jueves, 5 de septiembre de 2013

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: ADICÇÃO VOCÊ PODE SE CURAR-31/08/2013

ADICÇÃO - VOCÊ PODE SE CURAR!: 05/09/2013...ORAÇÕES,PROJETO DE PREVENÇÃO DE DROGAS NAS ESCOLAS" DROGAS...OBRIGADO...PARA MIM NÃO!
AGRADECIMENTOS.

ORAÇÕES

ORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS,
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.


FORÇA.






"DEUS, CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO, PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA, NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO, EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."


Projeto Drogas...Obrigado, para mim não!

Essa proposta foi pensada numa
visão de inclusão social, pautada
em princípios humanistas, de
respeito ao próximo e valorização
da vida.
Luciana Goulart Ferreira
Márcio Soares


“Projeto Drogas...Obrigado, para mim não!”
Proponente:
Luciana Goulart Ferreira
lucyannagf@hotmail.com
Apoio:
Marcio Soares
marcio.soares86@yahoo.com.br
Introdução
Antigamente, a dependência química era vista como um desvio de   caráter, já hoje, a visão é completamente outra: a Organização Mundial
da Saúde (OMS) considera a dependência química uma doença. Se antes
eram vistos como viciados ou drogados, esses termos foram substituídos do
vocabulário médico por estarem empregando preconceito, sendo agora
designados usuários, ou dependentes químicos.
Porém, a sociedade brasileira se depara atualmente com uma situação
muito preocupante, que é a de jovens e crianças se envolvendo cada vez
mais cedo no mundo das drogas. Independentemente da classe social que
pertencem, seja ela baixa, média, ou classe alta, todos estão vulneráveis a
esse tipo de situação. Em praças, becos, ou até mesmo na rua, podeobservar vários grupos de usuários de drogas, e entre os adultos, notamos
infelizmente também vários adolescentes que, mais tarde, poderão tornar-
se violentos, causar pequenos furtos ou até mesmo grandes assaltos paradquirirem dinheiro de modo que sustentem seu vício. Alguns jovens ainda
sendo aliciados para o mundo do tráfico.


Nos últimos vinte anos, o consumo de drogas, principalmente o de
bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido
com o uso de maconha, cocaína e crack (SENAD, 2010).
É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um
número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e
AIDS (SENAD, 2010).
O uso de drogas é um fenômeno bastante antigo na história da humanidade
e constitui um grave problema de saúde pública, com sérias conseqüências
pessoais e sociais no futuro dos jovens e de toda a sociedade.


A
adolescência
é
um
momento especial na vida
do indivíduo. Nessa etapa,
o
jovem
não
aceita
orientações,
pois
está
testando a possibilidadser adulto, de ter poder e
controle sobre si mesmo. É
um
momento
de
diferenciação
em
qu"naturalmente" afasta-se da família e adere ao seu grupo de iguais. Se esse
grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usatambém. Ao entrar em contato com drogas nesse período de maior
vulnerabilidade, expõe-se também a muitos riscos. O encontro do
adolescente com a droga é um fenômeno muito mais freqüente do que se
pensa e, por sua complexidade, difícil de ser abordado.
Todos concordam que a Escola tem papel fundamental em nossa
sociedade, e é certo que a sua importância tem aumentado cada vez mais
nas últimas décadas pela ampliação das possibilidades de melhorias que o
espaço escolar tem proporcionado em nossa sociedade.
Por causa disso, os professores do Ensino fundamental e Médio têm sido
constantemente cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela
opinião pública em geral para abordarem a questão das drogas em sala de
aula, e para saberem o que fazer com estudantes que precisam de atenção
especial nessa área.
Assim, surgi o projeto para oferecer subsídios teóricos e práticos para
auxiliar significativamente aos educadores nos seus esforços que possam
reduzir e prevenir os danos à saúde e à vida, bem como as situações de
violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas em nossa
comunidade.

Esse projeto será desenvolvido pelas Escolas Municipais de Ensino
Fundamental e Médio, se possível conjuntamente com a rede particular de
ensino, localizadas na cidade de Monte Santo de Minas/MG. Nestas escolas
será realizado o “Projeto Drogas...Obrigado, para mim não!” que surge
da elaboração de uma proposta metodológica para inserir na rotina escolar
um ambiente que possa propiciar um combate ao uso de drogas com
abordagem nos aspectos positivos de ter vida saudável.


