domingo, 19 de mayo de 2013

ADICÇÃO VOCÊ PODE SE CURAR-19/05/2013

ADICÇÃO -  
VOCÊ PODE SE CURAR!:19/05/2013.-ORAÇÕES.OBSERVATÓRIO DO CRACK ,CURA COMPLETA ATRAVÉS DE UMA DROGA FITOTERÁPICA EM APENAS 30 DIAS,VÍDEOS DE DEPENDENTES DE CRACK E OUTRAS DROGAS, SÍNDROME DO PÂNICO,DEPRESSÃO,ALCOOLISMO,TABAGISMO,MACONHA E OUTROS TRANSTORNOS OBSESSIVOS COMPULSIVOS,PROGRAMA "CONHEÇA TE A TI MESMO(a) PÓS ADMINISTRAÇÃO DA IBOGAÍNA, PARA CONDUZIR O COMPORTAMENTO PARA QUE NÃO HAJA RECAÍDA,  E NOS TRANSFORMEMOS EM UM SER HUMANO MELHOR...MAIS HUMANO,GRUPOS DE AJUDA,MEDITAÇÃO GUIADA POR  KELI SOARES PSICOLOGA,
DEPOIMENTO DE PATRÍCIA,UMA JOVEM QUE PERDEU SUA VIDA PARA AS DROGAS.DEPOIMENTO DE MARCIO SOARES.AGRADECIMENTOS.


ORAÇÕES

ORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS,
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.




"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."

 OBSERVATÓRIO DO CRACK.

Quem Somos

Com base nas demandas municipais e na pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em 2010, e ainda, pela necessidade de se obter informações confiáveis sobre a circulação e o consumo de drogas nas cidades brasileiras, a CNM se propôs a implantar um observatório permanente sobre o crack e outras drogas.
Essa é mais uma ferramenta fundamental para a gestão de ações municipais intersetoriais. O Observatório do crack dispõe de informações completas da pesquisa realizada pela CNM em 2010, por Município – Mapeamento do crack nos Municípios brasileiros –, o que possibilita uma avaliação da situação enfrentada por cada ente municipal, orientando a gestão local para a estruturação e organização de ações e serviços de monitoramento e controle do crack e outras drogas.
O Observatório do crack também tem a finalidade de captar e manter informações atualizadas e seguras por Município sobre a situação real da circulação e consumo de drogas, bem como sobre as políticas locais de enfrentamento ao crack e outras drogas, as estruturas assistenciais, os programas, as iniciativas inovadoras, o financiamento e as experiências bem sucedidas.
As informações serão inseridas a atualizadas periodicamente pela equipe municipal, que terá acesso livre as suas informações e ficará responsável pelas mesmas. A CNM manterá todas as informações em ambiente seguro do Observatório e publicará apenas os dados gerais por Município.
O acesso facilitado a essas informações subsidiará estudos e pesquisas, a avaliação, o planejamento e a tomada de decisão da gestão local, regional, estadual e nacional.





Observatório do crack revela situação da droga nas cidades

A falta de dados oficiais sobre o número de vítimas, o perfil dos dependentes, o consumo e a circulação de drogas, além da responsabilização das prefeituras pela implantação da rede de atendimento, levou a Confederação Nacional de Municípios (CNM) a reunir, junto às prefeituras, dados para implantar, em abril passado, o Observatório do Crack (www.cnm.org.br/crack).
No Observatório do Crack estão disponíveis dados da pesquisa Mapeamento do Crack nos Municípios Brasileiros, realizada em novembro de 2010, quando 98% das 3.950 prefeituras que forneceram dados registraram problemas com drogas em seus municípios.
Em 1.902 municípios (48,2%) são realizadas campanhas contra o crack e outras drogas. Porém, somente 134 (3,39%) já tinham convênio com o governo federal no âmbito do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Em 948 cidades, as prefeituras ajudam entidades que tratam dependentes químicos.
O presidente da entidade responsável pelo Observatório do Crack, Paulo Ziulkoski, lamenta que, na prática, os municípios tenham que enfrentar, de maneira emergencial, os efeitos do crack, sofrendo com a falta de políticas de prevenção. “É ali, na porta do prefeito ou da câmara de vereadores que as vítimas da droga batem em busca de socorro”, diz a senadora Ana Amélia.

Meu nome é Marcio Soares, sou instrutor e administrador de reuniões de 12 passos de Narcóticos Anônimos e ministro também cursos para profissionais que atuam na área de Transtornos Obsessivos Compulsivos como:Dependência Química,Alcoolismo,viciados em sexo,jogos de azar,compulsão por comida,pessoas,lugares,coisas,etc.

Gostaria de relatar quando foi que minha adicção ficou ativa em minha vida.

Meu Pai tinha um rancho de pescaria e lazer e sempre me carregava junto dele e seus amigos nestes locais.

Aos seis anos, num dia de muito frio e chuva meu pai me "deu"uma dose de pinga para esquentar, e foi isso que aconteceu, aí começou minha a ativar a doença que já estava instalada em mim,eu tinha predisposição,filho de alcoólatra, Genética.

A partir daí, todas as festas que minha família fazia havia um barril de chopp no centro ou em um canto, eu bebia os restos dos copos e quando davam uma bobeada eu enchia um copo pra mim e alguns primos me acompanhavam.Ficava legal,alegre e extrovertido; nós adictos somos todos muito inteligentes, é uma característica do adicto.Sempre fui um menino estudioso e gostava muito de esportes,natação,futebol,basquete,volei,ping pong,xadrez...não é pra me gabar,mas era bom em quase tudo que fazia, cheguei ao campeonato mineiro de natação e fiquei em terceiro lugar em nado livre e nado costas.

Comecei a fumar também com 8 anos de idade, roubava de meu pai, e também roubava dinheiro para fazer farra com meus primos e amigos.Já tinha nesta idade defeitos de caráter, mentia e roubava e também manipulava para obter o que queria conseguir.

aos 14 anos de idade comecei fumar maconha,com meus irmãos, meus primos e amigos; foram eles que me batizaram...era assim que se dizia...

Tinha uma namorada muito bonita,aliás duas,uma em Itaú de Minas e outra de Monte Santo de Minas...outro defeito de caráter...desonestidade...

Nesta época meu pai se orgulhava de mim, eu dirigia o Opalão que ele tinha e andava pra todos os lugares que ele frequentava...jogos de azar,prostíbulos,butecos, enfim,meu pai era um tremendo adictão.

Fui criado em um ambiente propicio a todas as vicissitudes e quando meu pai descobriu que eu estava fumando maconha;fui mandado embora de da casa,ele me deixou no trevo da cidade de Monte Santo de Minas,muito chateado e bravo,não me deixou nenhum dinheiro, foi minha avó que foi lá no trevo e me deu cinquenta cruzeiros para chegar até Belo Horizonte.Fui morar com uma tia, irmã de minha mãe e com meus primos, todos nós homens fumávamos maconha.

Arrumei trabalho em uma firma de caixa...hã.meu dedos coçavam e quando eu via uma brecha, tirava umas pratas sem que o contador soubesse, era inteligente e astuto.

Logo após um ano arrumei emprego no Banco de Crédito Real de Minas Gerais.Mudei todo o meu comportamento, estava na fase da responsabilidade e abandonei vários defeitos de caráter, ainda continuava a beber,fumar maconha e em 1983 comecei a cheirar cocaína... Me achava intelectual e frequentava boates e casas de jogos de poker, me endividei bastante, abri uma firma e sai do Banco para pagar as dívidas.

Nesta época eu já fazia uso diário de varias drogas no mesmo dia.Também já me tornara um alcoólatra e minha primeira internação foi em 1996.A partir daí vieram mais internações e cheguei a trabalhar em algumas delas como monitor,coordenador,cozinheiro,serviços gerais e sempre recaindo, eu tinha muitas reservas,achava que podia beber,ou só fumar maconha,e estava sempre no auto-engano.

Cheguei a fumar a pior das drogas, o CRACK...

Fui ao fundo do poço,da lama...morei na rua e minha família já não sabia o que fazer.

Foi através de um despertar espiritual,muitos conhecimentos na área de dependência química,muitas ferramentas e habilidades para não mais recair...simples assim: "Pedir Ajuda".

Depois de quase quinze anos de luta,sofrimento e dor, fui abençoado por Deus e me livrei por completo do álcool e das drogas, e o mais importante, os defeitos de caráter.

Até hoje estou sempre visualizando e reconhecendo meu comportamento,sentimentos e emoções,para eliminar defeitos que as vezes veem à tona.
FRASE DO DIA. GRATIDÃO. ÁGAPE. AMOR INCONDICIONAL. -AMOR DIVINO.


DEPOIMENTO DE PATRICIA.

