamos a nossa própria realização da recuperação,reabilitação e posterior cura de nossos problemas, os males que assolam nossa vida no dia a dia.
Inventário pessoal e moral:Devemos ter um diário pessoal e escrever nele
todas as emoções,sentimentos,atitudes e ações que praticamos em nosso dia a dia.
Nosso propósito é nos conhecermos mais, irmos a fundo,entrar no quarto escuro de nossa mente e fazer uma limpeza,dos pensamentos negativos,emoções descontroladas,medos e tudo que nos trazem mal estar.Vamos aprender a lidar com as dificuldades,obstáculos e as frustrações que nos atormentam.
Como faço isso:Através de um compartilhamento de todos os seus reais sentimentos e emoções e as atitudes e ações que acionamos por impulso ou por manipulação do pensamento.Escreva em seu Email, ou se desejar,entre no bate papo, marcando um horário para compartilhar seus sentimentos.O remédio começa a funcionar quando admitimos que precisamos de ajuda...Vamos jogar fora tudo que envelhece nosso palco da memória,através do reconhecimento de todos os nossos acertos e falhas de comportamento.Vamos, devagar,passo a passo, sermos melhores pessoas.
SEGUNDO PASSO."CONHEÇA TE A TI MESMO(a)
Não podemos nos esquecer que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios básicos.Ás vezes nós manipulamos a nós mesmos,temos que reconhecer,identificar(se é real ou manipulação de nossa mente) e visualizar.
Assim começamos a escrever como meta: o que nos traz ansiedade,medo,tristeza,angústia,emoções descontroladas e todos os sentimentos que nos consomem no dia a dia.
Então o segundo passo é estipular as metas semanais.
Vou dar um exemplo simples:Eu menti durante muitos anos em minha vida para um Deus conforme eu o compreendo,menti pra mim mesmo(a) e para as outras pessoas.
Estou compartilhando coisas que eu fiz durante um longo tempo em minha vida para conseguir meus objetivos e a mentira se tornou uma coisa normal para mim, mesmo que prejudicasse as pessoas e a mim mesmo, eu tinha que ter o controle de uma tal situação,uma mentira leva a um abismo, um abismo leva a outros abismos.
Com esta técnica de reconhecer,identificar e visualizar as atitudes e ações,consegui não mentir mais.A verdade não se explica.Uma mentira leva a outras mentiras...
O segundo passo é então escrever em seu diário ou no inventario moral as metas que temos que começar a cumprir, não vamos nos culpar,sem sentimento de culpa ou ressentimentos...estamos aqui para nos melhorarmos como pessoas.Evoluir...
EX: Minha meta desta semana será organizar meus pensamentos,existe em mim sentimentos e emoções que estão fora de meu controle, é uma relação amorosa que terminou, mas os sentimentos e as emoções sugam minha energia positiva e desestrutura minha saúde emocional.Espero que tenham entendido de como funciona o segundo passo...duvidas. marcio.soares86@yahoo.com.br ou no bate papo confidencial.