Atualmente estão matriculados nas escolas 3.067 alunos (dados do IBGE
Cidades
2009http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm),
atendidos por professores e funcionários.
Algumas
escolas
desenvolvem
atividades
relacionadas
a
conscientização e prevenção, contamos também com o Proerd. Quanto
ao nível socioeconômico das crianças e adolescentes de nossa comunidade
podemos classificar como médio. Os alunos são oriundos do próprio bairro
que estudam.
O ponto de partida foi à discussão sobre o tema drogas em redes sociais,
e fatos ocorridos no município. Algumas pesquisas mostram números
alarmantes sobre violência nas escolas, invasões, depredaçõ, assaltos,
uso e tráfico de drogas e o bullying. Percebeu-se então a necessidade de
buscar urgentemente soluções para a redução dos índices de violência não
tão distantes desta comunidade. Essa situação gera a necessidade de um
projeto de prevenção.
O tema prosto é para trabalhar a prevenção ao uso indevido de drogas
e combate a apologia de que alguns entorpecentes não causam malefícios.
Sabemos que em alguns casos a falta de suporte é muito grande, inclusive a
base familiar. O intuito é permitir a convivência entre os seres humanos,
que, trocando vivências, harmonizam a vida construída com esperança para
superar as diversidades.
Dentre as etapas de execução do projeto, faz parte a capacitação dos
educadores da escola através dos professores multiplicadores. Após essa
etapa, eles iniciarão o trabalho em sala de aula com os adolescentes através
de atividades voltadas à prevenção, buscando formar no aluno umconsciência antidrogas, oportunizando condições para que o jovem possa
formar dentro de si policiamento próprio. Dizer não a tudo o que o
prejudica ou coloca em risco sua saúde física, mental e emocional.
A interação social com a comunidade é apontada também como o
principal fator para o combate ao uso de drogas e tráfico. O estudo mostrque, se não houver a participação da comunidade na discussão do problema
irá aumentar e, de nada adianta ações realizadas pela maioria de nossas
escolas como portões trancados, funcionários na portaria ou patrulhamento
ostensivo da polícia.

A violência é decorrência do uso de drogas, discussões familiares, falta
de limites, de valores, de amor e de respeito ao próximo. É imprescindível
tomar atitudes que possam melhorar a estima desses jovens, mostrar
outras possibilidades de recuperação para os que já estão envolvidos. O
8
jeto dando resultados positivos, ganha a comunidade, os pais, os
professores e os alunos.
Para ampliar os objetivos de divulgar e difundir o “Drogas...Obrigada
para mim não” será utilizado à interatividade através da Fanpage ou blog
das Escolas, divulgando materiais didáticos como textos, artigos e links
levando conteúdos significativos para a comunidade em Monte Santo de
Minas.
Objetivos
Objetivo Geral

Promover um amplo trabalho de
educação para prevenir e reduzir os
problemas
decorrentes
do
uso
comercialização de álcool, fumo entorpecentes em nossa comunidade e
região.
Objetivos Específicos
1. Conscientizar a comunidade escolar sobre o perigo do uso de drogas.
2. Promover o debate entre escolas para a veiculação de iniciativas
comuns e trocas de informações sobre o assunto.
3. Reduzir o uso de drogas entre os alunos.
4. Diminuir a violência conseqüente do uso de entorpecente.
5. Criar um ambiente educacional próprio a debates e discussões.
6. Interagir com os pais, alunos, ex-alunos e comunidade criando uma
atmosfera educacional.
7. Enriquecer o currículo escolar com atividades práticas e teóricas na
exploração do tema transversal “Educação Antidrogas”.
8. Estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos públicos para
ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na Escola.
9. Promover o interesse e participação da comunidade próxima nas ações
e projetos da Escola.
10. Melhorar a qualidade do ensino, reduzindo os problemas dentro e
fora da Escola
11. Oferecer atividades voltadas para o desenvolvimento integral da
criança e do adolescente, estimulando o aprendizado e o desenvolvimentde atitudes sociais positivas, tais como: disciplina, hierarquia, respeito ao
próximo, ética, cooperação mútua, amizade, cidadania, entre outras.
12. Promover um intercâmbio entre o “Drogas....Obrigado para mim não”
com todos os demais projetos e programas de desenvolvimento social em
andamento no município e região.

Justificativa

Não se pode mais
pensar a Educação com simples visão reducionista
de ensinar a ler, escrever e
tão
somente
com
o
vislumbre
da
formação
profissional. Mais que isso, a
Escola
precisa
se
comprometer
com
a
cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamentterão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de
possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na
criação de oportunidades e melhorias.
A Escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade no
enfrentamento coletivo dos problemas relacionados ao consumo de drogas
lícitas e ilícitas. A “Educação Antidrogas” é um tema transversal multidisciplinar, o que implica que a abordagem dessa questão deve
acontecer de forma integrada entre as disciplinas, os projetos educacionaie os diferentes departamentos da unidade escolar. Os professores e todoos demais funcionários devem se envolver, trazendo as diversas instituições
públicas e entidades da sociedade civil para dentro da Escola, de modo a
ocorrer integração das políticas educacionais com as demais políticas
públicas que visam reduzir os danos sociais à saúde e à vida, causados pelconsumo, bem como as situaçõde violência e criminalidade associadas ao
uso prejudicial de entorpecentes. Essa proposta foi pensada numa visão de
inclusão social, pautada em princípios humanistas, de respeito ao próximo,
de valorização da diversidade social e cultural.
12
Parceiros
O projeto “Drogas...Obrigado para mim não” contará com a parceria de
diversos órgãos e instituições.
- Secretaria Municipal de Educação;
- Secretaria Municipal de Assistência Social;
- Secretaria municipal de Trânsito;
- Secretaria municipal de Saúde;
- Conselho Tutelar;
- Polícia Militar;
- Promotoria da infância e Juventude;
- Associação comunitária;
- Comad;
- Diversos outros apoiadores a definir.
.
Metodologia