 Meu nome é Patrícia, tenho 17 anos, e encontro-me no momento quase sem forças, mas pedi para a enfermeira Dane minha amiga, para escrever esta carta que será endereçada aos jovens de todo o Brasil, antes que seja tarde demais. Eu era uma jovem "sarada", criada em uma excelente família de classe média alta de Florianópolis. Meu pai é Engenheiro Eletrônico de uma grande estatal, e procurou sempre para mim e para meus dois irmãos dar tudo de bom e o que tem de melhor, inclusive liberdade que eu nunca soube aproveitar. Aos 13 anos participei e ganhei um concurso para modelo e manequim para a Agência Kasting e fui até o final do concurso que selecionou as novas Paquitas do programa da Xuxa. Fui também selecionada para fazer um Book na Agência Elite em São Paulo. Sempre me destaquei pela minha beleza física, chamava a atenção por onde passava. Estudava no melhor colégio de "Floripa", Coração de Jesus. Tinha todos os garotos do colégio aos meus pés. Nos finais de semana freqüentava shopping, praias, cinema, curtia com minhas amigas tudo o que a vida tinha de melhor a oferecer às pessoas saradas, física e mentalmente.Porém, como a vida nos prega algumas peças, o meu destino começou a mudar em outubro de 1994. Fui com uma turma de amigos para a OCTOBERFEST em Blumenau. Os meus pais confiavam em mim e me liberaram sem mais apego. Em Blumenau, achei tudo legal, fizemos um esquenta no "Bude", famoso barzinho da Rua XV. À noite fomos ao "PROEB" e no "Pavilhão Galego" tinha um show maneiro da Banda Cavalinho Branco. Aquela movimentação de gente era trimaneira". Eu já tinha experimentado algumas bebidas, tomava escondido da minha mãe o Licor Amarula, mas nunca tinha ficado bêbada. Na quinta feira, primeiro dia de OCTOBER, tomei o meu primeiro porre de CHOPP. Que sensação legal curti a noite inteira "doidona", beijei uns 10 carinhas, inclusive minhas amigas colocavam o CHOPP numa mamadeira misturado com guaraná para enganar os "meganha", porque menor não podia beber; mas a gente bebeu a noite inteira e os "otários" não percebiam. Lá pelas 4h da manhã, fui levada ao Posto Médico, quase em coma alcoólico, numa maca dos Bombeiros. Deram-me umas injeções de glicose para melhorar. Quando fui ao apartamento quase "vomitei as tripas", mas o meu grito de liberdade estava dado.No dia seguinte aquela dor de cabeça horrível, um mal estar daqueles como tensão pré- menstrual. No sábado conhecemos uma galera de S.Paulo, que alugaram um "ap" no mesmo prédio. Nem imaginava que naquele dia eu estava sendo apresentada ao meu futuro assassino.Bebi um pouco no sábado, a festa não estava legal, mas lá pelas 5:30h da manhã fomos ao "ap" dos garotos para curtir o restante da noite. Rolou de tudo e fui apresentada ao famoso baseado "Cigarro de Maconha", que me ofereceram. No começo resisti, mas chamaram a gente de "Catarina careta", mexeram com nossos brios e acabamos experimentando. Fiquei com uma sensação esquisita, de baixo astral, mas no dia seguinte antes de ir embora experimentei novamente. O garoto mais velho da turma o "Marcos", fazia carreirinho e cheirava um pó branco que descobri ser cocaína. Ofereceram-me, mas não tive coragem aquele dia.Retornamos a "Floripa" mas percebi que alguma coisa tinha mudado, eu sentia a necessidade de buscar novas experiências, e não demorou muito para eu novamente deparar-me com meu assassino "DRUGS". Aos poucos meus melhores amigos foram se afastando quando comecei a me envolver com uma galera da pesada, e sem perceber eu já era uma dependente química, a partir do momento que a droga começou a fazer parte do meu cotidiano. Fiz viagens alucinantes, fumei maconha misturada com esterco de cavalo, experimentei cocaína misturada com um monte de porcaria. Eu e a galera descobrimos que misturando cocaína com sangue o efeito dela ficava mais forte, e aos poucos não compartilhávamos a seringa e sim o sangue que cada um cedia para diluir o pó. No início a minha mesada cobria os meus custos com as malditas, porque a galera repartia e o preço era acessível. Comecei a comprar a "branca" a R$ 7,00 o grama, mas não demorou muito para conseguir somente a R$ 15,00 a boa, e eu precisava no mínimo 5 doses diárias. Saía na sexta-feira e retornava aos domingos com meus "novos amigos". Às vezes a gente conseguia o "extasy", dançávamos nos "Points" a noite inteira e depois farra.O meu comportamento tinha mudado em casa, meus pais perceberam, mas no início eu disfarçava e dizia que eles não tinham nada a ver com a minha vida. Comecei a roubar em casa pequenas coisas para vender ou trocar por drogas. Aos poucos o dinheiro foi faltando e para conseguir grana fazia programas com uns velhos que pagavam bem. Sentia nojo de vender o meu corpo, mas era necessário para conseguir dinheiro. Aos poucos toda a minha família foi se desestruturando. Fui internada diversas vezes em Clínicas de Recuperação. Meus pais sempre com muito amor gastavam fortunas para tentar reverter o quadro. Quando eu saía da Clínica agüentava alguns dias, mas logo estava me picando novamente. Abandonei tudo: escola, bons amigos e família.Em dezembro de 1997 a minha sentença de morte foi decretada; descobri que havia contraído o vírus da AIDS, não sei se me picando, ou através de relações sexuais muitas vezes sem camisinha. Devo ter passado o vírus a um montão de gente, porque os homens pagavam mais para transar sem camisinha. Aos poucos os meus valores, que só agora reconheço, foram acabando, família, amigos, pais, religião, Deus, até Deus, tudo me parecia ridículo. Meu pai e minha mãe fizeram tudo, por isso nunca vou deixar de amá-los.Eles me deram o bem mais precioso que é a vida e eu a joguei pelo ralo. Estou internada, com 24kg, horrível, não quero receber visitas porque não podem me ver assim, não sei até quando sobrevivo, mas do fundo do coração peço aos jovens que não entrem nessa viagem maluca... Você com certeza vai se arrepender assim como eu, mas percebo que é tarde demais pra mim.


OBS.: Patrícia encontrava-se internada no Hospital Universitário de Florianópolis e descreve a enfermeira Danelise, que Patrícia veio a falecer 14 horas mais tarde que escreveram essa carta, de parada cardíaca respiratória em conseqüência da AIDS.Por favor, repassem esta carta. Este era o último desejo de Patrícia.

 




 UMA NOVA REALIDADE .
QUEBRANDO PADRÕES.
NOVIDADES QUE COLOCARÃO UM FIM À DEPENDÊNICA QUÍMICA.
 INDICAÇÃO DE CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO E CURA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
VÍDEO INSTITUCIONAL.DA CLÍNICA REINTEGRA.

VÍDEO DO ESPAÇO FISICO DA REINTEGRA COMUNIDADE TERAPÊUTICA.

Veja o site da Clínica Reintegra.


CURA COMPLETA DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

VEJA O VÍDEO
Tratamento com IBOGAÍNA COMUNIDADE TERAPÊUTICA REINTEGRA.
Muito se tem falado a respeito da Ibogaína aqui no Brasil nos últimos tempos... bem e mal, com discussões apaixonadas, e, às vezes, desprovidas de cunho científico e repletas de preconceito. Para quem não sabe, Ibogaína é uma substância extraída da planta Tabernanthe iboga, originária do Gabão, e planta sagrada utilizada nos rituais da religião Bwiti, religião e rituais estes existentes desde a pré-história. Em 1962 Howard Lotsof, na época dependente de heroína, descobriu que uma única dose de Ibogaína foi suficiente para curar a dependência sua e de alguns amigos. A partir daí surgiu com força uma rede internacional de provedores de tratamentos para dependência em todo o mundo, alguns oficiais, outros underground. Desde essa época até hoje cerca de 10.000 pessoas já fizeram o uso médico da substância, com resultados, em sua maioria, muito bons. Realmente os efeitos são surpreendentes, e, em muitos casos, ocorre uma melhora do quadro de dependência significativa, em apenas 24 horas. Como tudo que é diferente, e como tudo que é inovador, existem também em relação à Ibogaína controvérsias e dúvidas, que tem origem na desinformação e no preconceito, e algumas vezes também em interesses econômicos. Este texto visa esclarecer as dúvidas e orientar as pessoas sobre o assunto. É interessante o fato de que a maioria das pessoas que é contra esse tratamento, não sabe absolutamente nada a respeito, mesmo alguns sendo renomados profissionais da área. É o estilo "não li e não gostei". Na área da dependência química no Brasil, alguns egos são imensos. Sempre que se fala de Ibogaína, cita-se o fato de a mesma ser proibida nos Estados Unidos e em mais 3 ou 4 países, sendo em todos os outros (inclusive no Brasil) isso não ocorre. Pelo contrário, o Brasil é um dos pioneiros nesse tratamento e os profissionais envolvidos, apesar de pouco conhecidos aqui, têm reconhecimento internacional. Essa proibição da Ibogaína em poucos países deve-se à desinformação e a interesses econômicos e políticos.
Primeiramente, essa medicação não interessa à grande indústria farmacêutica, visto ser derivada de plantas, com a patente de 1962 já expirada, tendo, portanto, um baixo potencial de lucro. Alem disso, em muitos locais, o preconceito contra os dependentes faz com que eles sejam vistos como pessoas que não merecem serem tratadas e sim presas ou escorraçadas. Assim sendo, o fato da Ibogaína ter sido descoberta por um dependente químico, para algumas pessoas, já a desqualifica. Fora isso, o falso conceito de que a planta é alucinógena, gera uma quase histeria em determinados profissionais da área, que mal informados, com má vontade, e baseados em informações conflitantes pinçadas na internet, repassam informações errôneas adiante. A Ibogaína não é alucinógena, é onirofrênica, (Naranjo, 1974; Goutarel, Gollnhofer, and Sillans 1993), ou talvez seja melhor dizer, remogênica, ela estimula a mente de maneira a fazer com que o cérebro sonhe, mesmo com a pessoa acordada. Isso é comprovado por inúmeros estudos ao redor do mundo, mas é fácil confirmar, basta fazer um eletroencefalograma (EEG) durante o efeito da substância pra se ver que o padrão que vai aparecer é o do sono REM, não de alucinações. Alem disso, a ibogaína não se liga ao receptor 5HT 2a, o alvo clássico de alucinógenos como LSD, por exemplo. Outra crítica relacionada à Ibogaína, que é sempre citada, são as até agora 14 mortes que ocorreram, em 48 anos, como comentado acima, em cerca de 15000 tratamentos realizados. Isso dá menos de 1 fatalidade em cada 1000 tratamentos, número muito menor por exemplo do que as fatalidades provocadas por metadona, que é outra substância utilizada no tratamento da adicção, e que é de 1 fatalidade para cada 350 tratamentos. O detalhe, sempre deixado de lado pelos detratores da Ibogaína, é que em todos os casos de fatalidades registrados, comprovadamente se detectou o uso sub-reptício concomitante de heroína, cocaína e/ou álcool, confirmado por necropsia, o que nos leva à conclusão de que não existem fatalidades relacionadas à Ibogaína e sim à heroína/cocaína/álcool e à mistura dessas substâncias... além disso, poucas coisas no mundo são mais mortais do que usar drogas.. isso sim é perigoso. Mais outra crítica é sobre o uso em humanos, sendo que no Gabão, há 5000 anos humanos já usam a substância em seus rituais, sem problemas. Já foram feitos vários trabalhos científicos, por cientistas renomados, que comprovam a baixa toxicidade e a segurança do tratamento, desde que feito dentro dos protocolos. A taxa média de eficácia da Ibogaína para tratamento da dependência de crack é de 70 a 80%, que é altíssima, principalmente se lembrarmos que, além de ser uma doença gravíssima, as taxas de sucesso dos tratamentos tradicionais é de 5%. Incrivelmente, essa taxa de 80% também é alvo de críticas... Porque não são 100%, eles dizem? Já que é tão bom, porque não cura todo mundo? Ora, nenhum tratamento médico é 100%, existem variáveis ponderáveis e imponderáveis que influenciam a evolução dos pacientes, como motivação
RESGATE E REMOÇÃO ESPECIALIZADO.24H
marcio.soares86@yahoo.com.br
Cel: 
       35 98784034 VIVO.
35 88538200 OI
   35 91524321 TIM
 35 84613732 CLARO
PROFISSIONAIS EM RESGATE E REMOÇÃO PARA
TODO O TERRITÓRIO NACIONAL.
Como receber ex-dependente químico que ficou internado?
POR MARCIO SOARES.

EX-DEPENDENTE QUÍMICO E EX-ALCOÓLATRA
Meu filho está numa clinica e vai voltar para casa. Qual a atitude, como mãe, devo tomar, quando ele chegar?
Resposta: Como o seu filho está internado, eu imagino que você tenha sido chamada algumas vezes para conversar com a equipe de profissionais especializados da clínica para receber orientações sobre o paciente, bem como sobre como ajudá-lo a lidar com a doença futuramente. Esta etapa é essencial no processo de recuperação e tratamento de qualquer indivíduo portador de dependência química.

Eu também imagino que você foi aconselhada a inserir-se em alguma forma de tratamento psicossocial, objetivando fortalecer o acolhimento adequado, estabelecer limites precisos e reduzir a co-dependência.