ps:Eu compartilho neste grupo todos os meus barulhos,fantasmas e leões que tenho que enfrentar todos os dias...se alguém desejar, faça o mesmo.
Aqui queremos princípios acima de personalidade e o alicerce espiritual do grupo é o Anonimato.Este grupo é secreto, só membros do grupo podem ver,postar, etc.
TERCEIRO PASSO."Conheça te a ti mesmo".
Já estamos começando a engatinhar em nosso programa de "Conheça te a ti mesmo(a),
Começamos a reconhecer,identificar e visualizar nossos pensamentos,ações,sentimentos,emoções...sentimos e vimos que tanto a alegria como a tristeza são sentimentos que nos ocorrem no dia a dia.A dor é inevitável,mas o sofrimento é opcional.Agora vamos admitir a nós mesmos,a outras pessoas e a um poder superior que somos falhos e que estamos no caminho evolutivo,nos conhecendo e melhorando como pessoas.Não é do dia pra noite que começamos a sentir que estamos realmente mudando...as nossas ações e atitudes nos demonstram quando no final da noite fazemos uma reflexão do nosso dia.
Esta admissão é fundamental, pois não podemos ficar no auto-engano e nem ter reservas, tipo,foi apenas uma mentirinha,amanhã faço minha reparação,temos que ter a certeza que estamos sendo fiéis conosco mesmo,pois fomos criados e vivenciamos uma inversão de valores e estamos nos capacitando para modificar esses comportamentos.
É muito importante a fé em um poder superior conforme cada um de nós compreende, recomendo que façam uma oração, conversem com Deus, ou façam a Oração da serenidade,eu particularmente faço primeiro a oração da serenidade,após converso com meu Poder Superior.Eu sempre dizia a alguns companheiros de adicção ativa que nunca eu deixava minhas falhas e meus defeitos de caráter que ocorriam em um certo momento,chegar aos céus...eu fazia minha reparação relâmpago,reconhecia o erro e o admitia e me prontificava a reparar meus danos.Este é um determinante do terceiro passo.Não esquecendo que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios básicos.Trabalhamos nossa consciência com sobriedade e lucidez.
Frase do dia.Sobriedade."Aceitar a mim mesmo como eu sou,aceitar as pessoas como elas são e ao mundo como ele é..."

"Relacionamento Minuto"4 passo do programa "Conheça te a ti mesmo"
Esta etapa é dividida em 3 objetivos.
1-Objetivo minuto
2-Objetivo elogio
3-Objetivo repressão.

O objetivo minuto é simples é uma a continuidade do 3 passo, que é o de escrever em um inventário moral todas as ações,atitudes,sentimentos e emoções no dia a dia.Porém o objetivo minuto nós fazemos da seguinte forma: anotamos em uma folha em branco nossos objetivos para a semana toda, é uma maneira de nós nos lembrarmos a todo minuto dos nossos objetivos...convém olhar esta folha com os objetivos escritos a qualquer momento, é rápido. por isso o nome de objetivo minuto.Vou dar um exemplo:
Se um dos meus objetivos é estudar química, e eu não gosto de fazê-lo mas é necessário para realizar outros objetivos, como passar no vestibular.Me coloco inteiramente no propósito de em um determinado horário estudar química.
2-Objetivo elogio:Consegui o meu objetivo de estudar química e melhorei meus conhecimentos e minha nota no boletim escolar.Faça alguma coisa que te faça feliz, e
comemore com um elogio a você mesma(o).
3-Objetivo repressão:Eu não estudei Química porque não gosto e minhas notas foram abaixo do percentual exigido.Faça a você mesma(o) um repressão...coloque-se de castigo...uma punição que você próprio vai escolher.Ex.Estudar Química em horários fora do objetivo minuto,assim eu me puno e melhoro meus conhecimentos em química e minhas notas.
É muito simples este 4 passo.
Existem muitos objetivos que temos em relação a nós, para nos melhorarmos como pessoa, como ser humano...anotaremos nossos defeitos de caráter,nossas falhas e num dia determinado por nós mesmos,Ex (sábado)examinaremos onde merecemos ter um objetivo elogio, ou um objetivo repressão.
É fundamental os três princípios básicos: Honestidade,mente aberta e boa vontade.
Somos nós e nossa consciência a reconhecer,identificar e visualizar nossos comportamentos.Se estamos melhorando,onde temos maior dificuldade,se preciso de ajuda de alguém, enfim, este quarto passo vai nos deixar atento e vigilante quanto ao nosso reconhecimento de nós mesmos...sem mentiras,manipulações,sem egoísmo,orgulho,etc.
Frase da noite:Ser líder de mim mesmo.