O Projeto “Drogas...Obrigado
para
mim
não”
será
desenvolvido
pelos
educadores das escolas, tendinício neste ano ou no próximo
ano, com ações a serem
desenvolvidas
durante
o
período letivo de março a
dezembro.
Todas as 08 (oito) etapas previstas estão detalhadas para que cada
parceiro desse Projeto possa saber exatamente como e quando contribuir.
Destacamos que cada uma das oito etapas propostas estará ocorrendo de
acordo com o cronograma que se encontra ao final desse projeto.
A primeira etapa a ser cumprida se refere à elaboração e reprodução do
“Projeto Dgas...Obrigado para mim não ” para ser encaminhado a cada um
dos parceiros.
Na segunda etapa do “Projeto Drogas...Obrigado para mim não” a equipe
organizadora fará contato com todos os possíveis parceiros, através do
protocolo na entidade ou órgão visitado de uma cópia do Projeto, para que
assim cada parceiro possa conhecer todos os detalhes.
A terceira e quarta etapas ocorrerão simultaneamente, pois tem
objetivos semelhantes que é a sensibilização do público envolvido. A
diferença entre essas duas etapas se diz apenas ao local e ao tipo dos dois
públicos, pois o primeiro (gestores, professores e funcionários) estão
presentes na Escola todos os dias, e o segundo grupo (comunidade em
geral) vem às Escolas, principalmente, nas reuniões de pais e em eventoespeciais ao longo do ano. Dessa forma, serão elaborados convites
apresentado o projeto para cada um dos funcionários da Escola e para que
cada aluno leve também para sua casa. Além disso, nas reuniões dos
“Conselhos de Classe” serão repassadas informações sobre o projeto que
será executado na Escola.
A quinta etapa será executada pelos funcionários convidados entidades parceiras, que executarão diversas palestras nas Escolas, todas
com a temática “educação antidrogas” e “vida saudável”. Nesse período,
esperamos que a comunidade de entorno das Escola participem também
das palestras.
Nessa etapa haverá a participação de diversos profissionais e técnicos
que apresentarão:
1) o papel do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas;
2) as ações da Secretaria Municipal de Trânsito e Segurança e da Polícia
Militar no combate à violência e prevenção de embriagues ao volante;
3) as ações do Conselho Tutelar no apoio às famílias que passam com
problemas por causa de alcoolismo e drogas;
4) a atuação dos profissionais de Saúde no tratamento de pessoas viciadas;
5) as ações dos órgãos federais, estaduais e municipais de assistência social
e no controle do comércio de bebidas, fumo e medicamentos. Tudo isso fará
m que alunos, funcionários das Escolas e a comunidade em geral
conheçam melhor o que tem sido feito pela prevenção e combate dos
problemas relacionados ao uso de bebidas, fumo e entorpecentes em nossa
cidade
e
região,
o
que
ibilitará que os mesmos
possam colaborar mais para a
melhoria
dessas
ações
e
projetos.