Eu tenho reiteradamente escrito que os familiares dos dependentes químicos devem estar inseridos em uma adequada forma de manejo terapêutico, visto que, freqüentemente, eles também adoecem. Isso é consenso na literatura especializada e deve ser adequadamente desempenhado.
17 procedimentos para o familiar lidar com o dependente químico
1) Você não é responsável pela dependência do seu familiar. Você não a causou, você não pode controlá-la e você não pode curá-la sozinho;
2) Apesar de você não ser o responsável pela dependência do seu familiar, você é responsável pelo seu próprio comportamento. Você tem a escolha de ajudar o seu familiar a evitar o consumo de substâncias, através do adequado estabelecimento de limites, acolhimento, orientações e tratamento;
3) A dependência do seu familiar não é um sinal de fraqueza da sua família. Infelizmente, isso pode ocorrer em qualquer família, como quaisquer outras doenças;
4) Não ameace, acuse, moralize os erros passados do seu familiar dependente. Isso apenas tornará você o foco da raiva e frustrações do seu familiar dependente; além disso, não ajudará o mesmo a modificar o seu comportamento;
5) No entanto, não mascare, desculpe ou proteja o dependente das conseqüências naturais do seu comportamento. Fazendo isso, você se torna “cúmplice” na perpetuação dos comportamentos irresponsáveis ou inadequados do adicto;
6) Não tente encontrar fatos no passado do dependente, como traumas infantis, estresse no trabalho, problemas conjugais, para justificar o problema com as drogas. Isso somente promoverá a chancela ao indivíduo dependente para a manutenção do uso das substâncias;
7) Não faça “jogos de culpa” para o indivíduo dependente. Por exemplo, dizer que “se você realmente gostasse de mim, você pararia de usar drogas” realmente não funciona. Culpa não funciona;
8) Não use ameaças como forma de manipulação. Você pode e DEVE estabelecer limites, mas primeiro pense cuidadosamente e, então, esteja preparado para ir adiante. Se você não sabe o que dizer, é melhor não dizer nada;
9) Não permita que o individuo dependente “explore” você financeiramente ou de qualquer outro modo. Respeite-se;
10) Não ignore formas de manipulação realizadas pelo adicto. Não estabeleça conluio com o indivíduo dependente para manter segredos sobre o consumo de drogas. Isso apenas aumentará a evasão de responsabilidade por parte do adicto;
11) Não se esqueça de procurar e manter o seu próprio tratamento. A co-dependência pode ser, às vezes, devastadora;
12) Não tente proteger o indivíduo dependente de problemas comuns da família;
13) Não promova uma “guerra”, se sinais de recaída estiverem presentes. Também não mantenha silêncio sobre eles. Apenas traga-os à vista calmamente e diretamente, sem acusações;
14) Não espere que o indivíduo dependente em recuperação seja “legal” o tempo todo. Às vezes, ele pode ficar irritado, triste, ou de mau humor, sem que isso esteja relacionado ao uso de drogas;
15) Além do problema relacionado ao uso de drogas pelo familiar dependente, você tem outros problemas para solucionar. Não os deixe de lado;
16) Não se iluda pensando que o individuo dependente está “curado” e nunca mais usará substâncias. A Síndrome de Dependência é uma doença crônica que requer tratamento crônico;
17) Não deixe de focar-se em si mesmo. Utilize o seu sistema de apoio, terapeutas, outros familiares e amigos para possibilitar a sua recuperação enquanto co-dependente.
Artigos relacionados - clique no título
Acesse a Google para obter estas informações acima citadas.
Atenção! 
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento


Missão e visão do Amor Exigente

NOSSA MISSÃO
Ser um programa de proteção social, que apoia e facilita as mudanças comportamentais na família e na sociedade, visando a prevenção e qualidade de vida.

NOSSA VISÃO
Ser referência segura para as pessoas que buscam melhorar os relacionamentos familiares e sociais.

Amor-Exigente
Os 12 princípios do Amor-Exigente (AE), norteiam os grupos de apoio a familiares, responsáveis e jovens.
Eles são um guia para uma maneira de viver e de administrar a família, visando a lutar por sua verdadeira identidade, integridade, capacidade e por um profissionalismo mais competente e honesto.
A versatilidade dessa proposta é extraordinária, sustentando-se em três pontos:
* Sensibilizar
* Informar
* Formar
Traduzindo Amor-Exigente por Amor-Disciplina e analisando a expressão, vemos um casamento perfeito. O amor vem antes, mas fica, exatamente, no mesmo nível de importância da Exigência, da Disciplina.


AMOR-EXIGENTE é uma realidade e sabemos exatamente como proporcionar a mudança de que você precisa. Não importa se você tem treze ou trinta anos.

Não temos solução mágica, nem oferecemos cura milagrosa. Nós temos uma proposta e é você quem decide seguí-la ou não. Mas, se você decidir que quer, não estará sozinho.

Fixar limites ou metas semanais dando coragem e condições aos familiares, para que, passo a passo, eliminem as atitudes inadequadas.

MENSAGENS GUIADAS POR KELI SOARES.

ABRIR A ALMA E VENCER OS VÍCIOS.
PSICÓLOGA ERICSONIANA.
NARCÓTICOS ANÔNIMOS.
12 PASSOS
SAIBA MAIS SOBRE A DOENÇA ADICÇÃO.
AL ANON

ESPIRITUALIDADE, PAZ INTERIOR, RECUPERAÇÃO

espiritualidade, dependência química, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Alateen, Alanon, saúde física, mental, lazer, curiosidades, doze passos, passagens da bíblia, notícias, links para clínicas de recuperação. Espero com essas matérias, estar colaborando com alguém, em algum lugar, em algum momento de sua vida.

 