5 passo do programa "CONHEÇA TE A TI MESMO(a)
Este passo é o mais destemido...
Vamos fazer um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos.
Fazer este passo precisa-se de coragem de agir, não importando como nos sentimos.
Vamos contar nossa história pessoal desde o nascimento até os dias de hoje.
Vamos relatar nossos medos,timidez,sexualidade,amizades, abusos sexuais, relações homossexuais,trabalho,vícios como:Drogas,álcool,jogos de azar,compulsão por comida,fobias,compulsão por dinheiro,por sexo,relacionamentos incestos, amorosos,relacionamentos com irmãos e irmãs,primos e primas,tios e tias,nossos sonhos,nossas frustrações...enfim vamos colocar no papel,escrever tudo que sabemos sobre nós mesmos,nossos valores,virtudes,talentos,alegrias e tristezas, defeitos de caráter,como gostaríamos de ser e de ter no dia de hoje e daqui a 5 anos.
Quando começarmos a escrever vamos nos lembrar dos princípios básicos de recuperação do nosso eu interior:honestidade,mente aberta e boa vontade.
Não vamos nos preocupar com o ressentimento,remorso,culpa ou qualquer coisa que nos coloque para baixo.
Desejo uma boa sorte a todos nós.
Eu já fiz três vezes este inventário moral...
Passei a me conhecer com minhas qualidades e defeitos e o mais importante...
modifiquei muitos comportamentos que me traziam medo,tristeza,angústia e fiz uma conversão total na área da saúde Espiritual...que é a base e o alicerce de todos os aspectos de nossa saúde.


INVENTÁRIO MORAL PROFUNDO E DESTEMIDO DE NÓS MESMOS.






Sexo.
Esta é uma área muito difícil para a maioria de nós.De fato,podemos nos sentir tentados a parar por aqui,pensando:"Chega,isto foi longe demais!De forma alguma irei catalogar meu comportamento sexual" Mas temos se superar rapidamente essa má vontade.Poderá ser útil pensar nas razões pelas quais precisamos tomar essa atitude como diz o livro It works:How and why.!"queremos estar em paz com nossa própria sexualidade".É por isso que precisamos incluir nossas crenças e comportamentos sexuais no inventário.É importante lembrar,a esta altura, que não estamos fazendo um inventário para nos compararmos com aquilo que julgamos ser"normal"para os outros,mas apenas identificar nossos próprios valores,princípios e regras morais.
1-Como meu comportamento sexual se baseava no egoísmo?
2-Tenho confundido sexo com amor?O que resultou dessa confusão?
3-Como tenho usado o sexo para tentar evitar a solidão ou preencher o vazio espiritual?
4-De que maneira procurei ou evitei o sexo,compulsivamente?
5-Houve alguma prática sexual que me deixou envergonhado ou com sentimentos de culpa?Qual?Por que me senti assim?
6-Alguma de minhas práticas sexuais machucou a mim mesmo ou aos outros?
7-Sinto-me à vontade com minha sexualidade?Caso contrário,por que não?
8-Sinto-me à vontade com a sexualidade dos outros?Caso contrário por que não?
9-O sexo constitui um pré-requisito em todas ou na maioria de minhas relações?
10-O que significa para mim,uma relação saudável?