É importante destacar que
cada professor vai trabalhar
antecipadamente cada um dos
temas
agendados
para
apalestras, através de atividades
em
classe.
Algumas
das
atividades em classe que serão
executadas
são
do
guia
“Preconceito e Discriminação no
Contexto Escolar”:
15
(1) leitura de textos de jornais e revistas para a sensibilização;
(2) debates e discussões;
(3) pesquisas na biblioteca e na internet;
(4) mostra de vídeos.
A sexta etapa ocorrerá paralelamente à quinta etapa, pois as duas estão
bem relacionadas. Quando os palestrantes convidados vierem à Escola para
trazer informações e idéias, esse momento será aproveitado para o
planejamento e execução de outras ações e atividades previstas no projeto.
As
atividades
complementares
propostas
que
contarão
com
acompanhamento dos convidados são:
1) preparação de uma peça de teatro com temática “educação antidrogas”;
2) organização de um concurso de desenhos, com exposição e premiação
dos melhores trabalhos;
3) concurso de poesias, redações e músicas com a temática “vida saudável
sem drogas”, com a culminância de uma apresentação dos melhores
trabalhos;
4) concurso para eleição da “miss da vida saudável” e o “galã da consciência
limpa” (mês de novembro – Consciência Negra);
5) criar um “Acordo de Convivência na Escola”.
A sétima etapa será a divulgação dos resultados, que ocorrerá ao final
do ano letivo, com a produção de um boletim informativo e a produção de
cartazes que serão elaborados nas escolas. Todo esse material será
distribuído aos parceiros e para que cada aluno e funcionários das Escolas
possam levar um exemplar para casa. Fazer com que os Professores e a
equipadministrativa se envolva no Projeto incentivando a comunidade
(pais e responsáveis pelos alunos) a participarem mais ativamente do dia a
dia da Escola através de reuniões e apresentações dos alunos nos eventos.
A oitava etapa será a avaliação do “Projeto Drogas...Obrigado para mim
não”.
16
Recursos
Recursos Humanos
- Equipe de professores das Escolas;
- Equipe pedagógica e administrativa das Escolas;
- Alunos e pais das Escolas;
- Palestrantes das Secretarias de Educação, da Saúde, Transporte e
Assistência Social do Município;
- Representantes da Brigada Militar;
- Conselheiro tutelar da região;
- Promotor da Vara da Infância e Juventude.
Recursos Materiais

- Material didático: papéis variados, lápis de cor, pincel, tintas, isoporrtolina, papel pardo, fita adesivo, TNT, cola, tesoura, pincel atômico,
caneta hidrocor, CDs, etc.;
- Aparelho de data show e computador portátil;
- Equipamento de som com caixas e microfone;
- Aparelho de DVD e televisor.

Avaliação
A avaliação do projeto “Drogas...Obrigado para mim não” irá ocorrer
em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização do
parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das
Unidades Escolares.
Na fase de implantação será verificada a aceitação do projeto pelo
público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua
e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos
propostos.
Os alunos serão observados durante todo o projeto, através da
observação do interesse, participação, realização das atividades, orais,
escritas e práticas. Os conteúdos explodos também serão analisados pelos
trabalhos aplicados em sala de aula durante cada trimestre.
Como instrumentos de avaliação serão utilizados formulários e
relatórios.
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Cronograma
ETAPA 1 - Elaboração do projeto e preparativos iniciais;
ETAPA 2 - Estabelecimento de parcerias;
ETAPA 3 - Sensibilização da Equipe Diretiva, professores e funcionários;
ETAPA 4 - Sensibilização da comunidade;
ETAPA 5 - Palestras na Escola;
ETAPA 6 - Desenvolvimento de ações e atividades previstas no projeto;
ETAPA 7- Divulgação dos resultados;
ETAPA 8 - Avaliação do “Projeto Drogas...Obrigado para mim não!”
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Cronograma do Projeto
Etapas / atividades
Mar__Abr__Mai__Jun__Jul__Ago__Set__Out__Nov__Dez
1ª x
2ª x
3ª x
4ª x x
5ª x x x x x x x x
6ª x x x x x x x x
7ª x x x x x x x x
8ª x x x x x x x x x x
Considerações finais