A missão da família contra as drogas - alanon e amor exigente

No início dos anos 90, o crack chegava com virulência atacando nossa juventude e matando-os sem dó. A nova droga que parece ter vindo para ficar, colecionava, como ocorre ainda hoje, centenas de adolescentes, os quais sem conhecerem o altíssimo poder das “pedras”, de gerar rápida e grave dependência, caiam vitimados, pela promessa do falso prazer. Caiam em um submundo repleto de mortes, prisões, suicídios, prostituição. Se tonavam jovens castigados por uma ansiedade fora de controle, com movimentos corporais agitados, olhos assustadiços e expressivamente magros, em alguns casos, ficavam com os ossos da face em evidência. Negavam-se a receber ajuda, quer de centros de tratamento, profissionais da área ou grupos de ajuda mútua. Seu fim invariavelmente era o único caminho a que leva as drogas: a morte. A sociedade simplesmente o tratava de marginal, drogado, maconheiro etc. e não se importava nem um pouco com o destino do adicto. Hoje, o usuário de drogas é visto como um enfêrmo, portanto, necessitado de tratamento médico, psicológico e espiritual especializados, por pior que seja seu comportamento sócio-familiar. A nova lei penal, a partir do ano passado, não mais impõe pena de prisão ao dependente químico, e sim o obriga ao tratamento, além de prestar serviços sociais à comunidade. Os avanços da neurociência permitem identificar problemas bioquímicos que contribuem e muito, para levar o indivíduo portador de imperceptíveis transtornos neurológicos à severa dependência do álcool (droga lícita) sem terem esses dependentes, nenhuma doença mental. No máximo, são portadores de “desconforto mental” que os leva ao uso, para “acalmar” ou “se sentirem bem.”Alguns psicanalistas chegam a afirmar que “vivemos uma cultura tóxica”, porque nos inclinamos à dependência de alguma coisa para atenuar nossas ansiedades, que poderá ser a comida, álcool, tabaco, sexo, medicamentos e agora a internet etc. Outro ponto relevante é a educação, no sentido de transmitir valores éticos-morais. Tradicionalmente, a família e as religiões cuidavam de educar as crianças e adolescentes. Hoje os pais têm transferido essa tarefa para a escola, que na verdade, tem o papel de intelectualizar o aluno. Esquecendo assim, de que o lar é o melhor educandário, porque sua lições são vivas e impressionáveis, carregadas de emoção e força. Os modelos devem ser silenciosos, falando mais pelos exemplos, pelas alegrias de viver, pelos valores comprovados, ao invés das palavras sonoras, cujas práticas demonstram o contrário.Segundo o último relatório anual da ONU, o consumo de drogas ilícitas no Brasil estabilizou, com ligeira redução da maconha. Todavia, o consumo de bebidas alcoólicas registra crescimento. As pesquisas da UFESP apontam que 12,5% dos adolescentes matriculados nas escolas públicas bebem com freqüência, o que significa “um em cada cinco alunos” faz uso do álcool. Esses indicadores revelam ainda que, em relação ao álcool e ao tabaco, as meninas superam os meninos no seu uso.Quanto à mudança dessa cultura suicida, o processo histórico nos indica que as alterações sócio-culturais costumam ocorrer somente depois de espalhar dores cruéis no organismo social. O toxicômano não se importa em se livrar do desejo de usar drogas, ele deseja apenas “fazer calar a sua dor.”Tanto o usuário eventual, como o dependente químico, sente na própria carne, o quanto as drogas são perigosas, mas está enredado num processo psicótico e obsessivo. O dependente químico desenvolve uma relação psicótica com os entorpecentes, ao deixar que as drogas se transformem no centro de suas preocupações. Por outro lado, o “tempo” do usuário é diferente do nosso, pois está “contaminado de velocidade” e porque perdeu a capacidade de esperar. Paradoxalmente, não tem capacidade de agir e apenas é levado pelas circunstâncias interiores e exteriores comparando-se a um zumbi. Os níveis de ansiedade são tão altos que vive a cada dia, como se fosse o último. Movidos pela “hipnose” das drogas, o dependente químico fica furioso quando os pais se negam a lhe dar dinheiro para a compra das drogas. Quando, então, é capaz de “removê-los” da frente, como se fossem meros obstáculos ao seu insano prazer, podendo feri-los ou mesmo matá-los. A vontade de ajudar um adicto a sair da situação degradante na qual se encontra, é enorme por parte de algumas pessoas, bem-intencionadas. Porém, é necessário algumas cautelas. Posto que é alguém que está sempre buscando comover as pessoas, para tentar facilitar o uso de drogas. Na maioria dos casos, o dependente químico procura ajuda, para se aperfeiçoar em sua droga adição e muitos acreditam que podem descobrir um jeitinho de usar drogas sem pagar o preço das seqüelas físicas, psicológicas, mentais, morais e sociais. Desse modo, em razão da complexidade do problema, o seu enfrentamento não admite amadorismos. Exige um somatório de paciência e amor, estudos sobre a personalidade humana e estrutura psicológica do adicto, sobretudo cautela e energia, para não se deixar fazer parte do jogo manipulador, tão próprio dessa enfermidade.Uma das maiores causa do uso de drogas atualmente é o egoísmo. Ele se traduz numa conduta humana, capaz de lançar a maior onda de indiferença sobre as pessoas e por isso se isolam, nos campos da competitividade, gerando medo uns dos outros. Esse isolamento impõe severa solidão, às vezes, começa dentro do próprio lar, onde vivemos acossados para atender às necessidades que nós criamos. Demoramos a perceber que nossos filhos têm sentimentos próprios e que não são projeções de nós mesmos. O silêncio prolongado, sem longas horas de internet, aporta do quarto fechada, a ciranda de festas ruidosas, “falam” dessa solidão, não de pessoas, mas de afeto e diálogo. Por isso, cabe aos pais adentrar no mundo interno do filho, para sentar no chão de sua intimidade e ali conversar com ele, para tentar descobrir as dores da sua alma.O egoísmo também está presente no adicto ao eleger o caminho das drogas. Para busca de um prazer, ignora os afetos mais caros, rompendo seus vínculos familiares e destroi-se tudo pela tentativa de fazer calar seus conflitos. Somente mais tarde vem a descobrir que perdeu a liberdade. Por certo não podemos perder de vista que se a dependência tem por base os conflitos emocionais, outros fatores não menos relevantes devem ser considerados como os defeitos de caráter (abordados nas literaturas de Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos). A importância da família na formação do ser é indiscutível. Não se vence a dependência de drogas sem sua efetiva e afetiva participação. Quando um de seus membros cai na dependência química, é sinal que o grupo familiar está enfêrmo. Pelo que, a família precisa participar da terapia, pela descoberta de que alguém está usando drogas. Sendo comum a instalação de um “tribunal familiar” para a apuração dos culpados e a condenação de quem caiu. O que o usuário menos precisa é de reprovação, posto que é portador de baixa-estima. A compreensão dos pais e outros familiares, lhe surgirá como grande alívio e estímulo para “aceitar” o tratamento. Tendo em vista que a primeira reação do dependente químico é a de não reconhecer o seu problema, valendo-se dos chavões “não sou viciado, paro quando quero.” A melhor atitude da família é não se escandalizar e adotar a postura de quem vai efetivamente ajudá-lo. Somente estabelecendo um clima de confiança se poderá saber até onde e com quem o dependente químico está envolvido. Esta é a maneira mais adequada de se saber qual droga está sendo consumida, o grau de sua dependência e outros riscos.A espiritualidade, de forma ecumênica e voltada ao evangelho, é capaz de desenvolver um elo emocional com as lições e seu conteúdo ético-moral. Pouco a pouco, o dependente químico sente o despertar de uma nova consciência, que o leva para uma realidade até então desconhecida. As drogas fazem uma “blindagem emocional” do ser, como se congelassem seus sentimentos e a mensagem do Evangelho pulveriza esse bloqueio, abrindo novas e ricas possibilidades para proporcionar uma vida sem drogas, de onde poderá emergir o homem integral.Abandonar o consumo de drogas implica na “transformação cultural”, significa também uma ”reforma íntima”. O processo de reabilitação não é simples e nem breve. Na verdade, é marcado por muitas fases, escritas com dolorosas lágrimas e rudes sofrimentos. Razão pela qual, a prevenção é o melhor caminho.A prevenção na família equivaleria a preencher os seus vazios emocionais, que muitas vezes não são detectados a tempo. Evitar o consumo, ainda que eventual, de bebidas alcoólicas em casa, porque não sabemos se um membro de nossa família traz as tendências para esse vício. “Faça o que eu digo e não o que faço” é o pior dos exemplos. Acompanhar de perto os pensamentos e atitudes de um membro da família, pode ajudar a detectar a adicção antes mesmo que ele venha a ocorrer. A ONU recomenda em seu programa antidrogas, que devemos garantir um ambiente saudável à família, onde os filhos têm a liberdade de expressarem o que sentem, para que sejam melhor compreendidos.
ALL ANON
"CONHEÇA TE A TI MESMO(a)" 
Esta é uma retomada do nosso programa "CONHEÇA TE A TI MESMO(a)Nos faltam ainda os passos finais,porém vamos voltar ao nosso ponto de origem e identificar o que e quanto conseguimos nos modificar...sermos melhores pessoas...Sempre digo dos princípios básicos da nossa recuperação:Honestidade,mente aberta e boa vontade... Também aprendemos sobre nossas qualidades e nossos defeitos de caráter,reconhecendo-as,identificando-as e visualizando-as para interiorizarmos o melhor conteúdo de aprendizado...repetir é educar....repetir é educar...educar é repetir...educar é repetir...Aprendemos para ensinar...aprendemos para ensinar.Ensinando aprendemos mais...!Sei que o texto é muito grande para se estudar e praticar...sugiro que salvem em um arquivo e estudem em uma semana...assim retornarei para o final desta etapa do Programa "Conheça te a tí mesmo(a)". Algumas partes deste texto estão sendo reeditadas, é porque é necessário ler mais vezes,interiorizar o conhecimento.
ORAÇÃO DA SERENIDADE. DEUS, CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE NÃO POSSO MODIFICAR, CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO, E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA. SÓ POR HOJE FUNCIONA. FORÇA.
"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."
MUDANDO A DIDÁTICA PARA SER FELIZ E AUTOCONSCIENTE.
COMENTÁRIOS DE MARCIO SOARES.
.PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO,REABILITAÇÃO E CURA COMPLETA "CONHEÇA TE A TI MESMO(a)”
Este programa começou no início de junho deste ano e eu o formatei com base nos conhecimentos que adquiri em internações voluntárias e involuntárias a que fui submetido,aprendi e vivenciei o programa dos doze passos de Narcóticos Anônimos,Os dez passos para vencer,por Roberto Orlando Guarda, diretor da Comunidade Terapêutica Temperança e Saúde localizada em Igaratá-sp.Fui coordenador,monitor e ministrador de reunião de doze passos e reunião de sentimentos.Na verdade tudo o que sei foi aprendido com pessoas iguais a mim;adictos.Adicção é uma doença que afeta o comportamento dos indivíduos usuários de álcool e drogas. Adicto é todo homem ou mulher que é escravo de substâncias que alteram o nosso humor. A adicção é uma doença progressiva e fatal se não for interrompida a seu tempo. O programa que inseri no Grupo Dependência Química Compartilhando Sentimentos; no facebook,"Conheça te a ti mesmo(a) é um apanhado de todas as minhas experiências com a dependência química e foi este o método que usei para me livrar por completo das substâncias que alteravam meu humor,em suma,as drogas de minha preferência,que eram quase todas que existem. Meu intuito neste período foi observar as pessoas que compartilhavam comigo seus problemas e eu fazia um acompanhamento terapêutico para sentir o progresso que estas pessoas estavam fazendo pra si mesmas.Estatisticamente apenas uma companheira me relatou de sua cura da compulsão obsessiva que tinha porcompras,isso mesmo,compras...ela era uma consumista sem controle...uma adicta.Como nosso Grupo compromete um anonimato total,não poderei fazer comentários que comprometam meu objetivo. Em numero estatístico posso dizer que a única companheira que vivenciou o programa se auto-curou,sim ela teve fé,compromisso e responsabilidade para com ela e seu entes queridos,sua família.Posso então dizer que alcancei uma percentagem de 100%,pois é comprovada a sua cura e autenticidade de seus sentimentos. Gostaria de agradecer a Deus por intervir a meu favor...pois ajudando as pessoas eu me ajudo... Vou postar aqui o Programa "conheça te a ti mesmo"em uma síntese pois este programa está engatinhando ainda...
PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO, REABILITAÇÃO E POSTERIOR CURA COMPLETA DOS TRANSTORNOS OBSESSIVOS COMPULSIVOS,TAIS COMO:ALCOOLISMO,DROGAS,MEDOS,PESSOAS,COISAS,LUGARES,JOGOS DE AZAR,COMIDA,SEXO,ETC. MUDANDO A DIDÁTICA PARA SER POSITIVO E AUTOCONSCIENTE. PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO "CONHEÇA TE A TI MESMO(A)" CINCO PASSOS PARA SER FELIZ...SÓBRIO E LÚCIDO. •  Primeiro  Passo: Programa "Conheça te a ti mesmo(a)"   Venho lembrar que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios fundamentais deste trabalho.Nós somos os agentes e comandamos a nossa própria realização da recuperação,reabilitação e posterior cura de nossos problemas, os males que assolam nossa vida no dia a dia. Inventário pessoal e moral:Devemos ter um diário pessoal e escrever nele todas as emoções,sentimentos,atitudes e ações que praticamos em nosso dia a dia. Nosso propósito é nos conhecermos mais, irmos a fundo,entrar no quarto escuro de nossa mente e fazer uma limpeza,dos pensamentos negativos,emoções descontroladas,medos e tudo que nos trazem mal estar.Vamos aprender a lidar com as dificuldades,obstáculos e as frustrações que nos atormentam. Como faço isso:Através de um compartilhamento de todos os meus reais sentimentos e emoções. As atitudes e ações que acionamos por impulso ou por manipulação do pensamento. Escreva em seu E-mail, ou se desejar, entre no bate papo, marcando um horário para compartilhar seus sentimentos. O remédio começa a funcionar quando admitimos que precisamos de ajuda...Vamos jogar fora tudo que envelhece nosso palco da memória, através do reconhecimento de todos os nossos acertos e falhas de comportamento. Vamos, devagar, passo a passo, sermos melhores pessoas. SEGUNDO PASSO."CONHEÇA TE A TI MESMO(a) Não podemos nos esquecer que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios básicos.Ás vezes nós manipulamos a nós mesmos,temos que reconhecer,identificar(se é real ou manipulação de nossa mente) e visualizar. Assim começamos a escrever como meta: o que nos traz ansiedade,medo,tristeza,angústia,emoções descontroladas e todos os sentimentos que nos consomem no dia a dia. Então o segundo passo é estipular as metas semanais. Vou dar um exemplo simples:Eu menti durante muitos anos em minha vida para um Deus conforme eu o compreendo,menti pra mim mesmo(a) e para as outras pessoas. Estou compartilhando coisas que eu fiz durante um longo tempo em minha vida para conseguir meus objetivos e a mentira se tornou uma coisa normal para mim, mesmo que prejudicasse as pessoas e a mim mesmo, eu tinha que ter o controle de uma tal situação,uma mentira leva a um abismo, um abismo leva a outros abismos. Com esta técnica de reconhecer,identificar e visualizar as atitudes e ações,consegui não mentir mais.A verdade não se explica.Uma mentira leva a outras mentiras... O segundo passo é então escrever em seu diário ou no inventario moral as metas que temos que começar a cumprir, não vamos nos culpar,sem sentimento de culpa ou ressentimentos...estamos aqui para nos melhorarmos como pessoas.Evoluir... EX: Minha meta desta semana será organizar meus pensamentos,existe em mim sentimentos e emoções que estão fora de meu controle, é uma relação amorosa que terminou, mas os sentimentos e as emoções sugam minha energia positiva e desestrutura minha saúde emocional.Espero que tenham entendido de como funciona o segundo passo...duvidas. marcio.soares86@yahoo.com.br ou no bate papo confidencial. ps:Eu compartilho neste grupo todos os meus barulhos,fantasmas e leões que tenho que enfrentar todos os dias...se alguém desejar, faça o mesmo. Aqui queremos princípios acima de personalidade e o alicerce espiritual do grupo é o Anonimato.Este grupo é secreto, só membros do grupo podem ver,postar, etc.TERCEIRO PASSO."Conheça te a ti mesmo". Já estamos começando a engatinhar em nosso programa de "Conheça te a ti mesmo(a), Começamos a reconhecer,identificar e visualizar nossos pensamentos,ações,sentimentos,emoções...sentimos e vimos que tanto a alegria como a tristeza são sentimentos que nos ocorrem no dia a dia.A dor é inevitável,mas o sofrimento é opcional.Agora vamos admitir a nós mesmos,a outras pessoas e a um poder superior que somos falhos e que estamos no caminho evolutivo,nos conhecendo e melhorando como pessoas.Não é do dia pra noite que começamos a sentir que estamos realmente mudando...as nossas ações e atitudes nos demonstram quando no final da noite fazemos uma reflexão do nosso dia. Esta admissão é fundamental, pois não podemos ficar no auto-engano e nem ter reservas, tipo,foi apenas uma mentirinha,amanhã faço minha reparação,temos que ter a certeza que estamos sendo fiéis conosco mesmo,pois fomos criados e vivenciamos uma inversão de valores e estamos nos capacitando para modificar esses comportamentos. É muito importante a fé em um poder superior conforme cada um de nós compreende, recomendo que façam uma oração, conversem com Deus, ou façam a Oração da serenidade,eu particularmente faço primeiro a oração da serenidade,após converso com meu Poder Superior.Eu sempre dizia a alguns companheiros de adicção ativa que nunca, eu deixava minhas falhas e meus defeitos de caráter que ocorriam em um certo momento, chegar aos céus...eu fazia minha reparação relâmpago, reconhecia o erro e o admitia e me prontificava a reparar meus danos. Este é um determinante do terceiro passo. Não esquecendo que a honestidade,mente aberta e boa vontade são princípios básicos.Trabalhamos nossa consciência com sobriedade e lucidez. Frase do dia.Sobriedade."Aceitar a mim mesmo como eu sou,aceitar as pessoas como elas são e ao mundo como ele é..." "Relacionamento Minuto"4 passo do programa "Conheça te a ti mesmo"
 Esta etapa é dividida em 3 objetivos. 1-Objetivo minuto 2-Objetivo elogio 3-Objetivo repressão.
O objetivo minuto é simples é uma a continuidade do 3 passo, que é o de escrever em um inventário moral todas as ações,atitudes,sentimentos e emoções no dia a dia.Porém o objetivo minuto nós fazemos da seguinte forma: anotamos em uma folha em branco nossos objetivos para a semana toda, é uma maneira de nós nos lembrarmos a todo minuto dos nossos objetivos...convém olhar esta folha com os objetivos escritos a qualquer momento, é rápido. por isso o nome de objetivo minuto.Vou dar um exemplo: Se um dos meus objetivos é estudar química, e eu não gosto de fazê-lo mas é necessário para realizar outros objetivos, como passar no vestibular.Me coloco inteiramente no propósito de em um determinado horário estudar química. 2-Objetivo elogio:Consegui o meu objetivo de estudar química e melhorei meus conhecimentos e minha nota no boletim escolar.Faça alguma coisa que te faça feliz, e comemore com um elogio a você mesma(o). 3-Objetivo repressão:Eu não estudei Química porque não gosto e minhas notas foram abaixo do percentual exigido.Faça a você mesma(o) um repressão...coloque-se de castigo...uma punição que você próprio vai escolher.Ex.Estudar Química em horários fora do objetivo minuto,assim eu me puno e melhoro meus conhecimentos em química e minhas notas. É muito simples este 4 passo. Existem muitos objetivos que temos em relação a nós, para nos melhorarmos como pessoa, como ser humano...anotaremos nossos defeitos de caráter,nossas falhas e num dia determinado por nós mesmos,Ex (sábado)examinaremos onde merecemos ter um objetivo elogio, ou um objetivo repressão. É fundamental os três princípios básicos: Honestidade,mente aberta e boa vontade. Somos nós e nossa consciência a reconhecer,identificar e visualizar nossos comportamentos.Se estamos melhorando,onde temos maior dificuldade, se preciso de ajuda de alguém, enfim, este quarto passo vai nos deixar atento e vigilante quanto ao nosso reconhecimento de nós mesmos...sem mentiras, manipulações, sem egoísmo, orgulho, etc. Frase da noite: Ser líder de mim mesmo.
5 passo do programa "CONHEÇA TE A TI MESMO(a) Este passo é o mais destemido... Vamos fazer um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos. Fazer este passo precisa-se de coragem de agir, não importando como nos sentimos. Vamos contar nossa história pessoal desde o nascimento até os dias de hoje. Vamos relatar nossos medos,timidez,sexualidade,amizades, abusos sexuais, relações homossexuais,trabalho,vícios como:Drogas,álcool,jogos de azar,compulsão por comida,fobias,compulsão por dinheiro,por sexo,relacionamentos incestos, amorosos,relacionamentos com irmãos e irmãs,primos e primas,tios e tias,nossos sonhos,nossas frustrações...enfim vamos colocar no papel,escrever tudo que sabemos sobre nós mesmos,nossos valores,virtudes,talentos,alegrias e tristezas, defeitos de caráter,como gostaríamos de ser e de ter no dia de hoje e daqui a 5 anos. Quando começarmos a escrever vamos nos lembrar dos princípios básicos de recuperação; do nosso eu interior:honestidade,mente aberta e boa vontade. Não vamos nos preocupar com o ressentimento,remorso,culpa ou qualquer coisa que nos coloque para baixo. Desejo uma boa sorte a todos nós. Eu já fiz três vezes este inventário moral... Passei a me conhecer com minhas qualidades e defeitos e o mais importante... modifiquei muitos comportamentos que me traziam medo,tristeza,angústia e fiz uma conversão total na área da saúde Espiritual...que é a base e o alicerce de todos os aspectos de nossa saúde.
temos maior dificuldade,se preciso de ajuda de alguém, enfim, este quarto passo vai nos deixar atento e vigilante quanto ao nosso reconhecimento de nós mesmos...sem mentiras,manipulações,sem egoísmo,orgulho,etc. Frase da noite:Ser líder de mim mesmo. • Estávamos falando de nossos defeitos de caráter e como nos render completamente para que Deus remova todos esses defeitos. Falamos também do medo de nos modificar como pessoa, já que nos acostumamos com nossa maneira de ver e agir diante da vida,das aflições e frustrações... Não podemos nos esquecer nunca que temos sempre que estar atentos,em vigília e oração...A oração é a respiração do espírito...o alicerce do programa "Conheça te a ti mesmo(a) e a saúde espiritual. De fato,podemos nos sentir desanimados por ainda por ainda ter uma determinada característica negativa.Ou podemos estar chateados por ver o mesmo velho defeito em uma nova manifestação. Por exemplo:ainda somos inseguros.Podemos não estar mais saindo por aí,entregando-nos a uma serie de tentativas óbvias de convencer os outros de que somos os melhores,mas ainda temos o defeito.Aforma como temos manifestado nossa insegurança,ultimamente,é muito mais sutil e traiçoeira.Podemos estar inconscientemente sabotando os esforços dos outros,para que possamos parecer melhores por comparação,ou estar pisando em seus desejos,porque não servem diretamente às nossas próprias necessidades.Perceber coisas como essas é especialmente doloroso neste ponto da recuperação,porque tínhamos a tendência de nos enxergar de uma forma melhor. Estarmos profundamente envergonhados por ter prejudicado outras pessoas.Podemos sentir um "medo" sombrio de que sejamos incapazes de mudar,de que um ou de outro defeito de caráter seja definitivo. Podemos sentir algum conforto com a consciência adquirida,e desejar trabalhar nisto.Precisamos manter a esperança e a confiança de que o processo de recuperação funciona,mesmo no caso dos defeitos mais firmemente enraizados. 1-Ainda acredito no processo de recuperação?Acredito que possa mudar?Em que eu mudei?Com quais defeitos não preciso mais lidar? 2-Tenho defeitos que acho que não podem se removidos?Quais?Por quê? Somos capazes de reconhecer,identificar e visualizar nossas vidas em um plano horizontal...visão panorâmica de tudo a nossa volta e acima um Poder maior do que nós, que nos orienta e cuida de nós.Especificamente a recuperação tem seu apoio em um desejo de mudar...de ser uma outra pessoa... Eu pessoalmente procuro imitar a imagem moral de Deus...isto me fortalece no compromisso e responsabilidade com meus princípios básicos de recuperação e cura completa, não quero ficar doente outra vez...então pratico a honestidade,mente aberta e boa vontade.Aceito como sou, as pessoas como elas são e o mundo como é.Neste programa devemos priorizar a sobriedade e a consciência como nosso guia. Lembremo-nos que entregamos nossa vida e nossas vontades aos cuidados de um Deus poderoso,bondoso,justo e cuidadoso. Frase do dia:2013 será um ano de muita positividade e de recursos para atendermos nossas necessidades.
Oração da Serenidade. Deus, conceda-me a serenidade necessária  para aceitar as coisas que não posso modificar coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para reconhecer a diferença. Só por hoje funciona. Força. Compartilhando sentimentos. Estive pensando quanto à personalidade de Jesus, seus sentimentos e emoções. Li alguns livros de Augusto Cury e neste último "O Mestre da Sensibilidade" pude notar que Jesus em sua notória posição espiritual era humilde e se colocava como servo de sua simplicidade.Na passagem do "Lava pés" ele lavou e enxugou os pés de seus discípulos nos deixando uma lição de inesgotável sabedoria. Não sei o porque que o maior código moral da história não é praticado pelos religiosos de paixão e fanatismo...nós sempre nos identificamos com alguém...pai,mãe,tio,irmão etc...Conheço pessoas que não sabem ler e nem tiveram acesso ou uma educação religiosa que são autênticos servidores e fraternos com todos...sempre um bom dia...como vai?precisa de uma ajuda?Deus te abençoe...e pessoas com atitudes solidárias...enxergam além da miserável vida; consumista e materialista... São verdadeiros seres humanos... Quando comecei a encontrar dentro de mim uma outra pessoa...uma pessoa melhor da que eu conhecia...meu eu interior,passei a observar o quanto somos ignorantes quanto a nossa vinda a este mundo...qual é a nossa missão?O que viemos fazer aqui? Porque temos tantas falhas e defeitos de caráter...voltando ao ensinamento que Jesus nos deixou com a passagem do "Lava pés"é que vejo como estou mudando interiormente...o altruísmo,a caridade,a honestidade consigo mesmo,a solicitude,a fraternidade e muitas adjetivos que temos que adicionar em nossas atitudes,além de corrigir nossos defeitos... Quando criei este programa "Conheça te a ti mesmo(a) deixei claro que cada um é um ser individual, e segue adiante com sua própria característica de conquistar o objetivo de ser feliz...há muita diferença em ser e ter. A partir de amanhã começaremos a falar de nossas mudanças de comportamento e de atitudes.Fazer um feedback desde o dia que começamos a nos observar; eu disse que somos agentes de nossa recuperação...entregamos nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de um Poder maior do que nós...um Deus bondoso,justo e cuidadoso. A introspecção é um meio,uma ferramenta que deve estar sempre em uso. Quando deixamos um hábito nocivo...também fica um vazio dentro de nós, devemos preencher este vazio com hábitos salutares. Este ano de 2013 desejo a todos deste Grupo que se sintam pessoas diferentes...melhores que em 2012. Frase do dia...usar o conhecimento para gerar positividade...boas energias!