ABUSO.
Precisamos ter o maior cuidado antes de iniciar esta seção.Na verdade,talvez seja necessário adiar este assunto para uma fase posterior da nossa recuperação;Devemos utilizar todos os recursos disponíveis para tomar a decisão quanto a começar esta seção agora.É preciso:estabelecer nosso próprio critério quanto ao fato de estar ou não preparados para aguentar a dor que irá nos causar;Falar com nosso amigo ou amiga confidente(podemos chamá-los de Madrinha ou padrinho) e fazer uma oração.Se for necessário podemos procurar outra pessoa como padrinho ou madrinha para partilharmos esta seção.Se decidirmos ir adiante,devemos estar cientes de que o trabalho nesta área do nosso quinto passo será provavelmente o mais doloroso que iremos fazer em recuperação.Registrar os momentos em que fomos negligenciados ou feridos pelas pessoas que deveriam nos amar e proteger certamente nos causará alguns sentimentos mais dolorosos que vivenciaremos.Contudo,é importante fazer isso
quando estivermos preparados.Enquanto mantivermos a dor escondida dentro de nós,em segredo,ou poderá contribuir para uma auto-imagem negativa,ou outras crenças destrutivas.Deixar a verdade vir à tona inicia um processo que pode conduzir ao alívio da nossa dor.Nós não tivemos culpa.(Não somos responsáveis por tudo que fizemos enquanto na adicção ativa,insanidade mental, e sim, responsáveis pela nossa recuperação)
11-Alguma vez sofri abuso?Por parte de quem?Que sentimentos tive ou tenho agora a esse respeito?
12-O fato de ter sofrido abuso afetou minhas relações com os outros?Como?
13-Se eu tenho me sentido vítima durante grande parte de minha vida,por ter sofrido abuso na infância,que passos posso dar para ser devolvida a plenitude espiritual?
Meu Poder Superior pode ajudar?Como?
É possível também que tenhamos abusado de outras pessoas,física,mental ou verbalmente.Falar sobre isso deverá certamente nos causar bastante vergonha.Não podemos deixar que essa vergonha se transforme em desespero.É importante encarar nosso comportamento,aceitar a responsabilidade por ele e nos esforçar para mudá-lo.Escrever sobre isso é a primeira atitude a tomar.Trabalhar o nosso eu interior após esta faze do programa irá ajudar a fazer reparações por aquilo que fizemos aos outros.
14-Alguma vez abusei de alguém?De quem e como?
15-O que estava sentindo e pensando,antes de prejudicar alguém?
16-Culpei minha vítima ou inventei desculpas para meu comportamento?Descreva.
17-Confio no meu Poder Superior para atuar na minha vida e me prover com o que preciso,para que eu não tenha mais que prejudicar seja quem for?Estou disposto a viver com os sentimentos dolorosos,até que sejam modificados pela prática do nosso programa?