O projeto será
desenvolvido
dmaneira processual e
contínuo,
a
todo
instante
estaremos
envolvendo os alunos,
pais
e
comunidadpara debater o tema e
executar
as
tarefas
propostas.
Ao valorizar atitudes consideradas
positivas
queremos
que os alunos percebam que ações destrutivas caem no vazio. Também
desenvolveremos um trabalho intensivo de orientação tanto de alunoquanto de pais. Vale destacar que caso seja identificado durante as ações
desenvolvidas algum estudante com problemas pessoais ou familiares por
causa do uso de entorpecentes, os responsáveis pelo Projeto farão contato
com os técnicos da entidade parceiras (Secretaria Municipal de Ação Social,
Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do
Adolescente, Conselho Municipal de Assistência Social, etc.) para
acompanhar a criança e sua família, buscando soluções e intermediando
meios para oferecer ajuda através da orientação e encaminhamentos.
Essa proposta foi pensada numa visão de inclusão social, pautada em
princípios humanistas, de respeitao próximo, de valorização da
diversidade social e cultural, buscando o acolhimento e não a discriminação
do usuário e dos familiares.
Assim, acreditamos que esse “Projeto Drogas...Obrigado para mim não”
irá contribuir de fato com o fortalecimento de uma rede de atenção àquestões relativas ao uso de álcool e outras drogas, somando às demais
iniciativas que estão em andamento em nosso município e Estado.
21
Bibliografia
BRASIL. 2001. Política Nacional Antidrogas. Diário Oficial da União Nº 165,
27 de agosto de 2002. Brasília (DF): Presidência da República, Gabinete
de Segurança Institucional, Secretaria Nacional Antidrogas. 22p. Disponível
em: www.senad.gov.br
BRASIL. 2007. Decreto Federal n. 6.117, de 22 de maio de 2007. Aprova a
Política Nacional sobre o Álcool. Diário Oficial da União. Brasília (DF).
SENAD – Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. 2010. Glossário de
álcool e drogas / Tradução e notas: J. M. Bertolote. 2ª edição. Brasília:
Presidência da República, Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.
132p. Disponível em: www.senad.gov.br
SÃO PAULO, 2009. Preconceito e Discriminação no Contexto Escor – Guia
com Sugestões de atividades preventivas para a HTPC e Sala de Aula. FDE.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais: primeiro e segundo ciclos: Pluralidade
Cultural e Orientação Sexual. Brasília: MEC / SEF, 1997.
AYRES, José Ricardo de C> M. O jovem que buscamos e o encontro que
queremos ser: a vulnerabilidade como eixo de avaliação de ações
preventivas do abuso de drogas, DST e AIDS entre crianças e adolescentes.
Idéias: FDE, São Paulo, n,29, p.15-24, 1996.
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Drogas. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org
22
WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2010. Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ldb
Este projeto foi elaborado com base no projeto desenvolvido “PREVENIR É VIDA!”
no município de Viamão/RS é usou imagens ilustrativas do banco de imagens da
Internet.
23
ANEXOS
ANEXO I - SUGESTÕES DE CONTEÚDOS E ATIVIDADES
Vale destacar que o sucesso de uma proposta como essa exige esforço
integrado de todos os professores, coordenadores e demais profissionais da
educação, por meio de métodos interativos, integrados ao currículo, e que
promovam a valorização da saúde.
A - LINGUA PORTUGUESA
- Leitura de textos sobre violência no trânsito e álcool;
- Elaboração de redações e poesias com essa temática,
- Debates e apresentação de vídeos.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Propor que os aluns façam uma redação com essa temática. Ou, então,
dividir a sala em grupos e pedir que cada grupo elabore um programa de
rádio que pode abordar: noticias e informações sobre o uso de drogas,
acidentes de trânsito por causa de bebidas, crimes e violência doméstica.
B – MATEMÁTICA
- Organizar gráficos com números de acidentes de trânsito e consumo de
álcool;
24
- Organizar tabelas com dados de ocorrências policiais nos dias de festas e
feriados.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Organizar uma visita ao estabelecimento de saúde para que os
estudantes vejam a quantidade de pessoas vitimas de trânsito e por
violência associada ao uso de álcool.
Após a visita, o professor pode trabalhar os dados usando gráficos, tabelas e
cálculos diversos.
C – INGLÊS
- tradução de textos com a temática “educação antidrogas”;
- traduzir e comparar letras de músicas que falam de problemas sobre
drogas;
- propor aos alunos que pesquisem artistas e músicos de língua inglesa que
tiveram problemas com abuso de remédios, álcool e drogas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Sugerir que os alunos tragam letras de música de diversos estilos que
falem do uso remédios, de bebidas, de fumo e demais entorpecentes. A
turma pode assistir vídeos com essa temática, como por exemplo:
(1) A Corrente do Bem (2000), Direção de Mimi Leder;
(2) 28 Dias (2000), Direção de Betty Thomas;
(3) Quando Um Homem Ama Uma Mulher (1994), Direção de Luis Mandoki;
(4) Todos os Corações do Mundo (1995), Direção de Murilo Salles.
25
D – QUÍMICA
- Poluição do ar;
- Componentes do cigarro;
- Processo de destilação e fermentação de bebidas;
- Verificar o teor alcoólico de soluções (perfume, vinagre, vinho etc.).
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
O professor pode experimentos no laboratório ou nas proximidades da
Escola. Por exemplo: pegar um guardanapo branco ou lenço e colocar
próximo ao escapamento de um veículo e comparar a sujeira da queima de
combustível com a sujeira do cigarro nos pulmões.
E – BIOLOGIA
- Produção de remédios;
- Males do consumo excessivo de remédios;
- Males do consumo de drogas;
- Risco do consumo de álcool e cigarro durante a gravidez.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Dividir a turma em grupos e propor que cada grupo faça uma
dramatização do uso de drogas, como por exemplo:
(1) um pai de família que chega em casa bêbado e agride a família;
(2) uma mulher que passa a gravidez abusando de remédios e tem um filho
prematuro;
26
(3) um filho viciado que comete pequenos crimes para sustentar o vício e
traz problemas para dentro de casa, e após um tempo sai de casa por causa
do vício e acaba sendo preso;
(4) um viciado que é levado para uma clinica de tratamento e se recupera;
(5) um usuário de drogas que encontra apoio na Igreja.
F – HISTÓRIA
- História da produção de medicamentos;
- Males das drogas na história da humanidade;
- Drogas nas civilizações antigas (gregos, romanos, babilônios, egípcios
etc.);
- Drogas em rituais mágicos nas comunidades indígenas;
- Origem do Carnaval e demais festas nacionais e estaduais.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Apresentar o problema da alta vulnerabilidade de alguns grupos sociais
em relação aos malefícios do álcool e demais drogas. Dividir a turma em
grupos e pedir que realizem pesquisas na internet ou na biblioteca
tratando:
(1) populações indígenas;
(2) migrantes e êxodo rural no Brasil;
(3) crianças e moradores de rua.
Cada grupo deve apresentar brevemente dando um contexto geral do
assunto e, em seguida, mostrar que a exclusão socioeconômica deixa esses
grupos mais vulneráveis.
27
G – GEOGRAFIA
- Origem das drogas no mundo e no Brasil;
- Tráfico Internacional de drogas;
- Patentes de medicamentos e biopirataria;
- Visão das religiões e o consumo de álcool e fumo.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Propor que os alunos façam vídeos com o uso de celulares e maquinas
fotográficas digitais abordando a temática “Educação Antidrogas”.
Essa atividade pode ser feita em grupo ou individualmente, cada aluno
pode registrar sua experiência familiar, na sua comunidade, em visita a uma
instituição publica, Igreja etc.
H - EDUCAÇÃO FÍSICA
- Doping nos esportes nacionais e internacionais;
- Prejuízos do uso de anabolizantes.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Propor aos alunos pesquisas com entrevistas e aplicação de
questionários em academias e clubes para identificar a dieta, a
suplementação alimentar e a prática de esportes. Outra sugestão é
organizar um passeio ciclístico no “Dia Mundial Sem Tabaco”, ou uma blitz
educativa com distribuição de panfletos e adesivos.
28
I - ENSINO RELIGIOSO