Gostaria de pedir desculpas aos membros do Grupo por ter deixado de publicar e compartilhar Meus sentimentos por alguns dias. Não há justificativa para tal falta de compromisso e falta de boa vontade que se manifestou em mim nestes dias de festas,reuniões de família e trabalho. O meu dever é cumprir minha tarefa,meu objetivo e seguir em frente e para o alto...Deus! Continuando com o programa “Conheça te a ti mesmo(a)”, Estávamos falando de nossos defeitos de caráter e alguns de vocês podem até perguntar o porque de tanto recomendar, prestar atenção,identificar,reconhecer e visualizar nossos defeitos de caráter e também de nossas qualidades. Embora cada passo do programa seja autônomo, todos eles se misturam até certo ponto. Dedicamos muito tempo e esforço nos conscientizando dos nossos defeitos de caráter. Para estarmos inteiramente prontos para que eles sejam removidos. A gora só precisamos pedir,certo? Não exatamente. Há muito mais, nesta etapa do programa, do que preencher um pedido que se encaixe no nosso caminho espiritual pessoal, e devemos praticar princípios espirituais no lugar de defeitos de caráter. PREPARAÇÃO PARA TRABALHAR ESTA ETAPA DO PROGRAMA:Humildimente pedimos a Ele que removesse todos os nossos defeitos de caráter. Já fizemos grande parte da preparaçãoespiritual necessária para começarmos esta etapa do programa.É importante entendermos a conexão entre o trabalho que realizamos e o seu resultado. Estes resultados são não mais do que as nossas mudanças interiores e exteriores de comportamento. Todos os passos anteriores servira para semear a humildade em nosso espírito.Nesta etapa,as sementesse enraízam e crescem.Muitosde nós temos dificuldades com o conceito de humildade;mesmo que já tenhamos começado a abordá-lo no passo anterior,agora esta etapa merece bastante atenção;entendermos o que é humildade para nós,e como a sua presença se revela em nossas vidas. Não devemos confundir humildade com humilhação.Quando somos humilhados,nos envergonhamos e nos sentimos imprestáveis.A humildade é,praticamente,o oposto deste sentimento. Ao trabalharmos os passos, removemos camadas de negação, ego, e egocentrismo. Também construímos uma autoimagem mais positiva, ao praticarmos os princípios espirituais. Antes, não conseguíamos ver nossa força, isso já é possível. Isto é humildade. Alguns exemplos de como ela costuma se revelar podem compreender o conceito. Iniciamos a recuperação com ideias fixas. Desde então, tudo aquilo em que acreditávamos no passado foi questionado. Fomos bombardeados com novos conceitos. Por exemplo: se nós acreditávamos estar no controle, o simples ato de ter chegado a um programa de recuperação, admitindo nossa impotência, provavelmente foi o bastante para modificar nosso ponto de vista. Por causa da adicção, não conseguimos aprender as lições que a própria vida poderia ter nos ensinado quanto ao real controle que uma pessoa detém. Através da nossa abstinência e do trabalho dos passos do programa, aprendemos muito a respeito da vida. Vocês devem saber que entre o tempo de abstinência e o inicio da sobriedade e lucidez todos nós ainda não sabíamos o que nos reservava este programa; em seu conceito espiritual e filosófico. Nossos comportamentos antigos deram lugar a comportamentos de positividade e segurança. Nossa impotência,a qual admitimos no início do programa; agora transformou-se em Autocontrole. Identificamos,reconhecemos e visualizamos todos os aspectos que poderiam intervir em nossa recuperação. Escrevemos em nosso inventário moral todos os momentos,sentimentos,emoções,atitudes e nos livramos quase que por completo do sentimento de culpa,”medo” e nossa autoestima elevou-se sem que nós a percebêssemos.”Humildimente pedir ao nosso Poder Superior que remova todos os nossos defeitos de caráter é um momento individual de cada um de nós. A recuperação é individual e cada um de nós compreende o seu Poder superior de uma forma individual. A nossa saúde espiritual,que é a base deste programa,está se restaurando.e como resultado disso: Todos os aspectos de nossa saúde:Mental,física,emocional e social estão se equilibrando.Temos agora,também, uma qualidade de vida melhor,saúde e bem estar.Visualizamos que temos qualidades e que podemos coloca-las a serviço, ajudando e nos ajudando...é uma troca de energias positivas. Conforme nós nos doamos, recebemos mais e mais. Esta compreensão de humildade e de simplicidade nos torna mais humanos...melhores pessoas...Este é o objetivo principal deste programa “Conheça te a ti mesmo(a).Veremos na próxima etapa mais exemplos de humildade e seu conceito básico. Frase do dia:Reconheço minha humildade como um princípio espiritual, que me abre as portas para uma jornada de confiança,segurança e autoestima elevada.
Continuando os nossos estudos sobre nós mesmos... Falamos no estudo anterior que era através da dor não enxergar a nossa responsabilidade. Mas os primeiros passos do nosso programa nos levam a exatamente isso:enxergar a nossa responsabilidade nas situações. Pensávamos que algumas delas aconteciam conosco,agora,vemos como,na verdade,elas foram criadas por nós. Tornamo-nos conscientes de todas as oportunidades que desperdiçamos.Paramos de culpar outras pessoas pelo nosso papel na vida. Começamos a perceber que o ponto a que chegamos foi determinado,principalmente,pelas nossas escolhas. Humildade é um sentimento da nossa própria humanidade. Se esta for nossa experiência inicial com o próximo item de estudo,poderá ser o momento em que sentiremos,pela primeira vez,compaixão por nós mesmos.Emociona,profundamente,perceber que ,na verdade,somos apenas humanos,tentando dar o melhor de nós.Tomamos decisões boas e ruins,e esperamos que deem bom resultado.Com este conhecimento a nosso respeito,percebemos que,assim como nós,as outras pessoas também estavam tentando fazer o melhor.Sentimos uma verdadeira afinidade com os outros,sabendo que somos sujeitos às mesmas inseguranças e fracassos, e que todos temos sonhos para o futuro. Agora não precisamos reconhecer nossa própria humildade e explorara maneira como ela aparece na nossa vida diária. 1-Que atitudes minhas já mudaram desde que estou neste programa de recuperação?Onde o que estava inflado se esvaziou,permitindo que o meu lado saudável viesse à tona? 2-De que maneira a humildade influi na minha recuperação? 3-De que maneira a consciência da minha própria humildade me ajuda a trabalhar esta etapa do programa de recuperação? Frase do dia:HUMILDADE:Humildade significa terra fértil, vem da palavra húmus que significa : solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguem é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nivel de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade
Humildade é assumir, seus direitos e obrigações, erros e culpas sem resistir, agir diferente disto, é uma arrogância e uma negação da sua origem. A humildade é uma virtude humilde, porque quem se vangloria da sua, na realidade pode ter falta dela. É um sentimento adquirido lentamente pelo trabalho interior ou provocado pelo conhecimento, que existe um ser superior ao mesmo.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações,sem modéstia e ausência de orgulho. A humildade consta em praticamente todos os textos da Bíblia, onde diz que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.
Estávamos falando sobre a nossa mentalidade de "rua" e como conseguimos identificar que ser franco e ter as mesmas chances para conseguir o que queremos é uma realidade. Muitos de nós chegamos a este programa "Conheça te a ti mesmo(a)" convencidos que éramos vítimas de má-sorte, circunstâncias desfavoráveis e conspirações para frustrar suas puras intenções. Acreditávamos que éramos boas pessoas, mas profundamente incompreendidas. Amanhã entraremos em um assunto de muita importância nossas qualidades e como definir padrões de autoestima e autoconsciência. Frase do dia: Oremos...a oração é a respiração da alma...mais oração, mais poder!
Continuando nosso trabalho do programa "Conheça te a ti mesmo(a)" Muitos de nós chegamos ao conhecer o programa com uma certa mentalidade de !rua" O único meio que conhecíamos para conseguir o que queríamos era indireto e através da manipulação. Não percebemos que podíamos simplesmente ser francos ,e ter a mesma chance ou talvez, até melhor de preencher nossas necessidades. Passamos anos aprendendo a dissimular expressões faciais,a esconder nossa compaixão e a endurecer. Quando chegamos a este programa éramos muito bons nisso.Tão bons,de fato,que os adictos novatos provavelmente nos viam como exemplo,da mesma maneira que considerávamos os adictos mais velhos,quando chegamos a usar, e praticar atitudes de compulsão obsessiva.Aprendemos a suprimir toda a humanidade e,em muitos casos,nos tornamos completamente desumanos. Saímos da arena na qual tais jogos aconteciam e, assim,nos expusemos a novas idéias.Aprendemos que as regras das ruas só faziam sentido na rua.No mundo real,elas eram loucas e,muitas vezes perigosas.Ficamos mais suaves e vulneráveis.Não confundimos mais gentileza com fraqueza. Esse tipo de mudança provoca um efeito drástico.Chega até a alterar nossa aparência física,testa e maxilares contraídos transformam-se em sorrisos.Lágrimas fluem livremente ,descobrindo nosso espírito escondido. Resolvi a partir de hoje fazer pequenos textos, para que possamos ler,comer e digerir mais rapidamente os estudos e características que remoldamos em nós mesmos. Eu, particularmente estou a cada dia que se passa me conhecendo como nunca na minha vida esperasse tal mudança de comportamento,pensamentos,atitudes e emoções. Frase do dia....Eu me amo a cada dia mais e muito mais...(Olhe-se no espelho e repita para você mesmo...eu me amo...gosto de mim como sou e como estou a cada dia mais bonito...em todos os aspectos de minha saúde. Oração da serenidade. Deus, Conceda-me a serenidade necessária para aceitar As coisas que não posso modificar Coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para reconhecer a diferença. Só por hoje funciona. Força. Gostaria de pedir desculpas aos membros do Grupo por ter deixado de publicar e compartilhar Meus sentimentos por alguns dias. Não há justificativa para tal falta de compromisso e falta de boa vontade que se manifestou em mim, nestes dias de feriado, encontros importantes em minha vida e a busca de um setor de relevância, para minha completa felicidade. O meu dever é cumprir minha tarefa, meu objetivo e seguir em frente e para o alto...Deus! Continuando com o programa “Conheça te a ti mesmo(a)”, Estávamos falando de nossos defeitos de caráter e alguns de vocês podem até perguntar o porquê de tanto recomendar, prestar atenção, identificar, reconhecer e visualizar nossos defeitos de caráter e também de nossas qualidades. Embora cada passo do programa seja autônomo, todos eles se misturam até certo ponto. Dedicamos muito tempo e esforço nos conscientizando dos nossos defeitos de caráter. Para estarmos inteiramente prontos para que eles sejam removidos. A gora só precisamos pedir, certo? Não exatamente. Há muito mais, nesta etapa do programa, do que preencher um pedido que se encaixe no nosso caminho espiritual pessoal, e devemos praticar princípios espirituais no lugar de defeitos de caráter. PREPARAÇÃO PARA TRABALHAR ESTA ETAPA DO PROGRAMA: Humildemente pedimos a Ele que removesse todos os nossos defeitos de caráter. Já fizemos grande parte da preparação espiritual necessária para começarmos esta etapa do programa. É importante entendermos a conexão entre o trabalho que realizamos e o seu resultado. Estes resultados são não mais do que as nossas mudanças interiores e exteriores de comportamento. Todos os passos anteriores servira para semear a humildade em nosso espírito. Nesta etapa, as sementes se enraízam e crescem. Muitos de nós temos dificuldades com o conceito de humildade; mesmo que já tenhamos começado a abordá-lo no passo anterior, agora esta etapa merece bastante atenção; entendermos o que é humildade para nós, e como a sua presença se revela em nossas vidas. Não devemos confundir humildade com humilhação. Quando somos humilhados, nos envergonhamos e nos sentimos imprestáveis. A humildade é, praticamente, o oposto deste sentimento. Ao trabalharmos os passos, removemos camadas de negação, ego, e egocentrismo. Também construímos uma autoimagem mais positiva, ao praticarmos os princípios espirituais. Antes, não conseguíamos ver nossa força, isso já é possível. Isto é humildade. Alguns exemplos de como ela costuma se revelar podem compreender o conceito. Iniciamos a recuperação com ideias fixas. Desde então, tudo aquilo em que acreditávamos no passado foi questionado. Fomos bombardeados com novos conceitos. Por exemplo: se nós acreditávamos estar no controle, o simples ato de ter chegado a um programa de recuperação, admitindo nossa impotência, provavelmente foi o bastante para modificar nosso ponto de vista. Por causa da adicção, não conseguimos aprender as lições que a própria vida poderia ter nos ensinado quanto ao real controle que uma pessoa detém. Através da nossa Abstinência e do trabalho dos passos do programa, aprendemos muito a respeito da vida. Vocês devem saber que entre o tempo de abstinência e o início da sobriedade e lucidez todos nós ainda não sabíamos o que nos reservava este programa; em seu conceito espiritual e filosófico. Nossos comportamentos antigos deram lugar a comportamentos de positividade e segurança. Nossa impotência, a qual admitimos no início do programa; agora transformou-se em Autocontrole. Identificamos, reconhecemos e visualizamos todos os aspectos que poderiam intervir em nossa recuperação. Escrevemos em nosso inventário moral todos os momentos, sentimentos, emoções, atitudes e nos livramos quase que por completo do sentimento de culpa, ”medo” e nossa autoestima elevou-se sem que nós a percebêssemos. Humildemente pedir ao nosso Poder Superior que remova todos os nossos defeitos de caráter é um momento individual de cada um de nós. A recuperação é individual e cada um de nós compreende o seu Poder superior de uma forma individual. A nossa saúde espiritual, que é a base deste programa, está se restaurando. E como resultado disso: Todos os aspectos de nossa saúde: Mental, física, emocional e social estão se equilibrando. Temos agora, também, uma qualidade de vida melhor, saúde e bem estar. Visualizamos que temos qualidades e que podemos coloca-las a serviço, ajudando e nos ajudando...é uma troca de energias positivas. Conforme nós nos doamos, recebemos mais e mais. Esta compreensão de humildade e de simplicidade nos torna mais humanos...melhores pessoas...Este é o objetivo principal deste programa “Conheça te a ti mesmo(a).Veremos na próxima etapa mais exemplos de humildade e seu conceito básico. Frase do dia: Reconheço minha humildade como um princípio espiritual, que me abre as portas para uma jornada de confiança, segurança e autoestima elevada.