QUALIDADES.
A maioria das perguntas anteriores se destinou a nos ajudar a identificar a natureza exata de nossas falhas,informando de que precisaremos trabalhar este passo com uma gama de temas para que nos livremos de nossa adicção e nosso comportamento obsessivo compulsivo.Queremos fazer isto por duas razões. Primeiro para termos um quadro completo de nós mesmos através do trabalho deste passo não um quadro tendencioso.Segundo,para saber quais os aspectos do nosso caráter e comportamento queremos preservar nas nossas vidas.
18-Que qualidades tenho,das quais gosto?Do que os outros gostam?Quais qualidades me são úteis?
19-De que forma tenho demonstrado consideração por mim mesmo e pelos outros?
20-Que princípios espirituais estou praticando?Como isso tem modificado minha vida?
21-Como minha fé e confiança no Poder Superior têm crescido?
22-Em que se baseia minha relação com meu padrinho ou madrinha?Como vejo essa experiência positiva se refletir em outras relações?
23-Que objetivos alcancei?Tenho agido para atingir outras metas?Quais são e como estou agindo?
24-Quais são meus valores?Quais me comprometi a seguir e como?
25-Como estou demonstrando minha gratidão pela recuperação?
Frase do dia: Só por hoje estou limpo e sóbrio...em busca de minha liberdade, estou grato à Deus conforme eu o compreendo.
SEGREDOS.
Antes de terminar este passo,devemos parar para refletir:há alguma coisa que nos tenha escapado,intencionalmente ou não?Há alguma coisa que achamos ser tão ruim que não podemos incluir no nosso inventário?Em caso afirmativo,devemos ficar certos de que muitos já trabalharam este passo,e ainda não surgiu nenhuma situação que fosse tão singular que nos levasse a criar um novo termo para descrevê-la.Manter segredos constitui uma ameaça para a nossa recuperação.Enquanto estivermos mantendo um segredo,estaremos de fato colocando uma restrição no nosso programa.
1-Há segredos sobre os quais não tenha ainda descrito?Quais?
Outra questão que devemos nos colocar é se existe alguma coisa,neste inventário,que seja um exagero da realidade ou que não seja de todo verdade.
Quase todos nós temos a dificuldade de separar a realidade de ficção nas nossas vidas.A maioria de nós tinha acumulado "bravatas" que estavam tão destorcidas que talvez
contivessem apenas uma parte da verdade-inventamos,porque queríamos impressionar os outros.Achávamos que não havia nada que fosse verdade e que nos fizesse sentir bem; por isso,inventamos mentiras numa tentativa de parecer melhores.Mas não precisamos mais fazer isso.Estamos construindo uma verdadeira auto-estima através desse passo,esse inventário moral profundo e destemido,não uma falsa,baseada em alguma imagem distorcida.Agora é a hora de contar a verdade sobre nós.
2-Há alguma coisa neste inventário que não seja real,ou qualquer história que eu tenha contado inúmeras vezes,mas que não seja verdadeira?
SEGUINDO EM FRENTE.