- a visão da bebida e do fumo nas religiões;
- o papel das igrejas no apoio aos usuários de drogas;
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Dividir a sala em grupos e pedir que os alunos pesquisem na internet os
trabalhos desenvolvidos por Grupos de Auto-ajuda, como por exemplo:
(1) Alcoólicos Anônimos - AA www.alcoolicosanonimos.org.br
(2) AL-ANON E ALATEEN (Para familiares e amigos de alcoólicos) www.al-
anon.org.br
(3) Amor-(Para pais e familiares de usuários de drogas)
www.orexigente.org.br (4) Grupos Familiares - NAR - ANON (Grupos
para familiares e amigos de usuários de drogas) www.naranon.org.br
(5) Narcóticos Anônimos – NA www.na.org.br
(6) Associação Brasileira de Terapia Comunitária – ABRATECOM
www.abratecom.org.br (7) Pastoral da Sobriedade www.sobriedade.org.br
(8) Liga de Apoio ao Abandono do Cigarro www.vidasemcigarro.8m.com
J - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Desenhos com a temática “educação antidrogas” e vida saudável;
- Compor músicas, no estilo “hip hop” ou “repente do nordeste”.
29
SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
Convidar um “Bombeiro Militar” para um evento com a presença de pais
e responsáveis para abordar os riscos de uso de substâncias químicamencionando produtos visíveis no cotidiano das crianças e adolescentes,
como:
(1) remédios;
(2) produtos de limpeza, principalmente à base de solventes como benzina,
álcool e thinner; (3) produtos de escritório, como corretivos (os
“branquinhos”);
(4) produtos de beleza (esmalte e acetona, principalmente) e produtos de
higiene pessoal (desodorantes, por exemplo).
30
ANEXO II - ACORDO DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
De acordo com SENAD (2010), é muito mais eficaz do que trazer pessode fora da escola para falar com os alunos é promover discussões internas
definir regras e o papel dos diferentes agentes da comunidade escolar
para tratar a questão do consumo de drogas entre seus alunos. Estiniciativa contribui para melhorar a convivência, dá parâmetros claros a
pais e alunos, diminui o campo das incertezas numa área tão difícil de
tomar decisões. O modo concreto de se fazer isso pode variar, mas abaixo
estão sugeridas algumas questões para ajudar a refletir:
- Profissionais da escola podem se reunir, antes de levar a discussão para oalunos, produzindo um consenso mínimo sobre o assunto: Quais são as leis
e regras sobre o fumo dentro da escola? Bebida alcoólica nas redondezas da
escola é tolerável? E em festas promovidas pela escola? Qual é o
pcedimento recomendável para o educador que tem evidências de uso de
drogas entre seus alunos, ou mesmo de tráfico? Para quem/onde recorrer?
Quais serão as medidas tomadas no caso de as regras estabelecidas não
serem cumpridas? O que será comunicado aos pais? O que será de
responsabilidade da escola? (SENAD, 2010).
- Colocar esse consenso em um documento escrito, aprovado pelos
profissionais da escola, mas ainda em caráter provisório. Isso porque ainda
falta envolver pais, alunos e a comunidade próxima à escola nesse processo.
Comunidade próxima, aqui, significa bares, padarias, pontos de taxi, bancas
de jornal, papelarias e residências vizinhas à escola. Essa comunidade que
rodeia a escola interage com alunos e pode, potencialmente, vender
cigarros e bebidas a seus alunos pelo simples fato de nunca ninguém da
escola ter ido lá para trocar idéias e pedir limites nessa prática. A
vizinhança também pode ajudar a proteger os alunos, avisando a escola se
algum aluno estiver envolvido em uso ou comércio ilegal de drogas, estiver
sob o efeito de drogas e em risco (SENAD, 2010).
31
- Pesquisas têm sugerido que há uma tendência da comunidade escolar em
ignorar o contato com a vizinhança e deixar de lado aliados importantes na
garantia da segurança, da saúde e da proteção de seus alunos. Serviços de
saúde, clubes, associações comunitárias, ONGs, empresas e igrejas também
podem ser instituições essenciais nas relações da escola com a comunidade
com o objetivo de diminuir os riscos de uso indevido de drogas pelos
alunos.
- Consultar pais: por meio de uma reunião ou pelo correio, dar espaço para
dúvidas, discordâncias, modificações que se considerem pertinentes.
- Uma vez que os adultos, diretamente envolvidos na vida escolar dos
alunos, tenham alcançado um consenso, envolver os alunos nessa questão.
Numa atividade em sala de aula ou em reuniões, o ideal seria dar espaço
para que os jovens conheçam as regras, entendam sua lógica (mesmo que
não concordem), saibam as conseqüências de não segui-las e possam
sugerir mudanças que serão analisadas para verificar a conveniência e
possibilidade de implantação.
- Mandar uma cópia impressa para cada família, com uma página
destacável, que os pais e os alunos devem assinar e mandar de volta à
escola, informando que estão cientes das regras em vigência. Recomendar
que o restante do documento seja guardado como referência.
- Contatar a vizinhança: por exemplo, se a escola decidiu que não vai aceitar
o ato ilegal de vender bebidas alcoólicas para seus alunos menores de
dezoito anos, seria bom avisar aos comerciantes locais desse fato, mesmo
seja óbvio que eles deveriam cumprir a lei. É aconselhável divulgar
quem é o profissional da escola que vai fazer os contatos. Nesse caso é
importante fazer parcerias com os Conselhos Tutelares e com o Ministério
Público.
Assim, baseando nesses princípios segue um “Modelo de Acordo de
Convivência na Escola”.
32
ACORDO DE CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
Cada participante desse “Acordo de Convivência na Escola” se
compromete a empenhar esforços individuais e coletivos para:
- Valorizar um estilo de vida saudável que dê prioridade aos esportes, à
cultura e ao lazer sem a necessidade de consumir álcool, fumo e outros
tipos de droga;
- Valorizar a educação e a convivência familiar, dando prioridade às
posturas e atitudes que demonstrem amor, respeito ao próximo,
autocontrole e acolhimento;
- Valorizar sempre, especialmente dentro da Escola e na família, as
demonstrações de amor e respeito, através de gestos (abraços, carinho),
palavras (elogios, conselhos, etc.) e da presença (física e emocional) na vida
das crianças e adolescentes;
- Valorizar como atitude construtiva o “diálogo aberto”, com sinceridade,
transparência e verdade, sem dar espaço para ofensas, rótulos e
preconceitos;
- Atuar em todas as atividades e ações de prevenção ao uso de bebidas
alcoólicas, fumo e demais drogas desenvolvidas na Escola;
- Colaborar com os trabalhos de pesquisa e projetos desenvolvidos na
Esla, especialmente com aqueles que visam os danos sociais e à saúde
decorrentes de drogas e a interação das instituições de ensino e pesquisa
com serviços sociais, de saúde, e de segurança Pública;
- Contribuir, sempre que possível, nas ações e trabalhos desenvolvidos
pelos órgãos de governo e de outras instituições nas áreas de saúde pública,
educação, segurança e apoio social na prevenção e combate ao uso do
álcool, fumo e drogas;
33
- Contribuir com fiscalização para o controle da venda de bebidas
alcoólicas e cigarro a estudantes nas proximidades da Escola;
- Dar apoio, aconselhar e encaminhar juntamente com a Direção da Escola
qualquer aluno da escola, familiar ou membro da comunidade que tem
problemas com uso de álcool, fumo e drogas para serviços da área de saúde
e assistência social;
- Apoiar as campanhas de comunicação, utilizando diferentes meiocomunicação, como por exemplo, internet (especialmente nos sites de
relacionamento, Orkut, Twitter, Facebook, FlickR, Myspace etc.) impressa,
mídia cinematográfica, radiofônica e televisiva nos eixos temáticos sobre
álcool, fumo e entorpecentes.
Monte Santo de Minas _____de ______________________________________de 20____
Assinatura do Representante dos Alunos do Ensino Fundamental
Assinatura do Representante dos Alunos do Ensino Médio
Assinatura do Representante dos Pais e Responsáveis
Assinatura do Representante dos Professores da Escola
Assinatura do Representante dos Funcionários Administrativos da Escola
Assinatura do Representante do Conselho Municipal de Políticas Antidrogas
Assinatura do Representante do Conselho Tutelar
Assinatura do Representante da Polícia Militar
Assinatura do Diretor da Escola
34
Referências Profissionais da Proponente e Apoiador:
Luciana Goulart Ferreira