MEDOS E EXPECTATIVAS. Fazer reparações não é sempre uma experiência enervante e sem alegria, muitas vezes nos sentiremos entusiasmados com a perspectiva de reconstruir um relacionamento. Podemos ficar contentes, prevendo o alívio de fazer uma reparação. Contudo, muitos de nós sentirão medo, pelo menos, de algumas delas. Podemos temer que nos falte dinheiro, se fizermos reparações financeiras. Podemos ter medo de rejeição, represália, ou outra consequência negativa. Se não tivermos experiência anterior com o nono passo, estaremos realmente nos lançando no desconhecido. Não sabemos como nos sentiremos antes, durante e depois das reparações. Podemos nos sentir exageradamente confiantes num dado momento e, logo depois, completamente incapaz de continuar o nono passo. Neste momento, é muito importante entender que o modo como sentimos as coisas não é necessariamente como elas são. Não é porque sentimos medo que há realmente algo a temer. Por outro lado, sentir apenas entusiasmo e alegria não reflete, necessariamente, a realidade de fazer reparações. É melhor abrir mão das expectativas de como nossas reparações serão recebidas. 1-O que o temo a fazer reparações? 2-Estou preocupado que alguém venha a se vingar de mim ou me rejeitar? 3-Em que medida o nono passo requer um novo nível de rendição ao programa? 4-E as reparações financeiras? Tenho fé de que o Deus da minha compreensão garantirá que eu tenha o que preciso, ainda que esteja me sacrificando para fazer reparações. Vamos refletir sobre estes aspectos do nono passo. Todos temos reparações a fazer conosco mesmo e com as outras pessoas, apenas, temos que identificar, reconhecer e visualizar estas reparações e fazer um plano estratégico de conseguirmos em passos pequenos e certeiros alcançar nosso objetivo.
FRASE DO DIA:Vamos quebrar todas as correntes que nos ligam à negatividade,ao medo,aos rótulos,crenças,tabus e tudo que for preconceituoso...Somos seres de paz e serenidade...olhamos com nossos olhos da alma!
Boa tarde ao Grupo. Decidi retomar o programa publicando os passos finais nesta semana...após vamos trabalhar outras técnicas terapêuticas criando habilidades para ajudar aos outros e assim nos ajudando...reciprocidade. Décimo Passo de Narcóticos Anônimos. "CONTINUAMOS FAZENDO O INVENTÁRIO PESSOAL E,QUANDO ESTÁVAMOS ERRADOS NÓS O ADMITÍAMOS PRONTAMENTE."Jamais podemos nos esquecer que somos adictos em recuperação e que nossos princípios básicos são a honestidade,mente aberta e boa vontade. Trabalhamos os passos anteriores embasados nestes princípios e seguirão conosco para o resto de nossas vidas.Temos que nos observar;podemos estar nos sentindo e agindo movidos por defeitos de caráter. Superficialmente, podemos nos sentir muito bem. Geralmente,levamos algum tempo para notar que o vazio que esta maneira de viver provoca. Evitamos o esforço que nos ajudará a nos mantermos limpos.Estamos cedendo a nossos impulsos e seguindo o caminho mais fácil. E sabemos aonde ele nos levará? Este passo nos manterá, para não acabarmos em nenhum desses extremos. Não temos de nos punir por nos sentirmos mal. Em vez disso, podemos focalizar nossas ações positivas. Pode até mesmo acontecer que, mudando nosso foco,dessa maneira,acabemos nos sentindo melhor. A atenção ao que fazemos nos ajudará a notar padrões de destruição, antes que eles se enraízem, para não acabarmos nos sentindo bem,porém,deixando de fazer o bem para nós. Nós, Adictos, também temos a tendência de julgar o que estamos sentindo,e queremos eliminar,imediatamente,qualquer sentimento ruim. Frequentemente, não levamos em conta que, quando consideramos as circunstâncias, a maneira como estamos nos sentindo é perfeitamente compreensível.Por exemplo, muitos de nós temos problemas coma raiva.Não gostamos de experimentá-la.Nós a julgamos,concluindo que não temos o direito de nos sentir dessa maneira.Então,fazemos o possível para suprimir nosso sentimento. Entretanto,podemos estar vivenciando uma situação que faria qualquer um ficar com raiva.Talvez tenhamos uma relação com alguém que, constantemente,deixa de nos tratar com respeito. Talvez, tenhamos sidos passados para trás em diversas promoções,bem merecidas,no trabalho.Nossa resposta a estas situações é a raiva.Trataram´nos ma é claro que estamos com raiva. Chega agora o momento em que nossa recuperação pode nos impulsionar para a frente,para um maior auto-respeito,ou nossa doença pode nos sugar para dentro de uma neblina espessa de depressão e ressentimento. Tudo isso tem a ver com a maneira de reagir à raiva.Se gritarmos,xingarmos e arremessarmos coisas, destruiremos qualquer possibilidade de fazer nossa relação ou situação profissional melhorar. Se não fizermos nada a enterramos nossos sentimentos de raiva, tornamos-ermos deprimidos e ressentidos,e isso, também não nos ajudará. Mas se agirmos afirmativamente,as coisas podem melhorar. Pelo menos,saberemos quando é hora de desistir e fazê-lo sem arrependimentos.Algumas veze, a única coisa que temos a fazer com nossos sentimentos é senti-los. Não precisamos reagir a eles.Por exemplo, se perdermos alguém,sentiremos dor. Nossa dor pode continuar por um longo tempo. Ela passará quando tivermos sofrido o suficiente.Não podemos nos dar ao luxo de deixar que ela nos afunde, a ponto de impedir que continuemos vivendo,mas é natural sermos afetados por ela. Podemos ficar facilmente perturbados ou ter dificuldades ao participar de atividades que deveriam ser agradáveis.Temos que atingir o equilíbrio entre negar nossos sentimentos e deixá-los nos subjugar--Quase nem precisamos dizer--mas muitos de nossos membros partilham que são necessários anos de recuperação para se alcançar um equilíbrio na maior parte do tempo. 1-Há momentos,na minha vida,em que fico confuso com a diferença entre meus sentimentos e minhas ações?: Desenvolva isso. Frase do dia: Estou no caminho da minha maior conquista que é o equilíbrio emocional... minha inteligência emocional se me apresenta com saúde mental  ,  Física, Social e espiritual.
Continuando o Décimo Passo "Continuamos a fazer o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente" Compartilhando meus sentimentos... Boa tarde ao Grupo. É imprescindível que façamos nossa partilha de sentimentos todos os dias, nós nos acostumamos com este hábito e ele se torna parte de nossos comportamentos. É necessário dizer que a dor compartilhada é dor diminuída e que a conquista e realização dos objetivos e comemorada e partilhada com felicidade e emoção. Vou compartilhar minha felicidade e minha gratidão por estar limpo há 4 meses 1 ano e algumas horas, isto graças a um Deus conforme eu o compreendo ,minha família, grupo de narcóticos anônimos, irmandade, meu trabalho e estudo contínuo com a Dependência química e a todas às novas amizades...que me fortalecem e me incentivam... É muito difícil perceber quando estávamos errados. Admitir nossos erros pode ser ainda mais desafiador. Como no passo anterior, temos que ser cuidadosos para não causar mais danos ao reconhecer nossas falhas. Por exemplo, alguns de nós percebemos que machucamos alguém próximo--talvez porque a pessoa parou de falar conosco--.mas não estamos totalmente certos do que falamos ou fizemos de errado. Em vez de dar um tempo para refletir, ou perguntar à pessoa, optamos por cobri todas as possibilidades fazendo uma admissão genérica. Abordamos a pessoa e dizemos" Por favor, perdoe-me por qualquer coisa que eu tenha feito para te ofender ou machucar durante todo o tempo que nos conhecemos". O Décimo passo requer um tempo para reflexões pessoais em situações como esta. Provavelmente, se identificarmos quando a pessoa mudou de atitude em relação a nós e lembramos nosso comportamento imediatamente antes da mudança, saberemos o que fizemos de errado, Pode ser doloroso ou constrangedor pensar nisso e, com certeza, requer esforço, como todos os outros passos. Preguiça é um, defeito de caráter como qualquer outro, não podemos permitir que nos domine. E, ainda, se estivermos muito confusos, se não pudemos detectar nada prejudicial dito ou feito por nós, não há nada de errado em dizer ao outro que percebemos que ele ou ela parece estar com raiva ou indisposto conosco, que nos importamos com nosso relacionamento e que gostaríamos de escutar o que a pessoa tem a dizer. A maioria de nós teme o que irá ouvir numa situação como esta, mas não podemos deixar o medo nos impedir de trabalhar o Décimo passo. Frase do dia: Temos que ser transparentes em todos os nossos relacionamentos, porém, antes que façamos algum julgamento, ou uma racionalização, devemos detectar, depois reconhecer,   identificar e visualizar o fato em si que nos aflige quanto à nossa consciência e maturidade espiritual para encarar de frente todos as nossas atitudes, ações e materializá-las em nosso verbo....o diálogo é a nossa maior arma, para que possamos esclarecer dúvidas e ser assertivo em nosso programa de recuperação e cura...sermos pessoas melhores a cada dia que se passa. Toda a literatura de Narcóticos anônimos está correta...caso haja algum erro, é de minha autoria, pois estes textos são avaliados e estudados por mim e os transformo em uma linguagem para que todos possam compreender...adictos e outras pessoas.
ORAÇÃO DA SERENIDADE.
DEUS,
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.
"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."
Bom dia ao Grupo!
Estamos por terminar o décimo passo...
Continuando"Continuamos fazendo inventário pessoal e quando estávamos errados nós o admitíamos prontamente"
Existe outra maneira de tornar a admissão de nosso erro totalmente ineficaz admitindo e,,imediatamente apontando o que a pessoa fez primeiro,levando-nos a agir daquela maneira.Por exemplo:suponhamos que um de nossos filhos tenha se comportado mal;gritamos e o xingamos. Se, ao reconhecermos nosso erro,dissermos à criança que sua atitude nos levou a agir daquela forma, apenas enviamos uma mensagem de justificativa,errando duplamente.Vamos refletir a partir deste exemplo como devemos nos reportar a nós mesmos,conforme o 4 passo do PROGRAMA CONHEÇA TE A TI MESMO(a)4 passo do programa "Conheça te a ti mesmo" Esta etapa é dividida em 3 objetivos. 1-Objetivo minuto 2-Objetivo elogio 3-Objetivo repressão.
O objetivo minuto é simples é uma a continuidade do 3 passo, que é o de escrever em um inventário moral todas as ações,atitudes,sentimentos e emoções no dia a dia.Porém o objetivo minuto nós fazemos da seguinte forma: anotamos em uma folha em branco nossos objetivos para a semana toda, é uma maneira de nós nos lembrarmos a todo minuto dos nossos objetivos...convém olhar esta folha com os objetivos escritos a qualquer momento, é rápido. por isso o nome de objetivo minuto.Vou dar um exemplo: Se um dos meus objetivos é estudar química, e eu não gosto de fazê-lo mas é necessário para realizar outros objetivos, como passar no vestibular.Me coloco inteiramente no propósito de em um determinado horário estudar química. 2-Objetivo elogio:Consegui o meu objetivo de estudar química e melhorei meus conhecimentos e minha nota no boletim escolar.Faça alguma coisa que te faça feliz, e comemore com um elogio a você mesma(o). 3-Objetivo repressão:Eu não estudei Química porque não gosto e minhas notas foram abaixo do percentual exigido.Faça a você mesma(o) um repressão...coloque-se de castigo...uma punição que você próprio vai escolher.Ex.Estudar Química em horários fora do objetivo minuto,assim eu me puno e melhoro meus conhecimentos em química e minhas notas. É muito simples este 4 passo. Existem muitos objetivos que temos em relação a nós, para nos melhorarmos como pessoa, como ser humano...anotaremos nossos defeitos de caráter,nossas falhas e num dia determinado por nós mesmos,Ex (sábado)examinaremos onde merecemos ter um objetivo elogio, ou um objetivo repressão. É fundamental os três princípios básicos: Honestidade,mente aberta e boa vontade. Somos nós e nossa consciência a reconhecer,identificar e visualizar nossos comportamentos.Se estamos melhorando,onde temos maior dificuldade, se preciso de ajuda de alguém, enfim, este quarto passo vai nos deixar atento e vigilante quanto ao nosso reconhecimento de nós mesmos...sem mentiras, manipulações, sem egoísmo, orgulho, etc. Frase da noite: Ser líder de mim mesmo.
Frase do dia:Temos que reconhecer nossos error e praticar os princípios básicos do programa:Honestidade,mente aberta e boa vontade.
Para se fazer uma reparação....temos que a fazer com qualidade e superação.
"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."
CONCEDA-ME A SERENIDADE PARA ACEITAR AS COISAS QUE
NÃO POSSO MODIFICAR,
CORAGEM PARA MODIFICAR AQUELAS QUE EU POSSO,
E SABEDORIA PARA RECONHECER A DIFERENÇA.
SÓ POR HOJE FUNCIONA.
FORÇA.
"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS
HORRORES DA ADICÇÃO."
"Com que frequência Deveríamos fazer o inventário pessoal?"
O livro It Works:How and Why: nos diz que se nossa meta é manter diariamente a auto-percepção, é bom nos sentarmos ao fim de cada dia para "Trabalhar" esse passo. Necessitamos desse exercício diário, para tomar um hábito e internalizar os princípios espirituais desta atividade.À medida que ficamos limpos e nossos dias de abstinência contínua se tornarem semanas, meses e anos, descobriremos que manter um inventário pessoal tornou-se uma segunda natureza. Descobriremos que manter o caminho de nossa adequação espiritual acontece naturalmente,sem que tenhamos de pensar muito sobre isso. Perceberemos, imediatamente quando estivermos indo em uma direção que não desejamos, ou quando adotamos um comportamento que certamente nos causará algum mal. Nós nos tornaremos capazes de corrigir isto.
De qualquer modo,a frequência na formalização de nossos esforços num inventário pessoal pode depender da experiência com a recuperação. No princípio, alguns de nós
nos sentávamos pela manhã ou no fim do dia, ou talvez nas duas ocasiões, e dávamos uma passada no IP n9."VIVER O PROGRAMA", ou coisa semelhante e, assim "medíamos nossa temperatura espiritual".O fato é que desejamos fazer isto até que se torne um hábito, até que seria uma segunda natureza monitorar continuamente nossa recuperação estado espiritual, perceber imediatamente quando estamos nos desviando do caminho certo,e modificar a atitude.
1- Por que é importante continuar a fazer o inventário pessoal, até que se torne uma segunda natureza?
Este texto nos dá um sentido da responsabilidade que temos perante a nossa recuperação.
Frase da noite....Seremos assertivos e constantes vivenciando todo o Programa 
 