Terminar este passo pode representar muitas coisas-talvez nos desiluda,talvez nos alegre,talvez nos provoque desconforto.Seja qual for o sentimento,podemos,no entanto,sentir satisfação com o que conquistamos.Veremos ainda uma serie de coisas que devemos fazer para que a partir de agora,iremos sentir que nossa compreensão de um Poder Superior já é um fato real em nossas vidas.Nossa espiritualidade, nossa saúde mental, física,emocional,social e espiritual estão em harmonia com o nosso verdadeiro eu.A parte espiritual de nossa doença adicção, que é o egocentrismo já é carta fora do baralho.Vamos em busca de nossa cura completa de nossa doença,de nossos transtornos obsessivos compulsivos.
Visualizamo-nos com uma ótica bem diferente de quando começamos este programa.Nossos sentimentos e nossa afetividade são reais.Vamos falar na próxima seção sobre a nossa admissão a Deus,a nós mesmos e a outros seres humanos a natureza exata de nossas falhas.É um passo da literatura de Narcóticos Anônimos, mas que vou simplificar para que seja mais uma das ferramentas a somar em nossa bagagem de conhecimentos.Estamos indo assertivamente para a cura completa de todos os nossos males.
É muito importante que estejamos corretos quanto ao nosso Inventário,pois só podemos seguir em frente se não tivermos dúvidas, e a veracidade de tudo que escrevemos neste inventário,pois é ele que nos direcionará para sermos pessoas diferentes do que eramos.Agora somos pessoas com a consciência plena de que estamos nos melhorando como pessoas.
Frase do dia:Gratidão a Deus, por tudo que tem feito por nós.




HOMENAGEM IN MERORIAN.

Resolvi fazer esta homenagem ao meu Tio Cezar, devido à grande contribuição e amor que ele exercia em nosso País na área de Saúde mental,modelando um novo conceito de cidadania e amor incondicional aos seres humanos.
Lutou toda a sua vida profissional em prol de todos nós.
Depois do trágico atropelamento foi tratado pelo SUS,Velado na Faculdade de Medicina e enterrado em jazigo da Prefeitura.
EM nome de toda a nossa família te agradecemos pelo grande exemplo de justiça,bondade e amor incondicional.
Esteja em paz meu querido Tio.
Querido Tio,
Que seu trabalho seja luz e se expresse aqui em baixo conforme sua paixão.
CEZAR RODRIGUES CAMPOS.
1940-1999
IN MEMORIAN.
CEZAR, QUERIDO
É cedo,ainda assim,você parte já desta luta que há tantos anos travamos juntos:a luta pelo homem,e por aquilo que lhe cabe de direito.
Não por alguma inefável essência humana,nem pelo direito enquanto abstração,não por quimeras,nem por fantoches-mas pelos homens que habitam este mundo,no precário do seu tempo,no limite da sua carne;no rigor do seu trabalho,na tenacidade do seu desejo.
Por estes homens e por causa,se fez e há de fazer-se nossa luta,enquanto vida humana houver.E houve,na historia,o seu alento:sua beleza de homem e sua força de pai;seu toque de mestre,sua perícia de clínico,sua classe de cidadão.
No convívio,os laços entre nós terão a marca do claro do seu riso e do encanto do jeito.Na militância,nosso ímpeto fará apelo à sua lembrança;nosso porvir há de enlaçar sua memória.Digna cidadania,Cezar,esta que você exerceu.Digna de postura de homem público,sem posse ou pompa,digno de compromisso com a gestão pública,sem concessões nem privilégios;na politca,digna tomada de partido.
Agora você não pode mais;é tarde.E, sendo tarde,só nos resta te dizer muito pouco,agora.Cézar,foi bela,intensa e breve a vida que você nos deu.
FORUM MINEIRO DE SAÚDE MENTAL.
"Sejamos claros:depois de Cezar Rodrigues Campos,a saúde mental em minas e no Brasil nunca mais será a mesma.