 Pós
Graduação
em
Secretariado
Executivo
UNINTER/Fatec
Internacional
 Graduada em Secretariado Executivo – UNINTER/Fatec Internacional
 Gestão Financeira – INED/Pitágoras - Faculdade de Tecnologia - 4
Período - não concluído
 Magistério – Escola Estadual Américo de Paiva – 1992
 Curso de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos –Dearo
 Captação de Recursos e Marketing Social para Sustentabilidade de
ONGs
 "BEM" Profissional e "Formação de Captadores de Recursos
Experiência Profissional na área de Projetos Sociais
 Fundação Guairá
Cargo: Coordenação Geral.
Principais atividades: Coordenação Geral das diversas áreas de atuação
da Instituição. Planejamento, coordenação e execução das ações,
vinculadas á geão da sua infra estrutura organizacional, gestão
humana, administrativa e erutural, visdo o desenvolvimento dos
sistemas das atividades propostas pela organização.
Representação da Instituição em vários Conselhos Municipais e Poder
Judiciário.
Desenvolvimento de projetos voltados para a Cultura, Educação,
Formação profissional, Voluntariado, Conscientização Ambiental, entre
outros, focando principalmente a criança e o adolescente.
Coordenação do Grupo Jovens Guairá, grupo formado por adolescente
entre 14 a 24 anos, focados no desenvolvimento e conscientização
ambiental.
Diretora Administrativa do Centro Educacional Fundação Guairá -
Implantação e desenvolvimento do Centro Educacional, hoje com de 160 alunos, trazendo visibilidade e credibilidade para as demais
atividades
da
instituição.
35
Desenvolvimento e realização do 1º Festival de Cinema do Centro
Educacional Fundação Guairá – Curtas produzidos pelos alunos da
Instituição, voltados a temas relacionados ao Meio Ambiente.
Formulação e realização do Projeto Aprender, que atende 30 crianças em
situação de risco e vulnerabilidade. A proposta principal é oferecer as
crianças oportunidade de desenvolvimento educacional e inclusão social.
Projeto vem atingindo seu objetivo com resultados significativos
inclusive em âmbito familiar.
Responsável pelo Projeto Apoio ao Menor Infrator em parceria com o
Poder Judiciário da Comarca de Andrelândia/MG. Projeto este com
resultados relevantes.
Administração Financeira Pousada dos Querubins – Responsável pelas
transações financeiras e de Recursos humanos.
Elaboração do projetde capacitação de professores na aplicação da
metodologia de ensino por Projetos (ensino fundamental) e Montessori
(ensino infantil)
Elaboração e execução do Projeto “Oficina de Informática” onde
participam crianças e adultos da Terceira Idade.
Apoio e reformulação do Coral Guairá
Referência visual:
dudeZtAgghY
http://www.youtube.com/watch?v=2Xcs-_B0hDE
36
Marcio Soares