"DEUS,CONCEDA-NOS A SABEDORIA PARA ESCREVERMOS DE ACORDO COM OS SEUS DIVINOS PRECEITOS.INSPIRE EM NÓS UM SENTIDO DO SEU PROPÓSITO.FAÇA-NOS SERVIDORES DA SUA VONTADE E CONCEDA-NOS UM LAÇO DE ABNEGAÇÃO,PARA QUE ESTA SEJA SUA VERDADEIRA OBRA,NÃO A NOSSA-PARA QUE NENHUM ADICTO,EM NENHUM LUGAR, PRECISE MORRER DOS HORRORES DA ADICÇÃO."
O INVENTÁRIO PESSOAL.
As próximas perguntas se referem às áreas gerais que desejamos abordar num inventário pessoal.
1-Reafirmei,hoje,minha fé num Deus amoroso e cuidadoso?
2-Procurei,hoje, a orientação de meu Poder Superior?
3-Deus me deu, hoje, alguma coisa pela qual devo ser grato?
4-Acredito que meu Poder Superior pode mostrar como viver e como me harmonizar coma sua vontade?
5-Percebo alguns" Velhos padrões" em minha vida de hoje? Quais?
6-Fui ressentido, egoísta, e medroso?
7-Eu contribuí de alguma forma para sofrer decepções?
8-Fui amoroso e gentil com todos?
9-Tenho me preocupado com o ontem e o amanhã?
10-Permiti-me ficar obcecado por algo?
11-Tenho me permitido ficar com muita fome, raiva, solidão ou cansaço?
12-Estou me levando muito a sério em alguma área da minha vida? Qual? 
13-Sofro de algum problema físico, mental ou espiritual?
14-Evitei conversar sobre algo que deveria comentar com minha pessoa de confiança?
15-Tive algum sentimento radical, hoje? qual foi e por que?
16-Quais são as áreas problemáticas da minha vida, hoje?
17-Quais os defeitos que influíram na minha vida, hoje? Como?
18-Tive medo em minha vida, hoje?
19-O que fiz, hoje, que gostaria de não ter feito?
20-O que fiz, hoje, que gostaria de ter feito?
21 Desejo mudar?
22-Houve conflito em algum dos meus relacionamentos, hoje? Quais?
23-Estou mantendo minha integridade pessoal em meus relacionamentos?
24- Prejudiquei a mim mesmo ou a alguém, direta ou indiretamente, hoje? Como?
25-Devo desculpas ou reparações?
26-Onde estiver errado? Se pudesse fazer de novo, o que faria diferente? Como fazer melhor da próxima vez?
27-Fiquei limpo hoje?
28-FUI bom para mim hoje?
29 Quais os sentimentos que tive, hoje, Como os usei para escolher centradas no princípio.
30-O que fiz para servir os outros hoje?
31-O que fiz, hoje, que trás um sentimento positivo?
32-Dei me algum motivo de satisfação hoje?
33-O que fiz, hoje ,que tenho certeza de querer repetir?
34-Foi a uma reunião ou falei com um adicto em recuperação, hoje?
35-O que tenho para agradecer hoje?
São inúmeras perguntas para que possamos estar preparados para enfrentar a nossa adicção com as ferramentas afiadas e com assertividade.
Frase do dia...Segurança e fé em nosso Poder Superior...um Deus, amoroso, justo e cuidadoso.
Ps:Estamos chegando ao final do a programa "Conheça te a tí mesmo(a) faltam apenas dois passos de Narcóticos anônimos que complementam o nosso programa de recuperação, reabilitação, reinserção e cura completa da dependência química !CONHEÇA TE A TÍ MESMO(a)
QUEBRANDO A PRISÃO MENTAL 
  
MUSICA OFICIAL DE NARCÓTICOS ANÔNIMOS.
12 PASSOS DE NA
AGRADECIMENTOS.
GOSTARIA DE ESTAR AGRADECENDO EM PRIMEIRO LUGAR A DEUS POR PERMITIR ESTE TRABALHO
AOS ÓRGÃO MUNICIPAIS,ESTADUAIS,FEDERAIS,ENTIDADES ECLESIÁSTICAS,COMUNIDADES TERAPÊUTICAS,CLINICAS DE RECUPERAÇÃO,A TODOS OS GRUPOS DE AJUDA E A TODAS AS PESSOAS QUE ESTÃO LIGADAS DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE COM O "PROJETO ACORDA BRASIL CONTRA AS DROGAS LÍCITAS E ILÍCITA.
Seu comentário é muito importante para mim.
Deixe o nesta pagina abaixo.

No hay comentarios:

Publicar un comentario