CÉZAR RODRIGUES CAMPOS.1940-1999 IN MEMORIAN
Perdemos o amigo.A partir de agora.Cezar Rodrigues Campos restringe-se à dignidade de um significante.
Muito se poderia dizer,neste instante.Ao mesmo tempo,tudo ressoa supérfluo.Talvez fosse melhor o silêncio;um silêncio acolhedor,que permitisse reverberar,junto a nós,os eflúvios fecundos da existência recém-terminada.
No entanto o convite para trazer algumas palavras foi-me feito:mais do que isso,algo impõe-me a trazê-las.Percorro,então,a história de uma longa a amizade,procurando um ponto de partida;detenho num aspécto curioso,que poucos onhecem.Nos anos 60 e no inicio dos anos 70,Cezar Rodrigues Campos era um homem que não gostava e não queria saber de política.Para ele,tratava-se de prática nefasta,que tinha a pratica inexoravel de degradar o espirito humano.Acreditava-se apolitico e preferia limitar-se a ciência da Psiquiatria e à arte de tratar seus pacientes.De fato,revelou-se,desde o inicio, um excelente Clínico.Evitava,por conseguinte politica,mas,com seu temperamento bonachão e extrovertido,não evitava aos políticos:tinha transito por todas os grupos e tendências.Seu habitat preferido era em cima do muro.Já não estava ali,porém,quando,anos mais tarde,o tucano foi morar nessa região.
Cezar foi uma das raras pessoas em que a consciência política desabrochou na maturidade,com um ímpeto,com uma consistência e uma determinação que o levaram às ultimas consequencias.A que se deve evolução tão incomum?Farei minhas conjecturas.Seu eu tivesse que dizer,com uma só palavra,o que mais marcou a sua vida,não hesitaria em dizer:foi a paixão pelo coletivo.Ele sempre quiz melhor a cidade dos homens;sua vida foi uma luta pela cidadania.No campo da saúde,objetivo mais amplo.
Sim, a paixão pelo coletivo já esatava lá,desde o início, mesmo quando ele confiava na medicina e excluia a politica de seus planos.Exemplificando,Cezar teve grande participação na experiência pioneira no Hospital Galba Veloso,sob a direção de Jorge Papocki,inspirada nos principios de uma comunidade terapêutica.A partir dali,a meta passou a ser, mudar a Psiquiatria de nossa cidade e do nosso estado.Com essa finalidade,passou a admitir uma participação politica,embora restrita às associações profissionais.
A vida trouxe,então,vitórias fundamentais e reveses penosos.É possível que,analisando uns e outros ,ele tenha chegado a uma conclusão.O fato é que,a partir de certo momento,houve uma virada em sua vida.Lembro-me muito bem,Consigo inclusive precisar a data;foi em 1976,quando era Presidente da Associação Mineira de Psiquiatria.Neste momento, concluiu:não há como efetivar o direito à cidadania e a saúde sem considerar a dimensão politica.Mais tarde,conversando com ele a respeito,confessou-me:"Um fator decisivo para a mudança foi a compreensão de que o próprio conceito de doença mental é politicamente determinado".Guardei para sempre o seu depoimento.
A partir daí,constitui-se o cicadão que conhecemos.Alguém que trabalhou a dimensão politica da saúde mental,de modo particular,e da saúde,de modo geral,de maneira tão decidida, que fez disso o seu sintoma.Aprendemos com ele várias lições.Um dia,por exemplo,disse-me entusiamado:Chico,nossa utopia agora é esta:Uma sociedade sem manicômios!Ele estava certo.A REFORMA PSIQUIÁTRICA NO BRASIL,ganhou uma nova força com a redefinição de seus objetivos.Como esse homem público,tornou-se mais uma vez,um personagem raro.Num País em que o patrimônio público é sistematicamente dilapidado em proveito privado,ele amargou seu sacrifício pessoal em função do interesse comum.A paixão pelo coletivo definiu sua glória,mas, também,seu calvário.Na cidade dos homens com que sonhava não haveria manicômios, e saúde seira o direito de todos e dever do estado.Na sua dura realidade,todavia,esqueceu-se de seus direitos enquanto sujeito.Cezar cuidou bem de todos,mas não de si.O que particularmente sério num país como o nosso,em que o servidor público,principalmente o da área da saúde, tem enfrentado tratamento indistinto e cruel.
Cezar levou sua opção pelo interesse público,como já disse,às ultimas consequências.Apostou no SUS.Poe ele foi atendido nos últimos dias de sua vida.Veio a falecer no Hospital das Clínicas.Foi velado na faculdade de Medicina,Sepultado no jazigo da prefeitura.E, ainda dezenas e dezenas de instituções enviaram coroas e flores.E o que é mais importante:um público numeroso trouxe seu preito e seu pranto de forma espontânea,emocionante,inesquecível.Patrus Ananias,numa bela despedida,ponderou que perda assim causa grande dor,mas que existência assim merece celebração.O que haveria de tão fascinante em sua vida,capaz de comover tanta gente?
Não recuarei diante do enigma.Existe em sua história o épico.Refiro-me, por exemplo,àa epopeia da saúde mental.Sejamos claros:Depois de Cezar R.Campos,a saúde mental em minas gerais e no brasil nunca mais será a mesma.Além disso,existe também em sua história,o cômico.O bom espírito brincalhão e ar de desprezo pelos problemas da vida,a doçura e a leveza de gestos que o fizeram querido mesmo pelos seus adversários.E existe,finalmente,o trágico,ele deu de si com o seu trabalho,com o seu saber e, por fim,com o seu sangue.Como diz o poeta:"Os homens morrem tal como vivem".A cena do acidente de Juiz de Fora,que ocasionou a sua morte,, tem grande poder de síntese de toda uma rica existência,ao reunir ali o trágico,o cômico e o épico.Eis a cena:atropelamento por um coletivo quando se dirigia ao Palácio da Saúde.
Por Francisco Paes Barreto
Psicanalista ESP e Psiquiatria.