 Superior incompleto de Psicologia no Instituto Cultural Newton de
Paiva Bhte.
 Instrutor de cursos de transtorno obsessivo compulsivo. Prefeitura de
Poços de Caldas.
 Consultor terapêutico e de disciplina na Comunidade Terapêutica
Reintegra. Arujá-sp.
 Ministrador de reunião de doze passos de Narcóticos Anônimos.
Instituto de reabilitação Vaz Ltda. Bambuí - MG.
 Curso de Inglês no Yes Yankee English School em Bhte - MG.
 Curso de auto-estima e múltiplas inteligências na Soarcoaching.
 Curso de Nutrição e Manipulação de alimentos na Comunidade
terapêutica Raios de Sol.Vinhedo-SP.
 Ministrador de reuniões de Sentimentos na Comunidade Terapêutica
Raios de Sol.Vinhedo-SP.
 Segundo Grau completo..Ginásio estadual Américo de Paiva. Monte
Santo de minas.
 Curso de Inglês no Yes Yankee English School em Bhte-MG.





AGRADECIMENTOS.

A DEUS CONFORME EU O COMPREENDO,AOS ÓRGÃOS FEDERAIS,ESTADUAIS E MUNICIPAIS,SENAD,UFSC E A TODAS AS ORGANIZAÇÕES QUE ESTÃO ENVOLVIDAS NO
COMBATE AO USO DE ÁLCOOL E DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS.


PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA.
Dilma Rousseff

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