AÇÃO CONTRA A LEGALIZAÇÃO E DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NO BRASIL.
Maconha atrapalha o desenvolvimento do cérebro


ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS


Por Eduardo Martins em 5.02.2009 as 21:10

Um estudo descobriu novos efeitos da maconha no cérebro de jovens ou adultos que façam uso da substância: Eles têm maiores chances de ter problemas no desenvolvimento do cérebro.
Analisando imagens de tomografias, cientistas perceberam anormalidades nas áreas do cérebro responsáveis pelo armazenamento de memórias, pela linguagem e pelas habilidades físicas.
Polícia encontra plantação de maconha pelo Google Earth
As descobertas sobre estes efeitos da maconha são preocupantes, pois o uso da maconha é mais recorrente em adolescentes, fase em crucial para o desenvolvimento e amadurecimento do órgão.
“As fotos de cérebros de usuários e de pessoas que nunca chegaram perto da droga foram comparadas. Nosso estudo revelou danos críticos nos cérebros de usuários recorrentes da cannabis (maconha), e em regiões muito importantes do cérebro” declarou um dos autores da pesquisa que revelou as descobertas, Manzar Ashtari, do Hospital da Filadélfia, nos EUA.
Mesmo assim, os resultados são considerados “preliminares” – ainda mais pesquisa é necessária para poder afirmar essas descobertas com certeza.
Fumar maconha encolhe áreas do cérebro
De acordo com Ashtari o estudo envolveu um pequeno número de voluntários. Dos 14 usuários de maconha, 5 tinham histórico de alcoolismo, o que pode ter contribuído, também, para o resultado. Outra hipótese é que, talvez, as anormalidades no cérebro dos pacientes tenham causado essa predisposição para o consumo de drogas.
“Mesmo assim, os resultados que conseguimos já reforçam a idéia de que jovens devem permanecer afastados das drogas, além das razões óbvias, por causa do desenvolvimento neural que acontece nessa idade” comentou Ashtari. [Live Science]
Você também vai adorar:
Caro(a) MARCIO SOARES,

Este email é enviado para você do site PeticaoPublica.com.br para confirmar a sua assinatura como «MARCIO SOARES» no abaixo-assinado online:

«Manifesto Contra a Descriminalização das Drogas no Brasil.»

A sua assinatura no abaixo-assinado precisa de ser confirmada para garantir a autenticidade dos dados.

http://www.peticaopublica.com.br/Confirmacao.aspx?id=30222,125,911359

Clique no link acima para confirmar sua assinatura (ou copie o endereço para uma nova janela do seu browser).

Cumprimentos,
PeticaoPublica.com.br

PS - Não se esqueça de seguir o Petição Pública no Facebook e/ou no Twitter.
Se você é contra a Discriminilização, faça sua assinatura pelo site acima citado

INDICAÇÃO DE CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO VOLUNTÁRIA E INVOLUNTÁRIA.

RESGATE E REMOÇÃO ESPECIALIZADA PARA TODO O TERRITÓRIO NACIONAL. marcio.soares86@yahoo.com.br Cel.35 98552622 Vivo e Cel 35 88538200 Oi. Fixo.35 3712 6887. Poços de Caldas MG.
Segurança e profissionais em ação.
MEDITAÇÃO GUIADA POR KELI SOARES.PSICÓLOGA.
MEDITAÇÃO GUIADA:ABRIR A ALMA E VENCER OS VÍCIOS.
AUTO ESTIMA E AUTO-CONSCIÊNCIA
POR KELI SOARES.
PROGRAMA ANTI-TABAGISMO DO GOVERNO FEDERAL EM PARCERIA COM O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.SUS.-
PROCURE AJUDA. É DE GRAÇA.
O CIGARRO MATA MILHARES DE PESSOAS NO MUNDO.
NARCÓTICOS ANÔNIMOS.GRUPO DE AJUDA.
MUSICA OFICIAL DE NARCÓTICOS ANÔNIMOS.
12 PASSOS DE NA. AGRADECIMENTOS: Gostaria de agradecer em primeiro lugar a Deus,pela sua bondade,justiça e sabedoria utilizando o homem para transmitir a mensagem de auxilio`à todos os adictos e pessoas que sofrem de Transtornos obsessivos compulsivos, como as Drogas,álcool,sexo,jogos de azar,comida,pessoas,lugares,etc. Agradecer ao Governo Federal por estar investindo no programa contra o Crack,droga que invadiu todas as cidades,escolas,faculdades e não escolhe posição social,pobres,ricos,analfabetos e doutores graduados,nem raça,cor,religião.Está destruindo pessoas, famílias e desestruturando a sociedade num todo.
Agradecer ao profissionais que trabalham na Área de Saúde Mental,organizações,comunidades terapêuticas,Hospitais psiquiátricos,Casas de acolhimento e a todos os que se envolvem no combate às drogas e o alcoolismo.
Marcio Soares.


No hay comentarios:

Publicar un comentario